INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO.