Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ROTINAS PSICOLÓGICAS EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO EM COBRANÇAS DE PÊNALTIS

Palavra-chaves: ROTINAS PSICOLÓGICAS, FUTEBOL, ESTADOS EMOCIONAIS, PSICOLOGIA DO ESPORTE, PSICOLOGIA DO ESPORTE Painel/Pôster AT 08: Estados emocionais e movimentos
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Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

Diante da imensa gama de estratÉgias existentes na psicologia do esporte que visam maximizar o desempenho de atletas, existe a criaÇÃo de rotinas psicolÓgicas direcionadas a diversas tarefas. Esse mÉtodo pode ser eficiente ao proporcionar maior equilÍbrio psicolÓgico ao esportista em situaÇÃo de pressÃo, automatizando movimentos e buscando perfeiÇÃo na execuÇÃo. Tal processo pode sofrer interferÊncia de aspectos ambientais, porÉm, em nÍvel Ótimo resulta em performance ideal. Em habilidades fechadas, as rotinas sÃo evidentes e podem ser essenciais na efetiva execuÇÃo do movimento, jÁ que envolve equilÍbrio emocional, nÍveis ideais de ativaÇÃo, concentraÇÃo e atenÇÃo. É importante que cada atleta defina sua prÓpria rotina. O objetivo do estudo foi analisar a eficÁcia da utilizaÇÃo de rotinas prÉ-aÇÃo em cobranÇas de pÊnaltis. A pesquisa É qualitativa com carÁter avaliativo. A amostra foi composta por 10 atletas universitÁrios do sexo masculino (mÉdia de idade de 20,5 anos ± 2,88), titulares da equipe de acordo com o treinador, sendo que todos executavam 5 cobranÇas de pÊnaltis. Foi utilizado um caderno de anotaÇÕes como mÉtodo de coleta de dados, caracterizado por observaÇÕes do pesquisador, conversas com os sujeitos do estudo, anotaÇÕes sobre a rotina dos indivÍduos, bem como a utilizaÇÃo da mesma, acertos e erros. A anÁlise dos dados contou com a quantificaÇÃo dos acertos e identificaÇÃo das rotinas sendo realizadas de forma ideal. Todos os atletas descreveram individualmente suas rotinas. Diversas formas de execuÇÃo foram apresentadas, sendo que parte dos atletas (40%) realizavam efetivamente a rotina toda, enquanto outros (60%) nÃo realizavam. Comparando os atletas que realizavam as rotinas com aqueles que nÃo realizavam, foi possÍvel observar que a eficÁcia nas cobranÇas foi de 90% enquanto os atletas que nÃo utilizavam sempre a rotina de forma efetiva, obtiveram valor equivalente a 63,3%. EntÃo, hÁ evidÊncias que a rotina pode gerar maior controle de aÇÕes e emoÇÕes naquele momento, favorecendo resultados expressivos de sucesso. 70% dos atletas ainda relataram que o cumprimento de rotinas bem estabelecidas, auxilia na concentraÇÃo direcionada À tarefa e autoconfianÇa, facilitando a execuÇÃo ideal do movimento e havendo maior equilÍbrio psicolÓgico diante de situaÇÕes consideradas estressoras (momentos de pressÃo), alÉm de afastar interferÊncias externas que alterariam/prejudicariam o estado emocional. Portanto, É evidente que a rotina psicolÓgica realizada adequadamente corrobora na eficÁcia da execuÇÃo dos movimentos, possuindo influÊncia sobre o rendimento. A rotina tambÉm pode ajudar o atleta a apresentar maior equilÍbrio emocional diante de situaÇÕes adversas, afastando estÍmulos externos que possam ser prejudiciais À performance. No entanto, nem sempre o atleta terÁ sucesso na cobranÇa como resultado, pois o produto tambÉm depende de outros fatores (contextuais, ambientais e situacionais, por exemplo) que ali estÃo envolvidos.

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