Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FLAG FOOTBALL, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, INTERDISCIPLINARIDADE Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52900
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes   conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football,  a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas  com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos   desenvolveram  as  habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada.\r\n
      \r\n
      E-mail: alexed.fisica@hotmail.com
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FLAG FOOTBALL, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID245_15042019185220.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES"
    "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNOPAR/ FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ/CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFSP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52900
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes   conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football,  a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas  com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos   desenvolveram  as  habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada.\r\n
      \r\n
      E-mail: alexed.fisica@hotmail.com
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FLAG FOOTBALL, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID245_15042019185220.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES"
    "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNOPAR/ FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ/CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFSP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football, a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos desenvolveram as habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada. E-mail: alexed.fisica@hotmail.com

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.