AS QUATRO IDADES DO PROFISSIONALISMO E DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52752 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "AS QUATRO IDADES DO PROFISSIONALISMO E DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA O PONTO DE PARTIDA DESSE ESTUDO CONSIDERA QUE PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL HÁ NECESSIDADE DE SE FAZER UMA FENOMENOLOGIA DE SUA TRAJETÓRIA NO PAÍS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SE ASSENTA EM UM QUADRO TEÓRICO E CONCEITUAL NO QUAL A PROFISSÃO É VISTA COMO UM MÉTODO DE CONTROLE DO TRABALHO; A PROFISSIONALIZAÇÃO É UMA FORMA DE MELHORAR A QUALIDADE E A SUA POSIÇÃO SOCIAL E O PROFISSIONALISMO PODE SER ENTENDIDO COMO UMA FORMA DE MELHORAR A QUALIDADE E OS PADRÕES DA PRÁTICA. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR E ANALISAR ESSAS QUATRO IDADES DO ENSINO, CONSIDERANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS E AS PERCEPÇÕES ATUAIS SOBRE O PROFISSIONALISMO DOCENTE E A PROFISSIONALIZAÇÃO BASEIAM-SE EM TODAS ESSAS IDADES. OPTA-SE PELA PESQUISA CURRICULAR, TENDO COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO AS POLÍTICAS DOCENTES DE FORMAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICULARES DA ÁREA. ENTRE OS RESULTADOS PODEM SER APONTADOS QUATRO FASES: A IDADE VOCACIONAL, A IDADE PRÉ-PROFISSIONAL, A IDADE PROFISSIONAL E A IDADE PÓS-PROFISSIONAL OU PÓS-MODERNA. NA IDADE VOCACIONAL, MARCADA POR ESTAR A SERVIÇO DE UMA CAUSA, CHAMAMENTO ESPIRITUAL OU POR GOSTAR DO ESPORTE, DA GINÁSTICA E DA DANÇA, O PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA-SE, INICIALMENTE, NO ACOLHIMENTO DA PRÁTICA LIVRE DE ESPORTISTAS E GINASTAS SEM CARÁTER FORMAL. COM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS ESCOLAS OFICIAIS, ENTRA-SE NA IDADE PRÉ-PROFISSIONAL (1939) COM O ADVENTO DE UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM BASES CIENTÍFICAS PRÓXIMO A UM ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE. A PARTIR DE 1969 INSTITUI-SE OS PRIMEIROS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM MATÉRIAS PEDAGÓGICAS, DENOMINADAS DE ‘VERNIZ PEDAGÓGICO’, TENDO UM CURRÍCULO MÍNIMO DE 1800 HORAS EM 3 ANOS, QUE ESTRUTURA ELEMENTOS INICIAIS PARA A DOCÊNCIA NA ÁREA. EM 1987 INAUGURA-SE A IDADE PROFISSIONAL NA ESTEIRA DE UM CURRÍCULO MÍNIMO DE 2880 HORAS, 4 ANOS, COM AMPLIAÇÃO DA BASE DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POR FIM, CHEGAMOS EM 2018, COM A IDADE PÓS-PROFISSIONAL, NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM UM CURRÍCULO DE 3200 HORAS E 4 ANOS, MARCADA POR DOIS MOVIMENTOS: DE UM LADO, NA DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO EM UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO INACABADO, QUE FORTALECE O ‘MERCADO DA FORMAÇÃO’, E POR OUTRO, NA PROPOSTA DE UM NOVO PROFISSIONALISMO COLEGIADO." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSÃO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID686_29042019233302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "SOUZA NETO" "autor_email" => "samuel.souza.neto@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52752 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "AS QUATRO IDADES DO PROFISSIONALISMO E DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA O PONTO DE PARTIDA DESSE ESTUDO CONSIDERA QUE PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL HÁ NECESSIDADE DE SE FAZER UMA FENOMENOLOGIA DE SUA TRAJETÓRIA NO PAÍS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SE ASSENTA EM UM QUADRO TEÓRICO E CONCEITUAL NO QUAL A PROFISSÃO É VISTA COMO UM MÉTODO DE CONTROLE DO TRABALHO; A PROFISSIONALIZAÇÃO É UMA FORMA DE MELHORAR A QUALIDADE E A SUA POSIÇÃO SOCIAL E O PROFISSIONALISMO PODE SER ENTENDIDO COMO UMA FORMA DE MELHORAR A QUALIDADE E OS PADRÕES DA PRÁTICA. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR E ANALISAR ESSAS QUATRO IDADES DO ENSINO, CONSIDERANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS E AS PERCEPÇÕES ATUAIS SOBRE O PROFISSIONALISMO DOCENTE E A PROFISSIONALIZAÇÃO BASEIAM-SE EM TODAS ESSAS IDADES. OPTA-SE PELA PESQUISA CURRICULAR, TENDO COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO AS POLÍTICAS DOCENTES DE FORMAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICULARES DA ÁREA. ENTRE OS RESULTADOS PODEM SER APONTADOS QUATRO FASES: A IDADE VOCACIONAL, A IDADE PRÉ-PROFISSIONAL, A IDADE PROFISSIONAL E A IDADE PÓS-PROFISSIONAL OU PÓS-MODERNA. NA IDADE VOCACIONAL, MARCADA POR ESTAR A SERVIÇO DE UMA CAUSA, CHAMAMENTO ESPIRITUAL OU POR GOSTAR DO ESPORTE, DA GINÁSTICA E DA DANÇA, O PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA-SE, INICIALMENTE, NO ACOLHIMENTO DA PRÁTICA LIVRE DE ESPORTISTAS E GINASTAS SEM CARÁTER FORMAL. COM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS ESCOLAS OFICIAIS, ENTRA-SE NA IDADE PRÉ-PROFISSIONAL (1939) COM O ADVENTO DE UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM BASES CIENTÍFICAS PRÓXIMO A UM ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE. A PARTIR DE 1969 INSTITUI-SE OS PRIMEIROS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM MATÉRIAS PEDAGÓGICAS, DENOMINADAS DE ‘VERNIZ PEDAGÓGICO’, TENDO UM CURRÍCULO MÍNIMO DE 1800 HORAS EM 3 ANOS, QUE ESTRUTURA ELEMENTOS INICIAIS PARA A DOCÊNCIA NA ÁREA. EM 1987 INAUGURA-SE A IDADE PROFISSIONAL NA ESTEIRA DE UM CURRÍCULO MÍNIMO DE 2880 HORAS, 4 ANOS, COM AMPLIAÇÃO DA BASE DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POR FIM, CHEGAMOS EM 2018, COM A IDADE PÓS-PROFISSIONAL, NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM UM CURRÍCULO DE 3200 HORAS E 4 ANOS, MARCADA POR DOIS MOVIMENTOS: DE UM LADO, NA DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO EM UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO INACABADO, QUE FORTALECE O ‘MERCADO DA FORMAÇÃO’, E POR OUTRO, NA PROPOSTA DE UM NOVO PROFISSIONALISMO COLEGIADO." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSÃO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID686_29042019233302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "SOUZA NETO" "autor_email" => "samuel.souza.neto@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }