ATUALMENTE A PRÁTICA DOCENTE TEM ENVOLVIDO DESAFIOS EDUCACIONAIS, CUJO PRINCIPAL OBSTÁCULO A SER TRANSPASSADO É A FALTA DE MOTIVAÇÃO E DESINTERESSE DOS EDUCANDOS. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS/ADOLESCENTES É NECESSÁRIO DINAMISMO E ESTÍMULOS QUE POSSAM LEVÁ-LOS A QUESTIONAR E SEREM QUESTIONADOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADOS. O ENSINO MÉDIO É UM MOMENTO DA VIDA DOS ADOLESCENTES ONDE O TRABALHO INVESTIGATIVO PRECISA ESTAR PRESENTE, PARA QUE O EDUCANDO CONSIGA PARTICIPAR DO PROCESSO DE ENSINO, DE FORMA ATIVA E INDEPENDENTE. EMBORA A PRÁTICA INVESTIGATIVA POSSA CONTRIBUIR PARA DESPERTA A APRENDIZAGEM, TAMBÉM PODE SER UM GRANDE DESAFIO, VISTO QUE, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UM TRABALHO ACADÊMICO É ALGO NOVO E COM LINGUAGENS E FORMATOS DIFERENTES DO QUE ESTÃO ACOSTUMADOS. PORTANTO, COMO ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO? TENDO EM VISTA TAL PROBLEMÁTICA O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. ESSE ESTUDO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS VILHENA, COM AS TURMAS DOS 1º ANOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, ELETROMECÂNICA E INFORMÁTICA. DURANTE O PRIMEIRO BIMESTRE DE 2019, FOI DESENVOLVIDO OS CONTEÚDOS REFERENTES A CONCEITO DE IMAGEM CORPORAL. APÓS A DISCUSSÃO INICIAL SOBRE A HISTÓRIA DO CORPO (ATIVIDADE EM GRUPO), FOI DISPONIBILIZADO UM ARQUIVO COM O FORMATO DO RESUME EXPANDIDO E REALIZADO UMA EXPLICAÇÃO INICIAL DE COMO PRODUZIR O TRABALHO. PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DO TRABALHO, O MESMO FOI DIVIDIDO EM ETAPAS QUE DEVERIAM SER CUMPRIDAS A CADA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DAS DISCUSSÕES NAS AULAS PRÁTICAS FOI ELABORADO A INTRODUÇÃO, COM APOIO DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS SOBRE O ASSUNTO, QUE SERVIRAM COMO SUBSÍDIO NAS DISCUSSÕES E DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS. DURANTE AS AULAS FOI EXPLICADO TAMBÉM COMO REALIZAR O OBJETIVO E O QUESTIONÁRIO, PARA SER APLICADO AOS COLEGAS DE TURMAS DIFERENTES DOS ALUNOS PESQUISADORES. CADA OBJETIVOS DESENVOLVIDOS PARA OS TRABALHOS TIVERAM QUE SEGUIR AS TEMÁTICAS PROPOSTAS, TAIS COMO: O IRÔNICO PADRÃO DE BELEZA FEMININO, PADRÃO DE BELEZA BRASILEIRO, PUBLICAÇÕES FRANCESAS E O USO DE FOTOSHOP E CULTO AO CORPO BELEZA OU DOENÇA. APÓS A ELABORAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OS DISCENTES REALIZARAM A APLICAÇÃO E TABULAÇÃO DOS DADOS PRODUZIDOS NA PESQUISA. POR FIM, DESCREVERAM A METODOLOGIA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DOS TRABALHOS, SEGUIDA DA DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS. NO MOMENTO DA ENTREGA DO TRABALHO QUE CULMINOU COM O ENCERRAMENTO DO BIMESTRE, FOI SOLICITADO AOS GRUPOS QUE FIZESSE UMA EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ASSIM COMO RELATAR AS DIFICULDADES E PONTOS POSITIVOS NA PRODUÇÃO DO TRABALHO. ENTRE OS RELATOS SOBRE AS DIFICULDADES, FOI CITADO COM MAIOR FREQUÊNCIA A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PONTO POSITIVO, OS DISCENTES MENCIONARAM A IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES REFERENTE A FORMA DE PENSAR DOS SEUS PARES SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO. EMBORA OS DISCENTES TENHAM APRESENTADO DIFICULDADE NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, É POSSÍVEL APONTAR UMA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA AO PROCESSO REFLEXIVO NESSA AÇÃO. ENQUANTO PENSAVAM NAS PERGUNTAS QUE PODERIAM CONTEMPLAR O OBJETIVO, OS DISCENTES TIVERAM UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE COMO O TEMA ABORDADO PODERIA INTERFERIR NA VIDA DIÁRIA DELES E DOS DEMAIS ADOLESCENTES. ESSE FATO POSSIBILITA ENTENDER QUE A PRÁTICA INVESTIGATIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO, DESDE QUE SEJA REALIZADA A PARTIR DO CONTEXTO, ONDE OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS.