A DIMENSÃO ATITUDINAL REFERE-SE AO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS DE SI MESMO. CABENDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA AULA TRANSMITIR AOS ALUNOS AS FORMAS DE AUTOCONHECIMENTO, TENDO EM CONSIDERAÇÃO AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, ISTO É, A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E VALORES QUE IRÃO COMPOR A FORMAÇÃO DE CARÁTER DO CIDADÃO. ESTA DIMENSÃO PODERÁ ASSOCIAR-SE AS DIMENSÕES PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS, EMBORA POSSA HAVER ÊNFASE EM DETERMINADAS DIMENSÕES DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E TEM COMO OBJETIVO A REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ATITUDINAL DESENVOLVIDA NAS ATIVIDADES PLANEJADAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTÁGIO DESENVOLVEU-SE NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PRIVADA QUE ATENDE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU – RJ. O PROJETO PEDAGÓGICO DESTA INSTITUIÇÃO, ATÉ O MOMENTO DO ESTÁGIO, NÃO APRESENTAVA UMA PROPOSTA PARA COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA E TAMBÉM NÃO HAVIA PROFESSOR PARA TAIS ATIVIDADES. NO INTUITO DE CUMPRIR COM MINHAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA ESTAGIÁRIA, BEM COMO AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA OPORTUNIZADA PELA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO, PROCUREI NO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES SISTEMATIZAR ATIVIDADES QUE ABRANGESSEM CONTEÚDOS E ELEMENTOS DIRETAMENTE ASSOCIADOS A DIMENSÃO ATITUDINAL, ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE, COM LUDICIDADE, JOGOS POPULARES E BRINCADEIRAS CANTADAS SEM DESCONSIDERAR AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DE NATUREZA MOTORA, AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS. FORAM REALIZADAS TRÊS INTERVENÇÕES EM DIAS DISTINTOS, COM O TEMPO APROXIMADO DE 30 MIN., ONDE FORAM DESEMPENHADAS ATIVIDADES NUMA TURMA COMPOSTA DE 10 ALUNOS, COM IDADE ENTRE 4 A 5 ANOS, SENDO DESENVOLVIDA UMA BRINCADEIRA CANTADA SOBRE PARTES DO CORPO SEGUIDO DA CONSTRUÇÃO DO DESENHO DO CORPO HUMANO ORIENTADA, UMA AMARELINHA E UM CIRCUITO DE HABILIDADES BÁSICAS. NO DECORRER DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO OBSERVOU-SE AS DIFICULDADES DE SOCIABILIZAÇÃO PRESENTE NO GRUPO. DENTRE TAIS, DESTACA-SE QUESTÕES REFERENTES AO RELACIONAMENTO SOCIO-AFETIVO DA TURMA, CARACTERIZANDO O INDIVIDUALISMO COMUM NESTA FASE. DURANTE O ESTÁGIO ATRAVÉS DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E AUXILIO NAS TAREFAS DA ROTINA ESCOLAR DA TURMA, BUSQUEI NO PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA AULA CONTRIBUIR NA MELHORIA DAS ATITUDES E VALORES DAS CRIANÇAS, COMO RESPEITAR AS DIFERENÇAS, AS REGRAS DE TEMPO, ESPAÇO DELIMITADO E COMPORTAMENTO, O CONTROLE DE SUAS AÇÕES E EMOÇÕES, ALÉM DE PROMOVER PRAZER E ALEGRIA NA PRÁTICA DAS ATIVIDADES. POR FIM, DEVEM-SE CONSIDERAR TODAS AS DIMENSÕES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO DESDE A INFÂNCIA, A FIM DE PROPICIAR A INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, RESPEITANDO O UNIVERSO CULTURAL DO MESMO PARA SUA FORMAÇÃO INTEGRAL.