Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPORTE EDUCACIONAL Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52713
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA"
    "resumo" => "A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017).  O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPORTE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID80_04042019192423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA DEVANTEL HERCULES"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA DEVANTEL"
    "autor_email" => "ehercules@sme.curitiba.pr"
    "autor_ies" => "UFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52713
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA"
    "resumo" => "A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017).  O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPORTE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID80_04042019192423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA DEVANTEL HERCULES"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA DEVANTEL"
    "autor_email" => "ehercules@sme.curitiba.pr"
    "autor_ies" => "UFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017). O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.