DIREITOS HUMANOS, POSSIBILIDADES DE AÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. Isabelle de Luna Alencar Noronha[1] Francisca Clara de Paula Oliveira[2] Rosa Maria de Medeiros Marinho Dias[3] Palavras-chave: Direitos Humanos; Educação; Docência Abordar a temática dos direitos humanos no atual contexto histórico não é uma tarefa fácil, mas, é necessária. Foi, pois, com este pensamento, que entre os anos de 2015 e 2016, realizamos um projeto de extensão intitulado "direitos humanos, um saber necessário à prática educativa". Buscamos conhecer como o debate sobre os direitos humanos esteve/está presente no processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamental. O que nos moveu, foi a tentativa de entender como os docentes lidam com este tema tão amplo e tão presente no ato educativo. Partimos do pressuposto de que conhecê-lo, ainda que minimamente, é uma condição do exercício da docência. Viola (2010) afirma que a educação em direitos humanos é recente para o sistema e para a maior parte dos educadores brasileiros. No projeto supracitado, foram realizadas rodas de conversa com professores em escolas públicas e particulares e com os alunos/as do PIBID Pedagogia juntamente com os sujeitos de suas respectivas escolas. Como resultado é possível colocar que existe uma lacuna no que tange a discussão da citada temática nas escolas e entre os educadores e que é precisamente urgente encontrar/criar momentos para refleti-la. Referências: VIOLA, Solon Eduardo. Educação em direitos humanos, perspectivas e desafios. In: SANTANDER, Ugo Carlos (org.) Memória e Direitos Humanos. Brasília: LGE, 2010 [1] Depto. Educação - URCA. E.mail: isabelle.luna@urca.br [2] Depto. Educação - URCA. E.mail: francisca.clara@urca.br [3] Depto. Matemática/Engenharia - URCA. E.mail: rosa-medeiros@hotmail.com