Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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O excesso de alunos nas salas de aula, a evasão dos alunos nas aulas de Educação Física, a precariedade da infraestrutura e a escassez de materiais didáticos para aulas são fatores vivenciados pelos acadêmicos em sua prática docente na escola. Diferentes experiências relatadas por professores, acadêmicos e profissionais do âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento de práticas docentes na escola. Esses relatos estimulam os acadêmicos a refletir as práticas docentes que são desenvolvidas na escola. Metodologia: A instituição de ensino de realização do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Projeto Nascente situado na regional IV da cidade de Fortaleza. O professor supervisor é graduado em Educação Física Plena com especialização em fisiologia do exercício e atua há 10 anos na Educação Física escolar. A disciplina de Educação Física possui duas aulas de 50 minutos constituindo a primeira aula teórica e a segunda prática. O estágio supervisionado de Educação Física na Universidade Estadual do Ceará é constituído por períodos de observação, coparticipação e regência. As turmas acompanhadas nas aulas de Educação Física eram do ensino fundamental II, sendo do 6° ao 8° ano. No período de observação analisamos o espaço escolar em que ocorriam as aulas de Educação Física, sendo as aulas práticas ministradas na quadra esportiva. A coparticipação foi realizada de 21 de agosto a 5 de setembro de 2018 sendo realizadas atividades de acordo com os seguintes conteúdos: vôlei para o 6° ano, basquete para o 7° ano e sistema circulatório para o 8° ano. Esses conteúdo foram planejados pelo professor supervisor. O período de regência foi 13 de setembro à 01 de outubro de 2018. Foi realizado o planejamento mensal entre os estagiários e professor supervisor, sendo elencados os conteúdos de esporte adaptado, lutas, sistema respiratório. Esses conteúdos foram ministrados respectivamente para as turmas do 6° ao 8° ano. Discussão dos resultados: Os alunos do 6° ano interpretam a disciplina de Educação Física como momento recreacional. A imaturidade e as ações infantilizadas dos alunos são outros aspectos que dificultam a atuação do estagiário no momento de lecionar os conteúdos. A utilização de metodologias ativas nas aulas práticas e teóricas que mantenha os alunos em constante processo de construção do próprio conhecimento possibilita um processo de ensino-aprendizado eficaz no ensino básico. No 7° ano a turma era composta por 33 alunos sendo ministrado o conteúdo de lutas. As lutas apresentam-se como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular, tendo o aluno que desenvolver habilidades de fruição, identificação e problematização dos diferentes tipos de lutas regionais, nacionais e internacionais. Nas primeiras aulas práticas ministradas os alunos apresentavam pouco interesse e participação, tendo as meninas maiores rejeição nas atividades. Mesmo as atividades sendo realizada em duplas a evasão e não participação das meninas era maior que a dos meninos. Após a identificação desse problema, intervimos com diferentes atividades que exigiam uma maior interação da turma. Na aula teórica foram explicadas as definições de lutas, artes marciais, esportes de combate, além de expor o histórico e características das lutas. Para o 8º ano foram ministradas aulas referentes ao conteúdo de sistema respiratório. Este conteúdo foi escolhido pelos estudantes estagiários e o professor supervisor para que houvesse progressão dos conteúdos a serem ensinados, após o conteúdo de sistema respiratório foi ministrado o conteúdo de ginastica de condicionamento físico. A turma do 8º ano mostrou se bastante interessada em todos os momentos das aulas. Nas aulas teóricas foram abordados conhecimentos sobre a anatomia respiratória e fisiologia respiratória sempre atendendo a progressão dos conteúdos. Durante as práticas que ocorriam na quadra foram utilizadas atividades que instigassem os alunos a pensar e refletir sobre os conhecimentos que eram expostos. Durante a atividade os estudantes estagiários relacionavam estes conhecimentos com a realidade diária desses estudantes e no final da aula os alunos puderam discutir entre eles e com os professores sobre experiências que vivenciaram. Considerações finais: Diante disso podemos concluir que a participação dos discentes do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará na disciplina de estágio supervisionado mostra se como experiência essencial para a formação como professor. A possibilidade de relacionar o conhecimento acadêmico com a prática docente no ensino básico permite ampliar diferentes métodos de ensino que se diverge para cada turma no ensino básico. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Educação Física escolar, Prática docente Referências ALMEIDA, F. F. V.; MOREIRA, E. C. Contribuições da disciplina de estágio supervisionado de um corso de licenciatura em educação física: a percepção discente. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. v. 10, n. 2, p. 77-102. mai/ago. 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em: Acesso em: 11 set. 2018. DARIDO, S. C. et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2017. Disponível em: < http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20n1%20artigo2.pdf>. Acesso em: 11 set. 2018. MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista. Curitiba, v.1, n. 46, out/dez. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a15.pdf >. Acesso em: 02 de outubro de 2018. NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: a trajetória de uma professora supervisora do PIBID. Educação em Revista, v. 33, n. 34, p. 1-26, fev/set. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e169378.pdf>. Acesso em: 11 de outubro de 2018. PRANDINA, M. Z.; DOS SANTOS, M. L. A Educação Física escolar as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes-Revista de Educação, v. 4, n. 8, p.99-114, 2016. RODRIGUES, M. A. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 1009-1067, out/dez. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2018. SILVA, V. P.; SAMPAIO, T. M. V. Os conteúdos das aulas de educação física do ensino fundamental: o que mostram os estudos?. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.20, n. 2, p. 106-118, fev/jul. 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 de outubro de 2018. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Objetivo geral: relatar as experiências na prática docente no ensino fundamental II na disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. Fundamentação teórica: Os estágios supervisionados nos cursos de licenciatura é a disciplina que proporciona aos acadêmicos os primeiros contatos com a prática docente no ensino básico. É nessa disciplina em que os discentes começam a colocar em prática os conteúdos teóricos e as práticas docentes exercidas e aprendidas no meio acadêmico. A experiência e o conhecimento da Educação Física escolar proporcionada na disciplina de estágio permite ao acadêmico apropriar-se de saberes práticos por meio da atuação como professor no ensino básico e das experiências como docente promovida na disciplina. Apesar do aprendizado teórico e prático na Educação Física escolar proporcionado pelo estágio supervisionado, dificuldades também são encontradas no âmbito profissional. O excesso de alunos nas salas de aula, a evasão dos alunos nas aulas de Educação Física, a precariedade da infraestrutura e a escassez de materiais didáticos para aulas são fatores vivenciados pelos acadêmicos em sua prática docente na escola. Diferentes experiências relatadas por professores, acadêmicos e profissionais do âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento de práticas docentes na escola. Esses relatos estimulam os acadêmicos a refletir as práticas docentes que são desenvolvidas na escola. Metodologia: A instituição de ensino de realização do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Projeto Nascente situado na regional IV da cidade de Fortaleza. O professor supervisor é graduado em Educação Física Plena com especialização em fisiologia do exercício e atua há 10 anos na Educação Física escolar. A disciplina de Educação Física possui duas aulas de 50 minutos constituindo a primeira aula teórica e a segunda prática. O estágio supervisionado de Educação Física na Universidade Estadual do Ceará é constituído por períodos de observação, coparticipação e regência. As turmas acompanhadas nas aulas de Educação Física eram do ensino fundamental II, sendo do 6° ao 8° ano. No período de observação analisamos o espaço escolar em que ocorriam as aulas de Educação Física, sendo as aulas práticas ministradas na quadra esportiva. A coparticipação foi realizada de 21 de agosto a 5 de setembro de 2018 sendo realizadas atividades de acordo com os seguintes conteúdos: vôlei para o 6° ano, basquete para o 7° ano e sistema circulatório para o 8° ano. Esses conteúdo foram planejados pelo professor supervisor. O período de regência foi 13 de setembro à 01 de outubro de 2018. Foi realizado o planejamento mensal entre os estagiários e professor supervisor, sendo elencados os conteúdos de esporte adaptado, lutas, sistema respiratório. Esses conteúdos foram ministrados respectivamente para as turmas do 6° ao 8° ano. 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