Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52635
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 16636
    "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
    "resumo" => " TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. John Carneiro Dias / jonhconcurseiro@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Amanda dos Reis Vasconcelos / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: (Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Resumo O presente trabalho surgiu a partir de discussões acerca da influência das tecnologias no ensino e na aprendizagem de crianças e adolescentes e foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês do IFCE Campus Camocim. Em uma era digital onde tudo está ao alcance das mãos, as tecnologias, se usadas corretamente, são umas das maiores aliadas na construção do conhecimento, pois atuam como ferramenta capaz de auxiliar e expandir o acesso à informação. Dessa forma, é extremamente necessária a inserção desse mecanismo dentro de sala de aula desde as séries iniciais, pois as crianças também são adeptas ao uso das tecnologias e seu desenvolvimento depende ainda mais de metodologias atrativas e diferenciadas. Visto isso, deve-se enfatizar a importância da formação contínua dos professores, que devem se manter atualizados e dispostos a inovar e tornar suas aulas mais atrativas, fazendo com que o aprendizado dos alunos torne-se cada vez mais prazeroso. O trabalho teve como objetivo geral constatar a eficácia do emprego de tecnologias em salas de aula, a fim de que se encontre uma forma de promover um maior rendimento escolar e pessoal. O projeto contou com a realização de aprofundamentos teóricos e investigativos relacionados a aprendizagem através de processos inovadores, visto que era necessário ter uma fonte de referência para que a base do trabalho fosse desenvolvida. Adriana Justin Cerveira Kampff (2006), Ana Maria Nicolaci da Costa (1998), Lea Fagundes (1996) e Michael Litto (1992) foram os autores utilizados para embasamento. Para obter mais dados e comprovar a eficácia do uso dessas ferramentas na sala de aula foi realizada uma ação com o propósito de conhecer na prática a aplicabilidade das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), que podem ser entendidas como um novo conjunto de recursos tecnológicos, e como esses mecanismos interferem no aprendizado dos alunos de forma rápida e dinâmica. A atividade foi realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da cidade de Camocim CE, com crianças de uma sala do 6º ano do ensino fundamental. A escola apresentava estrutura simples, mas contava com o LEI - Laboratório Educacional de Informática - que, claramente, não era utilizado pela escola e boa parte dos equipamentos estava com defeito por falta de manutenção. A proposta da atividade era a de realizar uma competição entre os estudantes, para que fossem utilizadas as TIC's de uma forma lúdica e ainda mais envolvente. A turma foi levada ao laboratório de informática da escola, onde foi organizada em trios. Como a aula era de Português, eles teriam que acessar à internet e buscar, com ajuda dos professores, uma história infantil que seria apresentada por eles para o restante da sala. Após as apresentações haveria uma votação entre os alunos e a equipe considerada mais criativa ganharia a competição. Por mais simples que tenha sido a atividade, foi nítida a aceitação, a empolgação e a interação por parte da turma, que participou ativamente durante todo o período da aula. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização dessas novas metodologias contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e para o rendimento educacional dos alunos. Além disso, também é possível ampliar o campo das possibilidades de ensino do professor, que tem a oportunidade de se desprender de métodos antiquados e tradicionais e ainda contribuir para a formação discente. Sabe-se que, ainda está longe de se ter o máximo de aproveitamento das ferramentas das quais dispomos, principalmente nas escolas de ensino público e até mesmo privado. Mesmo vivendo em uma era digital, grande parte dos docentes e outros profissionais da área da educação continuam presos ao passado, sem o menor interesse em buscar novos conhecimentos e sem entender que a tecnologia é um avanço fundamental para a humanidade e que, por isso, deve ser vinculado ao processo educativo auxiliando-o para que haja uma mudança qualitativa no sistema educacional. Palavras-chave: Tecnologia, ensino, aprendizagem, TIC's Referências COSTA, Ana Maria Nicolaci da, Na malha da Rede: Os impactos íntimos da Internet. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação à Distância ( EAD) e as Novas Tecnologias. Revista de Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro. v. 25, n 132/133.1996. KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecologia da informática e comunicação na educação.Curitiba: IESDE Brasil S. A.: 2006. LITTO, Michael Fredric, A Escola do Futuro e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. São Paulo: Revista de Educação e Informática. Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE. 1992. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHN CARNEIRO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "JOHN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52635
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 16636
    "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES"
    "resumo" => " TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. John Carneiro Dias / jonhconcurseiro@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Amanda dos Reis Vasconcelos / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: (Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Resumo O presente trabalho surgiu a partir de discussões acerca da influência das tecnologias no ensino e na aprendizagem de crianças e adolescentes e foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês do IFCE Campus Camocim. Em uma era digital onde tudo está ao alcance das mãos, as tecnologias, se usadas corretamente, são umas das maiores aliadas na construção do conhecimento, pois atuam como ferramenta capaz de auxiliar e expandir o acesso à informação. Dessa forma, é extremamente necessária a inserção desse mecanismo dentro de sala de aula desde as séries iniciais, pois as crianças também são adeptas ao uso das tecnologias e seu desenvolvimento depende ainda mais de metodologias atrativas e diferenciadas. Visto isso, deve-se enfatizar a importância da formação contínua dos professores, que devem se manter atualizados e dispostos a inovar e tornar suas aulas mais atrativas, fazendo com que o aprendizado dos alunos torne-se cada vez mais prazeroso. O trabalho teve como objetivo geral constatar a eficácia do emprego de tecnologias em salas de aula, a fim de que se encontre uma forma de promover um maior rendimento escolar e pessoal. O projeto contou com a realização de aprofundamentos teóricos e investigativos relacionados a aprendizagem através de processos inovadores, visto que era necessário ter uma fonte de referência para que a base do trabalho fosse desenvolvida. Adriana Justin Cerveira Kampff (2006), Ana Maria Nicolaci da Costa (1998), Lea Fagundes (1996) e Michael Litto (1992) foram os autores utilizados para embasamento. Para obter mais dados e comprovar a eficácia do uso dessas ferramentas na sala de aula foi realizada uma ação com o propósito de conhecer na prática a aplicabilidade das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), que podem ser entendidas como um novo conjunto de recursos tecnológicos, e como esses mecanismos interferem no aprendizado dos alunos de forma rápida e dinâmica. A atividade foi realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da cidade de Camocim CE, com crianças de uma sala do 6º ano do ensino fundamental. A escola apresentava estrutura simples, mas contava com o LEI - Laboratório Educacional de Informática - que, claramente, não era utilizado pela escola e boa parte dos equipamentos estava com defeito por falta de manutenção. A proposta da atividade era a de realizar uma competição entre os estudantes, para que fossem utilizadas as TIC's de uma forma lúdica e ainda mais envolvente. A turma foi levada ao laboratório de informática da escola, onde foi organizada em trios. Como a aula era de Português, eles teriam que acessar à internet e buscar, com ajuda dos professores, uma história infantil que seria apresentada por eles para o restante da sala. Após as apresentações haveria uma votação entre os alunos e a equipe considerada mais criativa ganharia a competição. Por mais simples que tenha sido a atividade, foi nítida a aceitação, a empolgação e a interação por parte da turma, que participou ativamente durante todo o período da aula. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização dessas novas metodologias contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e para o rendimento educacional dos alunos. Além disso, também é possível ampliar o campo das possibilidades de ensino do professor, que tem a oportunidade de se desprender de métodos antiquados e tradicionais e ainda contribuir para a formação discente. Sabe-se que, ainda está longe de se ter o máximo de aproveitamento das ferramentas das quais dispomos, principalmente nas escolas de ensino público e até mesmo privado. Mesmo vivendo em uma era digital, grande parte dos docentes e outros profissionais da área da educação continuam presos ao passado, sem o menor interesse em buscar novos conhecimentos e sem entender que a tecnologia é um avanço fundamental para a humanidade e que, por isso, deve ser vinculado ao processo educativo auxiliando-o para que haja uma mudança qualitativa no sistema educacional. Palavras-chave: Tecnologia, ensino, aprendizagem, TIC's Referências COSTA, Ana Maria Nicolaci da, Na malha da Rede: Os impactos íntimos da Internet. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação à Distância ( EAD) e as Novas Tecnologias. Revista de Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro. v. 25, n 132/133.1996. KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecologia da informática e comunicação na educação.Curitiba: IESDE Brasil S. A.: 2006. LITTO, Michael Fredric, A Escola do Futuro e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. São Paulo: Revista de Educação e Informática. Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE. 1992. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHN CARNEIRO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "JOHN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. John Carneiro Dias / jonhconcurseiro@gmail.com / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Amanda dos Reis Vasconcelos / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Eixo Temático: (Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes.) Resumo O presente trabalho surgiu a partir de discussões acerca da influência das tecnologias no ensino e na aprendizagem de crianças e adolescentes e foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês do IFCE Campus Camocim. Em uma era digital onde tudo está ao alcance das mãos, as tecnologias, se usadas corretamente, são umas das maiores aliadas na construção do conhecimento, pois atuam como ferramenta capaz de auxiliar e expandir o acesso à informação. Dessa forma, é extremamente necessária a inserção desse mecanismo dentro de sala de aula desde as séries iniciais, pois as crianças também são adeptas ao uso das tecnologias e seu desenvolvimento depende ainda mais de metodologias atrativas e diferenciadas. Visto isso, deve-se enfatizar a importância da formação contínua dos professores, que devem se manter atualizados e dispostos a inovar e tornar suas aulas mais atrativas, fazendo com que o aprendizado dos alunos torne-se cada vez mais prazeroso. O trabalho teve como objetivo geral constatar a eficácia do emprego de tecnologias em salas de aula, a fim de que se encontre uma forma de promover um maior rendimento escolar e pessoal. O projeto contou com a realização de aprofundamentos teóricos e investigativos relacionados a aprendizagem através de processos inovadores, visto que era necessário ter uma fonte de referência para que a base do trabalho fosse desenvolvida. Adriana Justin Cerveira Kampff (2006), Ana Maria Nicolaci da Costa (1998), Lea Fagundes (1996) e Michael Litto (1992) foram os autores utilizados para embasamento. Para obter mais dados e comprovar a eficácia do uso dessas ferramentas na sala de aula foi realizada uma ação com o propósito de conhecer na prática a aplicabilidade das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), que podem ser entendidas como um novo conjunto de recursos tecnológicos, e como esses mecanismos interferem no aprendizado dos alunos de forma rápida e dinâmica. A atividade foi realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da cidade de Camocim CE, com crianças de uma sala do 6º ano do ensino fundamental. A escola apresentava estrutura simples, mas contava com o LEI - Laboratório Educacional de Informática - que, claramente, não era utilizado pela escola e boa parte dos equipamentos estava com defeito por falta de manutenção. A proposta da atividade era a de realizar uma competição entre os estudantes, para que fossem utilizadas as TIC's de uma forma lúdica e ainda mais envolvente. A turma foi levada ao laboratório de informática da escola, onde foi organizada em trios. Como a aula era de Português, eles teriam que acessar à internet e buscar, com ajuda dos professores, uma história infantil que seria apresentada por eles para o restante da sala. Após as apresentações haveria uma votação entre os alunos e a equipe considerada mais criativa ganharia a competição. Por mais simples que tenha sido a atividade, foi nítida a aceitação, a empolgação e a interação por parte da turma, que participou ativamente durante todo o período da aula. Sendo assim, pode-se concluir que a utilização dessas novas metodologias contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e para o rendimento educacional dos alunos. Além disso, também é possível ampliar o campo das possibilidades de ensino do professor, que tem a oportunidade de se desprender de métodos antiquados e tradicionais e ainda contribuir para a formação discente. Sabe-se que, ainda está longe de se ter o máximo de aproveitamento das ferramentas das quais dispomos, principalmente nas escolas de ensino público e até mesmo privado. Mesmo vivendo em uma era digital, grande parte dos docentes e outros profissionais da área da educação continuam presos ao passado, sem o menor interesse em buscar novos conhecimentos e sem entender que a tecnologia é um avanço fundamental para a humanidade e que, por isso, deve ser vinculado ao processo educativo auxiliando-o para que haja uma mudança qualitativa no sistema educacional. Palavras-chave: Tecnologia, ensino, aprendizagem, TIC's Referências COSTA, Ana Maria Nicolaci da, Na malha da Rede: Os impactos íntimos da Internet. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação à Distância ( EAD) e as Novas Tecnologias. Revista de Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro. v. 25, n 132/133.1996. KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecologia da informática e comunicação na educação.Curitiba: IESDE Brasil S. A.: 2006. LITTO, Michael Fredric, A Escola do Futuro e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. São Paulo: Revista de Educação e Informática. Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE. 1992.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.