PIBID E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Jersica Ramos dos Santos*[1] Cláudio Lucena de Souza[2] Iure Cerqueira Correia[3] Introdução: Este trabalho apresenta parte de uma experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, durante a etapa de"Atividades Formativas nas Escolas". Objetivo: discutir aspectos desta etapa de formação do Programa que pudessem revelar suas possíveis contribuições à qualificação da formação inicial de seus participantes, licenciandos em Educação Física. Metodologia: o estudo se caracteriza como um Relato de Experiência que, segundo Gil (2008), possibilita aos autores relatar suas experiências e vivências e fazer associações com o conhecimento científico.Dentro desta etapa formativa, relatamos a atividade deobservação e acompanhamento dos bolsistas de iniciação à docência do referido Programa, a partir de dois aspectos: atividades envolvendo esses bolsistas e professores supervisores, e observação das aulas, que, em nosso caso, se referem às observações das turmas do 7º ano (A, B, C e D), 8ºano (A e B) e 1ºano (A e B) da escola parceira. Resultados: Um dos aspectos que se destaca no modelo pedagógico do Programa é a inserção dos bolsistas no cotidiano das escolas parceiras e práticas educativas mediadas pelo professor supervisor, como co-formador dos licenciandos. Isto é possibilitado pela aproximação entre a Instituição de Ensino Superior e a escola básica, aspecto destacado como muito positivo para o aprimoramento do processo formativo inicial de professores, contribuindo para a minimização dos recorrentes problemas apontados por estudos/pesquisas (ANDRÉ, 2012; DINIZ-PEREIRA, 2011; GATTI, 2010, 2013-2014, 2014; GATTI, ANDRÉ, GIMENES, FERRAGUT, 2014) sobre o tema. Nesta experiência relatada, destacamos a contextualização das aulas com as turmas, planejamento das aulas e práticas de ensino com apoio colaborativo dos bolsistas de iniciação à docência, seguido de reflexões e discussão sobre as aulas. Ressaltamos também a atividade de observações das aulas, com ou sem colaboração direta dos licenciandos com o professor supervisor, onde tivemos a oportunidade de analisar as aulas como um todo, desde conteúdos programáticos propostos pelo professor supervisor e sua articulação com o planejamento escolar, até como se dá o desenvolvimento da prática de ensino, as dificuldades enfrentadas pelo professor na sala de aula, entre as quais destacamos a necessidade de administrar a impaciência dos alunos em relação à proposição de conteúdos menos conhecidos, ou ainda as questões de discriminação de gênero, bastante presentes nas aulas de Educação Física. Conclusões: A fase de observação é um momento extremamente enriquecedor para quem está se inserindo no Programa, pelo fato de que a partir da mesma, podemos''entender''melhor como lidar com situações cotidianas do ser docente. A observação da prática do planejamento, na qual há o exercício de ação-reflexão-ação sobre temas importantes da prática pedagógica de um professor, como questões didático-metodológicas, seleção de conteúdos e objetivos, além de reflexões sobre o processo avaliativo, foram constantes nessa experiência. Tais questões nos levaram a compreender melhor a necessidade de mobilização de saberes experienciais, pedagógicos, curriculares e culturais envolvidos na prática docente, favorecendo a construção da identidade profissional e nos possibilitando reconhecera necessidade de mais reflexão sobre este processo de formação inicial, sobretudo quando envolve experiências formativas que aproximam a relação entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica e possibilitam uma troca mais horizontalizada entre elas. Palavras-chave: Formação inicial de professores.PIBID. Educação Física. Referências ANDRÉ, Marli. Políticas e Programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil, 2012. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145, p.112-129, jan/abr 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/08.pdf. Acesso em: 08 de setembro de 2017. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. R.bras.Est.pedag. Brasília, v.92, n.230, p.34-51, jan/abr. 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/541. Acesso em: 29 de setembro de 2017. GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v.31, n.113, p.1355-1379, out-dez., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/V31n113/16.pdf. Acesso em: 08 de setembro de 2017. GATTI, Bernardete A. A Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, N°100. p. 33-46, DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO, 2013-2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909. Acesso em: 08 de setembro de 2017. GATTI, Bernardete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.25, n.57, p.24-54, jan/abr. 2014. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf. Acesso em: 08 de setembro de 2017. GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Textos FCC, São Paulo, v.41, cp.1-120, set, 2014. Disponível em: www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 29 de setembro de 2017. [1]Estudante, licencianda em Educação Física, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), autora/relatora, jersicaramos@gmail.com. [2]Professor de Ensino Superior, Doutor em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, autor. [3] Professor de Educação Física, Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer,, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, autor.