PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SERTÃO PARAIBANO Francisca Samara Avelino Carneiro/samarinhacarneiro7@gmail.com/IFPB Rossana Vescya Formiga de Sousa/IFPB Fernanda Lira Braga/IFPB Ana Clara Cassimiro Nunes/IFPB Mariana Beatriz Gomes da Silva/IFPB Gertrudes Nunes de Melo/IFPB Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: PROBEXC RESUMO Objetivo: Verificar o desenvolvimento motor de escolares com a faixa etária entre 7 e 10 anos. Métodos: A pesquisa de cunho quantitativo, descritivo e de campo. O estudo foi composto por uma amostra de 17 crianças com média de idade 7,94 (+0,8). Sendo 41,2% feminino e 58,8% da amostra do sexo masculino. Foi utilizado a bateria de testes Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2). Empregou-se estatística descritiva com desvio padrão, média, valores máximos, mínimos e porcentagem. Resultados: As meninas demonstraram escore locomotor médio 21,4 (min. 18; Max. 28) e escore para controle de objetos médio 14,1 (min. 7; Max. 21). Já os meninos demonstraram escore locomotor médio 24 (min. 13; Max. 34) e escore para controle de objetos médio 19,7 (min. 10; Max. 30). Enquanto que o Quociente Médio Feminino foi de 17,75 e o Masculino foi de 21,85. Conclusão: Os resultados obtidos indicam a necessidade de promover um incentivo maior à implementação de atividades que proporcionem desenvolver as habilidades motoras fundamentais, principalmente para meninas. Com isso, percebe-se que a existência da disciplina Educação Física é importante no currículo escolar desde as séries iniciais. PALAVRAS-CHAVE: Escolares; Desenvolvimento Motor; Habilidades Motoras Fundamentais.