Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CULTURA ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

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A organização de todos estes elementos baseia-se num conjunto de normativos de caráter ideológico em que se constrói a cultura da escola. Considerando esses aspectos, observamos que a cultura escolar não é desenvolvida apenas pela escola, mas por todos os que fazem esse espaço educativo, refletindo no trabalho escolar, nas manifestações escolares, no clima escolar, na forma de organização do fazer pedagógico, na iniciativa de professores, de gestores, de alunos, de pais; nas ações comuns em prol da coletividade, nas relações interpessoais, nas concepções de homem, mundo, sociedade que a escola quer formar; nas concepções de ensino aprendizagem que permeiam a escola, na prática pedagógica dos professores que atuam no ambiente escolar. São esses elementos que constituem a cultura escolar como espaço de construção de práticas culturais que interagem com a constituição da identidade profissional dos professores. Partindo da problematização: "quais as implicações da cultura escolar para a construção da identidade profissional dos professores da educação básica?"; essa pesquisa tem como objetivo discutir as implicações da cultura escolar na constituição da identidade profissional docente. Fundamenta-se nos autores Tilio (2009), Silva (2006), Oliveira (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a narrativa como abordagem metodológica, utilizando-se da entrevista e da observação como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos investigados são os professores de ensino médio da educação básica da Escola Estadual Doutor José Maria Correia das Neves, localizada na Rua Profº Agnelo Barbosa, SN, Prado, Maceió- Alagoa. A escola da rede estadual possui atualmente cerca de 698 alunos em Ensino Fundamental I, Ensino Médio e EJA. A escola tem mais de sessenta anos (60) fundada em 1954. A escola leva o nome de um reconhecido advogado que fez parte do desenvolvimento da educação no município José Maria Correia das Neves, que foi secretário de Justiça, Saúde, e também interventor, no início da década de 1940. Foram entrevistados cinco professores, com idade entre 41 e 53 anos, com 13 a 18 anos de profissão docente das disciplina de língua portuguesa, matemática, biologia, história e geografia, que se dispuseram a contribuir com a pesquisa de forma voluntaria, compartilhando suas experiências, perspectivas, desafios e dificuldades. Os resultados mostram que a identidade profissional docente estar ligada a diversos fatores, como a formação, os motivos para a escolha da profissão, a comunidade escolar e as relações que se estabelecem nela, que são reflexos da constituição cultural de cada sujeito pertencente aquela instituição. O professor acaba não possuindo uma identidade própria, tendo que reorganizar a sua prática docente para atender toda a diversidade cultural e educacional, as dificuldades encontradas nas escolas, os desafios de cada gestão, buscando estudos e metodologias próprias para solucionar cada uma das adversidades existentes, e assim vai constituindo sua identidade profissional. Conclui-se que a cultura escolar é esse conjunto de saberes e ações que compõem as determinações, as inovações e as relações estabelecidas na escola e fora dela. Um conjunto de elementos, baseado nas culturas dos sujeitos que fazem parte da escola, que se unificam e compõem uma cultura própria da escola. E essa cultura escolar está intimamente relacionada com os processos formativos e as práticas pedagógicas dos professores durante o momento de construção das suas identidades profissionais. Palavras-chave: Cultura escolar, Identidade profissional docente, Educação Básica Referências: 1. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2001. 2. JOSSO, M. C. A experiência formadora: um conceito em construção. In: ______. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. 3. LANGER, M. J. M.; CONCEIÇÃO, V. J. S. dos. A influência da cultura escolar no desenvolvimento e na mobilização dos saberes docentes dos professores de educação física: um estudo de caso etnográfico. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/searchq=cache:IPucO34JwQIJ:repositorio.unesc.net/bitstream/1/ 3114/BR&ct=clnk&gl=br. Acesso: 4 abr 2016. 4. LÜDKE, M.; MARLI, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 8. ed. São Paulo: EPU, 2004. 5. OLIVEIRA, J. L. O conceito antropológico de Cultura. Universidade Católica de Brasília. 2015. 6. POL, M. et al. Em busca do conceito de cultura escolar: uma contribuição para as discussões actuais. Revista Lusófona de Educação, n. 10, p. 63-79, 2007. 7. SILVA, F. de C. T. 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O professor acaba não possuindo uma identidade própria, tendo que reorganizar a sua prática docente para atender toda a diversidade cultural e educacional, as dificuldades encontradas nas escolas, os desafios de cada gestão, buscando estudos e metodologias próprias para solucionar cada uma das adversidades existentes, e assim vai constituindo sua identidade profissional. Conclui-se que a cultura escolar é esse conjunto de saberes e ações que compõem as determinações, as inovações e as relações estabelecidas na escola e fora dela. Um conjunto de elementos, baseado nas culturas dos sujeitos que fazem parte da escola, que se unificam e compõem uma cultura própria da escola. E essa cultura escolar está intimamente relacionada com os processos formativos e as práticas pedagógicas dos professores durante o momento de construção das suas identidades profissionais. Palavras-chave: Cultura escolar, Identidade profissional docente, Educação Básica Referências: 1. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2001. 2. JOSSO, M. C. A experiência formadora: um conceito em construção. In: ______. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. 3. LANGER, M. J. M.; CONCEIÇÃO, V. J. S. dos. A influência da cultura escolar no desenvolvimento e na mobilização dos saberes docentes dos professores de educação física: um estudo de caso etnográfico. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/searchq=cache:IPucO34JwQIJ:repositorio.unesc.net/bitstream/1/ 3114/BR&ct=clnk&gl=br. Acesso: 4 abr 2016. 4. LÜDKE, M.; MARLI, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 8. ed. São Paulo: EPU, 2004. 5. OLIVEIRA, J. L. O conceito antropológico de Cultura. Universidade Católica de Brasília. 2015. 6. POL, M. et al. Em busca do conceito de cultura escolar: uma contribuição para as discussões actuais. Revista Lusófona de Educação, n. 10, p. 63-79, 2007. 7. SILVA, F. de C. T. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Cultura Escolar e a Constituição da Identidade Profissional Docente Ana Paula da Silva Lima/ ana.paula22.18.apl@gmail.com/ Instituto Federal de Alagoas- IFAL Regina Maria de Oliveira Brasileiro/ Instituto Federal de Alagoas- IFAL Alexandre Fleming Vasques Bastos/ Instituto Federal de Alagoas- IFAL Eixo Temático: Projeto de Intervenção Educacional Resumo A discussão sobre a cultura escolar vem se destacando no meio educacional, ganhando espaço no debate das relações pedagógicas, da autonomia e desenvolvimento da escola, nas inovações e práticas pedagógicas, na construção da identidade profissional dos professores e na formação docente. A cultura escolar é formada por elementos de ordem funcional que interagem entre si, constituindo-se das condições formais, da formação, dos sentimentos, das atividades das relações e das interações vivenciadas na totalidade da escola. A organização de todos estes elementos baseia-se num conjunto de normativos de caráter ideológico em que se constrói a cultura da escola. Considerando esses aspectos, observamos que a cultura escolar não é desenvolvida apenas pela escola, mas por todos os que fazem esse espaço educativo, refletindo no trabalho escolar, nas manifestações escolares, no clima escolar, na forma de organização do fazer pedagógico, na iniciativa de professores, de gestores, de alunos, de pais; nas ações comuns em prol da coletividade, nas relações interpessoais, nas concepções de homem, mundo, sociedade que a escola quer formar; nas concepções de ensino aprendizagem que permeiam a escola, na prática pedagógica dos professores que atuam no ambiente escolar. São esses elementos que constituem a cultura escolar como espaço de construção de práticas culturais que interagem com a constituição da identidade profissional dos professores. Partindo da problematização: "quais as implicações da cultura escolar para a construção da identidade profissional dos professores da educação básica?"; essa pesquisa tem como objetivo discutir as implicações da cultura escolar na constituição da identidade profissional docente. Fundamenta-se nos autores Tilio (2009), Silva (2006), Oliveira (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a narrativa como abordagem metodológica, utilizando-se da entrevista e da observação como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos investigados são os professores de ensino médio da educação básica da Escola Estadual Doutor José Maria Correia das Neves, localizada na Rua Profº Agnelo Barbosa, SN, Prado, Maceió- Alagoa. A escola da rede estadual possui atualmente cerca de 698 alunos em Ensino Fundamental I, Ensino Médio e EJA. A escola tem mais de sessenta anos (60) fundada em 1954. A escola leva o nome de um reconhecido advogado que fez parte do desenvolvimento da educação no município José Maria Correia das Neves, que foi secretário de Justiça, Saúde, e também interventor, no início da década de 1940. Foram entrevistados cinco professores, com idade entre 41 e 53 anos, com 13 a 18 anos de profissão docente das disciplina de língua portuguesa, matemática, biologia, história e geografia, que se dispuseram a contribuir com a pesquisa de forma voluntaria, compartilhando suas experiências, perspectivas, desafios e dificuldades. Os resultados mostram que a identidade profissional docente estar ligada a diversos fatores, como a formação, os motivos para a escolha da profissão, a comunidade escolar e as relações que se estabelecem nela, que são reflexos da constituição cultural de cada sujeito pertencente aquela instituição. O professor acaba não possuindo uma identidade própria, tendo que reorganizar a sua prática docente para atender toda a diversidade cultural e educacional, as dificuldades encontradas nas escolas, os desafios de cada gestão, buscando estudos e metodologias próprias para solucionar cada uma das adversidades existentes, e assim vai constituindo sua identidade profissional. Conclui-se que a cultura escolar é esse conjunto de saberes e ações que compõem as determinações, as inovações e as relações estabelecidas na escola e fora dela. Um conjunto de elementos, baseado nas culturas dos sujeitos que fazem parte da escola, que se unificam e compõem uma cultura própria da escola. E essa cultura escolar está intimamente relacionada com os processos formativos e as práticas pedagógicas dos professores durante o momento de construção das suas identidades profissionais. Palavras-chave: Cultura escolar, Identidade profissional docente, Educação Básica Referências: 1. CHIZZOTTI, A. 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Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006.

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