Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO

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Sabendo dos diversos problemas relacionados à coleta seletiva, a dificuldade em se oferecer uma destinação final ambientalmente adequada aos resíduos sólidos, uma disposição final ambientalmente adequada para os rejeitos e aos prejuízos socioambientais decorrentes da disposição final inadequada (como por exemplo, a que é realizada em lixões). Essa oficina teve como objetivo geral proporcionar um conhecimento sobre os resíduos sólidos e seu modo de descarte no meio ambiente. Abrindo espaço para reflexões em torno do contexto social e político em que os educandos estão inseridos. A produção de lixo ou resíduos sólidos é eminentemente uma invenção da espécie humana, mas notadamente quando começou a viver em sociedade. Pouco a pouco essa produção transformou-se em um problema que deveria ser resolvido pelas administrações das primeiras metrópoles, considerando a modificação da paisagem provocada por esses resíduos. No Brasil, historicamente, a coleta domiciliar regular dos resíduos sempre foi o foco da gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos nos últimos anos. Mas não basta apenas coletar os resíduos, é necessário também que a destinação seja ecologicamente correta, com o intuito de preservar o meio ambiente e zelar pela saúde da população. A prática lúdica como proposta como didática no presente trabalho visa justamente por meio das relações criadas na prática dos jogos oportunizar discussões sobre temática ambiental e com isso, viabilizar a formação de senso crítico dos discentes. Considerando neste sentido suas vivências e sobretudo temas relevantes à formação do indivíduo no atual contexto socioambiental. Foram desenvolvidos dois jogos didáticos, um caça-palavras e um jogo da memória. Ambos materiais foram feitos utilizando tampinhas de garrafa pet. Para a montagem de cada caça-palavras foram utilizadas 68 tampinhas. Em cada tampinha foi colado sílabas aleatórias e também as sílabas que iriam formar as palavras. Todas as palavras estavam ligadas ao tema resíduos sólidos e meio ambiente. Haviam seis palavras escondidas no jogo. Foi utilizada uma cartolina-guache para fazer a base do caça palavras, nessa cartolina foram coladas as tampinhas com as sílabas coladas anteriormente e as palavras que seriam encontradas. Para o desenvolvimento do jogo da memória foram utilizadas 36 tampinhas, para cada jogo. Para esse material pesquisou-se imagens relacionadas à resíduos sólidos, como por exemplo quando tempo certo material leva para se decompor na natureza. A oficina teve duração de quatro horas e foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental 2, da escola Plácido de Almeida que está situada no bairro de Renascer III, na periferia da cidade de Cabedelo - PB. A turma escolhida tem cerca de 30 alunos com idade entre 11 a 16 anos. Esse momento foi iniciado com um quebra-gelo, objetivando conhecer a turma e também para que pudéssemos observar o nível de conhecimento teórico que a turma tinha acerca do tema resíduos sólidos. Os alunos tiveram total liberdade para participar ativamente das discussões, sendo então esse momento expositivo-dialogado. No momento posterior a apresentação foi feita a dramatização da história "O mundo mágico de James" que retrata a história de um menino que vive em um mundo repleto de magia, que no desenrolar da história acaba tendo um rio que antes era belo, sendo totalmente poluído (a história pode ser encontrada no seguinte endereço eletrônico: http://daniedinfantil.blogspot.com/2013/05/trabalhar-reciclagem-e-tao-facil-e-ao.html). A dramatização serviu para ser utilizada como discussão, onde os alunos puderam destacar palavras-chave e momentos que mais lhes chamaram atenção, para que a partir disso fosse iniciada uma discussão mais profunda acerca do tema. Durante esse momento foi possível discutir perguntas como: "O que é lixo?", "Qual o lugar do lixo?", "Qual a diferença entre lixo e resíduo?", "Quais os tipos de resíduos?", "Os resíduos que produzimos é de nossa responsabilidade?". Finalizada a discussão chegou o momento da aplicação do material didático. A turma foi dividida em quatro grupos, a partir daí houve o momento de explicação de como funciona cada jogo e quais as regras. Cada grupo teve a oportunidade de fazer o uso dos dois materiais, sempre respeitando o tempo de uso do outro grupo. Foi feito um rodízio quanto a utilização dos jogos e nesse momento também coletamos o feedback dos alunos sobre a oficina. A oficina e as atividades desenvolvidas não visam apenas uma sensibilização passageira, mas também uma mudança de comportamento capaz de modificar ou problematizar as questões percebidas no contexto em que a criança/adolescente vive e constrói a sua história. Durante a realização da atividade foi possível observar a atenção dos alunos e a vontade de aprender mais informações sobre o assunto, porém, devido ao tempo pré-determinado não foi possível obter um relacionamento mais próximo com a realidade de cada aluno. No entanto, durante o desenvolvimento da atividade foi possível observar o desejo de mudança de hábitos e a vontade de viver em um mundo melhor. Podemos concluir com o envolvimento dos alunos, que houve uma mudança de pensamento sobre as questões debatidas. A vivência juntamente com os debates propiciaram momentos riquíssimos para ambas classes discentes. As questões levantadas, as indagações acerca dos temas, a defesa de ideais e também a vontade de fazer o que lhes foi proposto foram alguns dos aspectos mais surpreendentes e motivadores da práxis. Palavras-chave: Educação Ambiental, resíduos sólidos, jogos didáticos. Referências: Brasil. [Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010]. Política nacional de resíduos sólidos [recurso eletrônico]. - 2. ed. - Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 73 p. - (Série legislação; n. 81) Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos / José Henrique Penido Monteiro...[et al.]; coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 200 p.; PAZ, Ronilson José da. Seletividade de resíduos sólidos como metodologia para a Educação Básica do Estado da Paraíba. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Educação, Coordenação do Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, Uepb, João Pessoa, 2014. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

OFICINA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO Elisangela Soares da Silva[1]/ sooares.elisangela@gmail.com/ IFPB Campus Cabedelo Edijane Targino do Nacimento [2]/ IFPB Campus Cabedelo Beatriz Souza Farias da Costa [3]/ IFPB Campus Cabedelo Thiago Leite de Melo Ruffo [4]/ IFPB Campus Cabedelo Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Esse trabalho originou-se de uma oficina proposta pelos professores do componente curricular Educação Ambiental ao alunos do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo. A demanda dessa oficina surgiu da gestão da Escola Municipal de Ensino Básico Plácido de Almeida, para que fosse feita uma atividade voltada para reflexão sobre temas ambientais, como por exemplo o tema "resíduos sólidos". Sabendo dos diversos problemas relacionados à coleta seletiva, a dificuldade em se oferecer uma destinação final ambientalmente adequada aos resíduos sólidos, uma disposição final ambientalmente adequada para os rejeitos e aos prejuízos socioambientais decorrentes da disposição final inadequada (como por exemplo, a que é realizada em lixões). Essa oficina teve como objetivo geral proporcionar um conhecimento sobre os resíduos sólidos e seu modo de descarte no meio ambiente. Abrindo espaço para reflexões em torno do contexto social e político em que os educandos estão inseridos. A produção de lixo ou resíduos sólidos é eminentemente uma invenção da espécie humana, mas notadamente quando começou a viver em sociedade. Pouco a pouco essa produção transformou-se em um problema que deveria ser resolvido pelas administrações das primeiras metrópoles, considerando a modificação da paisagem provocada por esses resíduos. No Brasil, historicamente, a coleta domiciliar regular dos resíduos sempre foi o foco da gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos nos últimos anos. Mas não basta apenas coletar os resíduos, é necessário também que a destinação seja ecologicamente correta, com o intuito de preservar o meio ambiente e zelar pela saúde da população. A prática lúdica como proposta como didática no presente trabalho visa justamente por meio das relações criadas na prática dos jogos oportunizar discussões sobre temática ambiental e com isso, viabilizar a formação de senso crítico dos discentes. Considerando neste sentido suas vivências e sobretudo temas relevantes à formação do indivíduo no atual contexto socioambiental. Foram desenvolvidos dois jogos didáticos, um caça-palavras e um jogo da memória. Ambos materiais foram feitos utilizando tampinhas de garrafa pet. Para a montagem de cada caça-palavras foram utilizadas 68 tampinhas. Em cada tampinha foi colado sílabas aleatórias e também as sílabas que iriam formar as palavras. Todas as palavras estavam ligadas ao tema resíduos sólidos e meio ambiente. Haviam seis palavras escondidas no jogo. Foi utilizada uma cartolina-guache para fazer a base do caça palavras, nessa cartolina foram coladas as tampinhas com as sílabas coladas anteriormente e as palavras que seriam encontradas. Para o desenvolvimento do jogo da memória foram utilizadas 36 tampinhas, para cada jogo. Para esse material pesquisou-se imagens relacionadas à resíduos sólidos, como por exemplo quando tempo certo material leva para se decompor na natureza. A oficina teve duração de quatro horas e foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental 2, da escola Plácido de Almeida que está situada no bairro de Renascer III, na periferia da cidade de Cabedelo - PB. A turma escolhida tem cerca de 30 alunos com idade entre 11 a 16 anos. 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