O ESTÁGIO CURRICULAR COMO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo Este estudo, tem como foco o estágio curricular e o seu caráter mediador para a construção de competências ligadas a gestão de sala de aula na educação infantil, a escolha do tema deve-se a compreensão do estágio curricular como uma etapa importante, impulsionadora de saberes na formação docente, e articuladora da teoria e prática, e ainda o reconhecimento da gestão pedagógica de sala de aula como uma competência necessária ao fazer docente para a organização do trabalho pedagógico e o êxito dos processos de ensino e de aprendizagem. Posto ser a gestão de sala um conhecimento ligado ao saber da experiência geralmente os alunos dos cursos de formação docente e até mesmo professores em início de carreira apresentam insegurança quanto a gerir uma sala de aula, principalmente quando se trata da educação infantil, por considerar a especificidade desse nível de ensino. 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Disponível em: http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/servidores/estagios/3-LEGISLACAO-DE-ESTAGIO.pdf. Acesso em: jul/2018. _______. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: jul/2018. _______. Lei nº 9.394/ 96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, de 20 de dezembro 1996 - 10. ed. Brasília, Edições Câmara, 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Didátca. 2º Ed. SP: Cortez, 2013. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. SP: Cortez 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11º edição, Petrópolis, RJ: vozes: 2010. ZABALZA. Miguel Ángel. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1º ed. São Paulo: Cortez, 2014. 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