Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52173
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2464
    "inscrito_id" => 55069
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Andréa Silva Gino/andreasgino@gmail.com/UEMG Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Agência Financiadora: CAPES Resumo Este artigo aborda sobre a formação de professores, a relação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Reflete sobre a formação docente com ênfase no desenvolvimento profissional. Focaliza alguns estudos e concepções sobre formação de professores. A relação entre Universidade e Escola de Educação Básica, vem sendo discutida e orientada pelas diretrizes legais vigentes, em especial a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Portaria CAPES/MEC nº 158/2017. Mesmo assim, embora a articulação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica esteja presente e orientada pelas diretrizes vigentes, ainda parece permanecer a dicotomia entre os processos de formação inicial e as necessidades de aprendizagem profissional. Essa perspectiva é sinalizada por Zeichner (2010), quando afirma que um problema perene entre os programas tradicionais de formação de professores mantidos por faculdades e universidades tem sido a falta de conexão entre o curso de formação de professores nessas unidades e o campo da prática (p.483). A relação entre teoria e prática é outra dimensão focalizada nos documentos oficiais vigentes que regulamentam a formação de professores. A Resolução CNE/CP nº 02/2015 apresenta como um dos princípios da formação de profissionais do magistério para a Educação Básica, "a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". O interesse pelo tema da formação de professores tem crescido e vem sendo sinalizado em estudos sobre a produção acadêmica na área da Educação (ANDRÉ, 2009; BREZEZINSK, 2006; MARCELO, 1998; ZEICHNER, 2009). Diniz-Pereira (2008), Carr e Kemmis (1986) apresentam uma visão crítica da relação teoria e prática com o principal objetivo de transformação da educação e da sociedade. Este artigo problematiza a formação de professores e destaca a formação docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como uma referência no campo das políticas de formação de professores para a Educação Básica. Discute dados da pesquisa "Percursos Formativos de Estudantes Participantes do PIBID em IES Mineiras: Saberes, Práticas e Contextos, chamada MCTI/CNPQ/MEC Nº 22/2014". A pesquisa buscou investigar os percursos formativos vivenciados por licenciandos participantes do Pibid, em cinco IES mineiras (PUC Minas, UEMG, UFMG, UFSJ, UNIFAL), indagando a percepção desses sujeitos acerca dos saberes e práticas construídos, as experiências vivenciadas, os aprendizados realizados, os confrontos e desafios enfrentados, e suas perspectivas de entrada e permanência na profissão. Buscou ainda aprofundar a compreensão sobre como este Programa tem efetivamente impactado os processos de formação docente. Participaram da pesquisa 884 estudantes de licenciaturas bolsistas de I.D. do PIBID nestas cinco IES respondendo a um questionário e ainda foram realizados cinco grupos focais, cada um composto por oito estudantes de licenciatura. Desta pesquisa, foram recolhidos dados referentes a categoria "Identidade do PIBID", destacando alguns aspectos relacionados à dimensão da autonomia do licenciando bolsista de iniciação à docência. Tendo em vista o recorte escolhido para análise dos depoimentos dos bolsistas participantes da pesquisa, as impressões sobre a aprendizagem da docência possibilitadas pelas experiências de aproximação da Universidade com a Escola de Educação Básica consolidada nas práticas do PIBID, evidenciam a autonomia como elemento relevante de identidade do PIBID, aspectos que serão abordados neste texto. Como perspectiva para formação de professores, o artigo defende a ampliação da oferta de iniciação à docência para licenciandos, a aproximação crescente da Universidade com a Escola de Educação Básica, incluindo o investimento em trabalhos colaborativos envolvendo professores da Universidade e professores da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores, relação universidade e escola de educação básica, Pibid, trabalho colaborativo. Referências ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do PIBID para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? GT08 - Formação de Professores, 38ª Reunião Anual da Anped, 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2015. BREZEZINSK, I., GARRIDO, E. Trabalho docente: mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem, n. 15, jan. //jul. 2007, p. 60-81. CAPES. Portaria 158 de 10 de agosto de 2017. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, Brasília, DF, 11 de agosto de 2017. CAPES. Relatório: gestão 2009/2014. Brasília, 2014. CARR, W.; KEMMIS, S. becoming Critical Education: Initial Teacher Training. London,: The Falmer Press, 1986. DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E. e ZEICHNER, K. M. (org.) Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUTI, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. SANTOS, L e SANTOS, Andreia. A opção pela docência e os aprendizados da prática profissional: percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em Minas Gerais. Educação em Foco - ano 19, n. 28. Faculdade de Educação/Campus BH/UEMG, ago de 2016 - p. 211-239. ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55069-30112018-230359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52173
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2464
    "inscrito_id" => 55069
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Andréa Silva Gino/andreasgino@gmail.com/UEMG Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Agência Financiadora: CAPES Resumo Este artigo aborda sobre a formação de professores, a relação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Reflete sobre a formação docente com ênfase no desenvolvimento profissional. Focaliza alguns estudos e concepções sobre formação de professores. A relação entre Universidade e Escola de Educação Básica, vem sendo discutida e orientada pelas diretrizes legais vigentes, em especial a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Portaria CAPES/MEC nº 158/2017. Mesmo assim, embora a articulação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica esteja presente e orientada pelas diretrizes vigentes, ainda parece permanecer a dicotomia entre os processos de formação inicial e as necessidades de aprendizagem profissional. Essa perspectiva é sinalizada por Zeichner (2010), quando afirma que um problema perene entre os programas tradicionais de formação de professores mantidos por faculdades e universidades tem sido a falta de conexão entre o curso de formação de professores nessas unidades e o campo da prática (p.483). A relação entre teoria e prática é outra dimensão focalizada nos documentos oficiais vigentes que regulamentam a formação de professores. A Resolução CNE/CP nº 02/2015 apresenta como um dos princípios da formação de profissionais do magistério para a Educação Básica, "a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". O interesse pelo tema da formação de professores tem crescido e vem sendo sinalizado em estudos sobre a produção acadêmica na área da Educação (ANDRÉ, 2009; BREZEZINSK, 2006; MARCELO, 1998; ZEICHNER, 2009). Diniz-Pereira (2008), Carr e Kemmis (1986) apresentam uma visão crítica da relação teoria e prática com o principal objetivo de transformação da educação e da sociedade. Este artigo problematiza a formação de professores e destaca a formação docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como uma referência no campo das políticas de formação de professores para a Educação Básica. Discute dados da pesquisa "Percursos Formativos de Estudantes Participantes do PIBID em IES Mineiras: Saberes, Práticas e Contextos, chamada MCTI/CNPQ/MEC Nº 22/2014". A pesquisa buscou investigar os percursos formativos vivenciados por licenciandos participantes do Pibid, em cinco IES mineiras (PUC Minas, UEMG, UFMG, UFSJ, UNIFAL), indagando a percepção desses sujeitos acerca dos saberes e práticas construídos, as experiências vivenciadas, os aprendizados realizados, os confrontos e desafios enfrentados, e suas perspectivas de entrada e permanência na profissão. Buscou ainda aprofundar a compreensão sobre como este Programa tem efetivamente impactado os processos de formação docente. Participaram da pesquisa 884 estudantes de licenciaturas bolsistas de I.D. do PIBID nestas cinco IES respondendo a um questionário e ainda foram realizados cinco grupos focais, cada um composto por oito estudantes de licenciatura. Desta pesquisa, foram recolhidos dados referentes a categoria "Identidade do PIBID", destacando alguns aspectos relacionados à dimensão da autonomia do licenciando bolsista de iniciação à docência. Tendo em vista o recorte escolhido para análise dos depoimentos dos bolsistas participantes da pesquisa, as impressões sobre a aprendizagem da docência possibilitadas pelas experiências de aproximação da Universidade com a Escola de Educação Básica consolidada nas práticas do PIBID, evidenciam a autonomia como elemento relevante de identidade do PIBID, aspectos que serão abordados neste texto. Como perspectiva para formação de professores, o artigo defende a ampliação da oferta de iniciação à docência para licenciandos, a aproximação crescente da Universidade com a Escola de Educação Básica, incluindo o investimento em trabalhos colaborativos envolvendo professores da Universidade e professores da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores, relação universidade e escola de educação básica, Pibid, trabalho colaborativo. Referências ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do PIBID para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? GT08 - Formação de Professores, 38ª Reunião Anual da Anped, 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2015. BREZEZINSK, I., GARRIDO, E. Trabalho docente: mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem, n. 15, jan. //jul. 2007, p. 60-81. CAPES. Portaria 158 de 10 de agosto de 2017. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, Brasília, DF, 11 de agosto de 2017. CAPES. Relatório: gestão 2009/2014. Brasília, 2014. CARR, W.; KEMMIS, S. becoming Critical Education: Initial Teacher Training. London,: The Falmer Press, 1986. DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E. e ZEICHNER, K. M. (org.) Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUTI, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. SANTOS, L e SANTOS, Andreia. A opção pela docência e os aprendizados da prática profissional: percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em Minas Gerais. Educação em Foco - ano 19, n. 28. Faculdade de Educação/Campus BH/UEMG, ago de 2016 - p. 211-239. ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55069-30112018-230359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Andréa Silva Gino/andreasgino@gmail.com/UEMG Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Agência Financiadora: CAPES Resumo Este artigo aborda sobre a formação de professores, a relação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Reflete sobre a formação docente com ênfase no desenvolvimento profissional. Focaliza alguns estudos e concepções sobre formação de professores. A relação entre Universidade e Escola de Educação Básica, vem sendo discutida e orientada pelas diretrizes legais vigentes, em especial a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Portaria CAPES/MEC nº 158/2017. Mesmo assim, embora a articulação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica esteja presente e orientada pelas diretrizes vigentes, ainda parece permanecer a dicotomia entre os processos de formação inicial e as necessidades de aprendizagem profissional. Essa perspectiva é sinalizada por Zeichner (2010), quando afirma que um problema perene entre os programas tradicionais de formação de professores mantidos por faculdades e universidades tem sido a falta de conexão entre o curso de formação de professores nessas unidades e o campo da prática (p.483). A relação entre teoria e prática é outra dimensão focalizada nos documentos oficiais vigentes que regulamentam a formação de professores. A Resolução CNE/CP nº 02/2015 apresenta como um dos princípios da formação de profissionais do magistério para a Educação Básica, "a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". O interesse pelo tema da formação de professores tem crescido e vem sendo sinalizado em estudos sobre a produção acadêmica na área da Educação (ANDRÉ, 2009; BREZEZINSK, 2006; MARCELO, 1998; ZEICHNER, 2009). Diniz-Pereira (2008), Carr e Kemmis (1986) apresentam uma visão crítica da relação teoria e prática com o principal objetivo de transformação da educação e da sociedade. Este artigo problematiza a formação de professores e destaca a formação docente no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como uma referência no campo das políticas de formação de professores para a Educação Básica. Discute dados da pesquisa "Percursos Formativos de Estudantes Participantes do PIBID em IES Mineiras: Saberes, Práticas e Contextos, chamada MCTI/CNPQ/MEC Nº 22/2014". A pesquisa buscou investigar os percursos formativos vivenciados por licenciandos participantes do Pibid, em cinco IES mineiras (PUC Minas, UEMG, UFMG, UFSJ, UNIFAL), indagando a percepção desses sujeitos acerca dos saberes e práticas construídos, as experiências vivenciadas, os aprendizados realizados, os confrontos e desafios enfrentados, e suas perspectivas de entrada e permanência na profissão. Buscou ainda aprofundar a compreensão sobre como este Programa tem efetivamente impactado os processos de formação docente. Participaram da pesquisa 884 estudantes de licenciaturas bolsistas de I.D. do PIBID nestas cinco IES respondendo a um questionário e ainda foram realizados cinco grupos focais, cada um composto por oito estudantes de licenciatura. Desta pesquisa, foram recolhidos dados referentes a categoria "Identidade do PIBID", destacando alguns aspectos relacionados à dimensão da autonomia do licenciando bolsista de iniciação à docência. Tendo em vista o recorte escolhido para análise dos depoimentos dos bolsistas participantes da pesquisa, as impressões sobre a aprendizagem da docência possibilitadas pelas experiências de aproximação da Universidade com a Escola de Educação Básica consolidada nas práticas do PIBID, evidenciam a autonomia como elemento relevante de identidade do PIBID, aspectos que serão abordados neste texto. Como perspectiva para formação de professores, o artigo defende a ampliação da oferta de iniciação à docência para licenciandos, a aproximação crescente da Universidade com a Escola de Educação Básica, incluindo o investimento em trabalhos colaborativos envolvendo professores da Universidade e professores da Educação Básica. Palavras-chave: Formação de professores, relação universidade e escola de educação básica, Pibid, trabalho colaborativo. Referências ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do PIBID para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? GT08 - Formação de Professores, 38ª Reunião Anual da Anped, 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2015. BREZEZINSK, I., GARRIDO, E. Trabalho docente: mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem, n. 15, jan. //jul. 2007, p. 60-81. CAPES. Portaria 158 de 10 de agosto de 2017. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, Brasília, DF, 11 de agosto de 2017. CAPES. Relatório: gestão 2009/2014. Brasília, 2014. CARR, W.; KEMMIS, S. becoming Critical Education: Initial Teacher Training. London,: The Falmer Press, 1986. DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E. e ZEICHNER, K. M. (org.) Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUTI, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. SANTOS, L e SANTOS, Andreia. A opção pela docência e os aprendizados da prática profissional: percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em Minas Gerais. Educação em Foco - ano 19, n. 28. Faculdade de Educação/Campus BH/UEMG, ago de 2016 - p. 211-239. ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.