Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52163
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2454
    "inscrito_id" => 479342
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => " FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Elayne Silva Veloso; elayne-veloso@hotmail.com; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA José Arilson Xavier de Souza; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA Eixo Temático: 6- Cidadania, direitos humanos e interculturalidade - com ênfase na educação em direitos humanos, na superação da violência e da indisciplina nas Escolas, em suas diferentes formas de manifestação. Resumo A educação no decorrer dos anos passou por diversas transformações. Esse processo ocorre à medida que a sociedade evolui. Logo, compete ao professor acompanhar tais mudanças no sentido de estruturar melhorias para o ensino, deve-se analisar a conjuntura social vivida e as diversas manifestações que ocorrem na sociedade. O processo de ensinar exige flexibilidade e inovação. E não se pode considerar um processo fácil mesmo com anos de experiência sempre há algo que se possa aprender. Considerando a historicidade, podemos analisar o ensino da ciência geográfica como uma evolução na sociedade, fundamental para formação do cidadão, haja vista, que abrange o espaço geográfico e tudo o que nele se insere. Ensinar geografia na contemporaneidade demanda preparação do profissional para a realidade que é vivenciada nas escolas, lidar com diferentes pensamentos e conseguir uma interação dos indivíduos não constituem uma tarefa fácil, é necessário reinventar-se a cada dia, e utilizar métodos inovadores, de modo a atingir toda a comunidade escolar. Para que isso ocorra à escola e os professores devem trabalhar em conjunto com a sociedade, e o aluno deve ter consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos e começar a entender as diferenças no âmbito social, "um professor de Geografia ensina quando ajuda o seu aluno a aprender e, portanto, a se transformar, e também quando permite que seus alunos transformem informação em conhecimento" (SELBACH, 2010, p. 41). O presente trabalho tem como objetivo enfatizar os problemas enfrentados pelos professores na formação de cidadãos críticos na sociedade. Nessa via, realizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: análise bibliográfica em artigos científicos, dissertações e sites que tratam sobre o tema proposto neste trabalho. Formar indivíduos críticos no meio social que se inserem é um dos desafios para os professores de geografia. O modelo de ensino adotado atualmente não deseja desenvolver cidadãos questionadores. Esse problema atinge a sociedade à medida que não se discutem temas relevantes como inclusão social, tolerância, respeito e cidadania. Nessa perspectiva, "cidadania está ligada à participação da vida coletiva incluindo reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência." ( CAVALCANTI e SOUSA, 2014, p.5). Vivemos em uma sociedade em que as relações se tornaram banais, dentre elas o respeito ao próximo e o direito de cada cidadão. Existe uma necessidade evidente de discutir temas que valorizem a humanidade. Para Abicail (2002), "é essencial refletir sobre a diversidade dos alunos que compõem as salas de aulas das escolas: diferentes culturas, diferentes valores, conhecimentos, interesses, etnias, religiões, orientação sexual, idades, enfim, diversidade de ser e agir, de viver e existir compartilhando o mesmo espaço. É fundamental na atual conjuntura social que a cidadania seja debatida na escola para alertar sobre direitos e deveres de cada um, deve-se ensinar as diferenças como algo normal, aceitar a cultura, religião, condição social, orientação sexual do outro, como primeiros passos para construir uma sociedade melhor, e isso só será possível se escola, sociedade e família trabalharem unidos. Segundo CAVALCANTI (2012) "a escola é, nessa linha de entendimento, um lugar de encontro de culturas, de saberes, de saberes científico e de saberes cotidianos, ainda que o seu trabalho tenha como referência básica os saberes científicos". A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro e o confronto entre culturas acontecem". É profícuo ficar claro que o processo de ensino/aprendizagem só ocorre se houver uma interação entre professor e aluno, a relação deve ser horizontal, já que a imposição de regras gera conflitos diretos com aqueles que se opõem as elas, assim como é oportuno ficar claro que as ações praticadas de forma irresponsável terão consequências e essas devem levar a uma reflexão do individual ao coletivo. Trabalhar com os alunos além do espaço escolar através das aulas de campo é uma maneira de fazer com que eles visualizem as múltiplas realidades e criem suas próprias concepções acerca das necessidades do outro, é fundamental para a construção do pensamento crítico que tenha esse encontro com as diferentes configurações sociais. Palavras-chave: Ensino, Sociedade, Cidadão, Geografia Referências ABICAIL, Carlos Augusto. Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.138-172, jan/abr 2002. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. A "GEOGRAFIA DO ALUNO" COMO REFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA Campinas, SP: Papirus, 2012. CAVALCANTI, Lana de Souza. SOUZA, Vanilton Camilo. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ.> Disponível em: www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Lana%20de%20Souza.pdf>Acesso em: 14.Outubro.2018. SELBACH, S. (Org.) Geografia e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:44"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAYNE SILVA VELOSO"
    "autor_nome_curto" => "ELAYNE"
    "autor_email" => "elayne-veloso@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52163
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2454
    "inscrito_id" => 479342
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => " FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Elayne Silva Veloso; elayne-veloso@hotmail.com; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA José Arilson Xavier de Souza; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA Eixo Temático: 6- Cidadania, direitos humanos e interculturalidade - com ênfase na educação em direitos humanos, na superação da violência e da indisciplina nas Escolas, em suas diferentes formas de manifestação. Resumo A educação no decorrer dos anos passou por diversas transformações. Esse processo ocorre à medida que a sociedade evolui. Logo, compete ao professor acompanhar tais mudanças no sentido de estruturar melhorias para o ensino, deve-se analisar a conjuntura social vivida e as diversas manifestações que ocorrem na sociedade. O processo de ensinar exige flexibilidade e inovação. E não se pode considerar um processo fácil mesmo com anos de experiência sempre há algo que se possa aprender. Considerando a historicidade, podemos analisar o ensino da ciência geográfica como uma evolução na sociedade, fundamental para formação do cidadão, haja vista, que abrange o espaço geográfico e tudo o que nele se insere. Ensinar geografia na contemporaneidade demanda preparação do profissional para a realidade que é vivenciada nas escolas, lidar com diferentes pensamentos e conseguir uma interação dos indivíduos não constituem uma tarefa fácil, é necessário reinventar-se a cada dia, e utilizar métodos inovadores, de modo a atingir toda a comunidade escolar. Para que isso ocorra à escola e os professores devem trabalhar em conjunto com a sociedade, e o aluno deve ter consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos e começar a entender as diferenças no âmbito social, "um professor de Geografia ensina quando ajuda o seu aluno a aprender e, portanto, a se transformar, e também quando permite que seus alunos transformem informação em conhecimento" (SELBACH, 2010, p. 41). O presente trabalho tem como objetivo enfatizar os problemas enfrentados pelos professores na formação de cidadãos críticos na sociedade. Nessa via, realizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: análise bibliográfica em artigos científicos, dissertações e sites que tratam sobre o tema proposto neste trabalho. Formar indivíduos críticos no meio social que se inserem é um dos desafios para os professores de geografia. O modelo de ensino adotado atualmente não deseja desenvolver cidadãos questionadores. Esse problema atinge a sociedade à medida que não se discutem temas relevantes como inclusão social, tolerância, respeito e cidadania. Nessa perspectiva, "cidadania está ligada à participação da vida coletiva incluindo reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência." ( CAVALCANTI e SOUSA, 2014, p.5). Vivemos em uma sociedade em que as relações se tornaram banais, dentre elas o respeito ao próximo e o direito de cada cidadão. Existe uma necessidade evidente de discutir temas que valorizem a humanidade. Para Abicail (2002), "é essencial refletir sobre a diversidade dos alunos que compõem as salas de aulas das escolas: diferentes culturas, diferentes valores, conhecimentos, interesses, etnias, religiões, orientação sexual, idades, enfim, diversidade de ser e agir, de viver e existir compartilhando o mesmo espaço. É fundamental na atual conjuntura social que a cidadania seja debatida na escola para alertar sobre direitos e deveres de cada um, deve-se ensinar as diferenças como algo normal, aceitar a cultura, religião, condição social, orientação sexual do outro, como primeiros passos para construir uma sociedade melhor, e isso só será possível se escola, sociedade e família trabalharem unidos. Segundo CAVALCANTI (2012) "a escola é, nessa linha de entendimento, um lugar de encontro de culturas, de saberes, de saberes científico e de saberes cotidianos, ainda que o seu trabalho tenha como referência básica os saberes científicos". A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro e o confronto entre culturas acontecem". É profícuo ficar claro que o processo de ensino/aprendizagem só ocorre se houver uma interação entre professor e aluno, a relação deve ser horizontal, já que a imposição de regras gera conflitos diretos com aqueles que se opõem as elas, assim como é oportuno ficar claro que as ações praticadas de forma irresponsável terão consequências e essas devem levar a uma reflexão do individual ao coletivo. Trabalhar com os alunos além do espaço escolar através das aulas de campo é uma maneira de fazer com que eles visualizem as múltiplas realidades e criem suas próprias concepções acerca das necessidades do outro, é fundamental para a construção do pensamento crítico que tenha esse encontro com as diferentes configurações sociais. Palavras-chave: Ensino, Sociedade, Cidadão, Geografia Referências ABICAIL, Carlos Augusto. Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.138-172, jan/abr 2002. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. A "GEOGRAFIA DO ALUNO" COMO REFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA Campinas, SP: Papirus, 2012. CAVALCANTI, Lana de Souza. SOUZA, Vanilton Camilo. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ.> Disponível em: www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Lana%20de%20Souza.pdf>Acesso em: 14.Outubro.2018. SELBACH, S. (Org.) Geografia e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:44"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAYNE SILVA VELOSO"
    "autor_nome_curto" => "ELAYNE"
    "autor_email" => "elayne-veloso@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Elayne Silva Veloso; elayne-veloso@hotmail.com; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA José Arilson Xavier de Souza; Universidade Estadual do Maranhão- UEMA Eixo Temático: 6- Cidadania, direitos humanos e interculturalidade - com ênfase na educação em direitos humanos, na superação da violência e da indisciplina nas Escolas, em suas diferentes formas de manifestação. Resumo A educação no decorrer dos anos passou por diversas transformações. Esse processo ocorre à medida que a sociedade evolui. Logo, compete ao professor acompanhar tais mudanças no sentido de estruturar melhorias para o ensino, deve-se analisar a conjuntura social vivida e as diversas manifestações que ocorrem na sociedade. O processo de ensinar exige flexibilidade e inovação. E não se pode considerar um processo fácil mesmo com anos de experiência sempre há algo que se possa aprender. Considerando a historicidade, podemos analisar o ensino da ciência geográfica como uma evolução na sociedade, fundamental para formação do cidadão, haja vista, que abrange o espaço geográfico e tudo o que nele se insere. Ensinar geografia na contemporaneidade demanda preparação do profissional para a realidade que é vivenciada nas escolas, lidar com diferentes pensamentos e conseguir uma interação dos indivíduos não constituem uma tarefa fácil, é necessário reinventar-se a cada dia, e utilizar métodos inovadores, de modo a atingir toda a comunidade escolar. Para que isso ocorra à escola e os professores devem trabalhar em conjunto com a sociedade, e o aluno deve ter consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos e começar a entender as diferenças no âmbito social, "um professor de Geografia ensina quando ajuda o seu aluno a aprender e, portanto, a se transformar, e também quando permite que seus alunos transformem informação em conhecimento" (SELBACH, 2010, p. 41). O presente trabalho tem como objetivo enfatizar os problemas enfrentados pelos professores na formação de cidadãos críticos na sociedade. Nessa via, realizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: análise bibliográfica em artigos científicos, dissertações e sites que tratam sobre o tema proposto neste trabalho. Formar indivíduos críticos no meio social que se inserem é um dos desafios para os professores de geografia. O modelo de ensino adotado atualmente não deseja desenvolver cidadãos questionadores. Esse problema atinge a sociedade à medida que não se discutem temas relevantes como inclusão social, tolerância, respeito e cidadania. Nessa perspectiva, "cidadania está ligada à participação da vida coletiva incluindo reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência." ( CAVALCANTI e SOUSA, 2014, p.5). Vivemos em uma sociedade em que as relações se tornaram banais, dentre elas o respeito ao próximo e o direito de cada cidadão. Existe uma necessidade evidente de discutir temas que valorizem a humanidade. Para Abicail (2002), "é essencial refletir sobre a diversidade dos alunos que compõem as salas de aulas das escolas: diferentes culturas, diferentes valores, conhecimentos, interesses, etnias, religiões, orientação sexual, idades, enfim, diversidade de ser e agir, de viver e existir compartilhando o mesmo espaço. É fundamental na atual conjuntura social que a cidadania seja debatida na escola para alertar sobre direitos e deveres de cada um, deve-se ensinar as diferenças como algo normal, aceitar a cultura, religião, condição social, orientação sexual do outro, como primeiros passos para construir uma sociedade melhor, e isso só será possível se escola, sociedade e família trabalharem unidos. Segundo CAVALCANTI (2012) "a escola é, nessa linha de entendimento, um lugar de encontro de culturas, de saberes, de saberes científico e de saberes cotidianos, ainda que o seu trabalho tenha como referência básica os saberes científicos". A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro e o confronto entre culturas acontecem". É profícuo ficar claro que o processo de ensino/aprendizagem só ocorre se houver uma interação entre professor e aluno, a relação deve ser horizontal, já que a imposição de regras gera conflitos diretos com aqueles que se opõem as elas, assim como é oportuno ficar claro que as ações praticadas de forma irresponsável terão consequências e essas devem levar a uma reflexão do individual ao coletivo. Trabalhar com os alunos além do espaço escolar através das aulas de campo é uma maneira de fazer com que eles visualizem as múltiplas realidades e criem suas próprias concepções acerca das necessidades do outro, é fundamental para a construção do pensamento crítico que tenha esse encontro com as diferentes configurações sociais. Palavras-chave: Ensino, Sociedade, Cidadão, Geografia Referências ABICAIL, Carlos Augusto. Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.138-172, jan/abr 2002. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. A "GEOGRAFIA DO ALUNO" COMO REFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA Campinas, SP: Papirus, 2012. CAVALCANTI, Lana de Souza. SOUZA, Vanilton Camilo. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ.> Disponível em: www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Lana%20de%20Souza.pdf>Acesso em: 14.Outubro.2018. SELBACH, S. (Org.) Geografia e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.