Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EFEITO FOTOELÉTRICO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

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Resumo O cenário do ensino de Física da educação brasileira vem perpassando por dificuldades, o que reflete na aprendizagem dos alunos, além disso, enfrentam práticas pedagógicas ultrapassadas, meios tradicionais que levam a uma formação descontextualizada com a realidade de uma sociedade informatizada. Nos últimos anos o ensino de Física vem sendo discutido por profissionais da área e muitas atividades têm sido desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Nesse sentido, as atividades visam ultrapassar as metodologias ditas tradicionais que se configuram em resoluções de exercícios repetitivos e aulas expositivas sem interação dos alunos, com isso, os recursos utilizados em sala de aula se restringem estritamente à teoria, com aplicação de fórmulas e memorização de leis, o que leva o aluno a não relacionar os conceitos estudados com os acontecimentos que ocorrem no cotidiano, dificultando seu aprendizado, tornando todo o processo de ensino e aprendizagem desmotivacional (FREITAS, 2017). Compreendendo que vivemos em um mundo tecnológico e a utilização de tecnologias digitais na educação é reiterada nos documentos oficiais e o ensino de Ciências visa formar cidadãos críticos e reflexivos, desenvolvemos atividades que estimulassem os estudantes compreenderem e aplicarem os conceitos discutidos em sala de aula em situações de seu cotidiano. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do efeito fotoelétrico, tema presente na unidade de ensino que engloba os conteúdos de Física Moderna, presente nos livros didáticos de Física do terceiro ano do ensino médio. O trabalho segue os pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Através da revisão de literatura construímos nosso referencial teórico que fundamenta este trabalho. A pesquisa teve dois objetivos: discutir os trabalhos de profissionais da área que utilizaram procedimentos didáticos que direcionaram a aprendizagem da Física por meio de sequências didáticas e, a elaboração de uma sequência didática que contemplasse um tema da Física Moderna na perspectiva de uma aprendizagem significativa e problematizada. A pesquisa consiste em demonstrar não apenas a elaboração, mas a importância desta, para o planejamento das etapas de trabalho com o aluno. A pesquisa se justifica, a fim de contribuir com o planejamento dos professores de Física do ensino médio que queiram inovar suas aulas envolvendo o conteúdo efeito fotoelétrico da Física Moderna. Como resultado da pesquisa, construímos uma sequência didática fundamentada nas ideias de Zabala (1998), Guimarães e Giordan (2013) e nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1990): problematização inicial; organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O conteúdo efeito fotoelétrico, por exemplo, desperta o interesse dos alunos, pois, diariamente estão em contato com os aparatos tecnológicos que se fundamentam nesse efeito e por sua vez, são oriundos da Física Moderna. No entanto, a Física Moderna quase não é abordada pelos professores de Física do ensino médio, mas é de grande importância para formação científica do aluno, visto que, estão em contato com os aparelhos eletrônicos, seja em casa, no supermercado ou no hospital. Dessa forma, alguns pesquisadores como Machado e Nardi (2007, p.91), retratam a importância da atualização curricular com vista à formação de cidadãos capazes de compreender a Física por trás das inúmeras tecnologias presentes no cotidiano, tais como, os computadores, o laser, GPS, equipamentos de raios x, lâmpada fluorescente, dispositivos e sensores eletrônicos, carros, aeroportos, celulares, entre outras tecnologias. Refletindo na perspectiva de um ensino problematizado caracterizado pela construção conjunta docente-discente do conhecimento, a sequência didática está organizada em cinco etapas, cada uma com 45 minutos. As atividades elaboradas buscam relacionar o conteúdo com o contexto cultural dos alunos, para que possam produzir os significados dos conceitos de uma maneira mais compreensível. O desenvolvimento da sequência didática em sala de aula foi planejado com discussões problematizadas, simulações computacionais, atividades experimentais e apresentação de vídeos. As atividades foram elaboradas com maiores detalhes em direção a uma abordagem sociointeracionista, ou seja, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos para posterior inserção de uma problematização com eixo central na reflexão, interação e sistematização dos saberes dos sujeitos para a construção do conhecimento. Portanto, esperamos que a metodologia empregada na elaboração da sequência didática auxilie o professor da área a trabalhar o conteúdo efeito fotoelétrico utilizando vários recursos didáticos, contribuindo para a construção do conhecimento do aluno. As atividades elaboradas por outros pesquisadores com esse viés de aprendizado proporcionam aos alunos que compreendam que eles também têm responsabilidade sobre sua aprendizagem e que não podem esperar passivamente pelos professores para que tenham todas as soluções, mas que busquem estas soluções em conjunto. Aos professores, que deixem simplesmente de transmitir conhecimento para assumir o papel de criador de situações estimulantes, através de situações problematizadas. Logo, o produto educacional elaborado, contribuí para isso, assim como, outros que possuí o mesmo viés. Por isso, a sequência didática é uma metodologia que estimula a investigação científica, valorizando o conhecimento prévio dos alunos para que discutam e sistematizem seus próprios conhecimentos. Palavras-chave: sequência didática, física moderna, efeito fotoelétrico Referências DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo - SP: Editora Cortez, 1990. FREITAS, F.F. O uso da Plataforma PhET para o Ensino do efeito fotoelétrico. Dissertação. 2017. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Formato do Resumo a ser enviados ao Enalic EFEITO FOTOELÉTRICO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO Patrícia do Nascimento Pereira patricianascimentopereira06@gmail.com Universidade Federal do Maranhão campus Dom Delgado, Maranhão, Brasil Hawbertt Rocha Costa Universidade Federal do Maranhão campus III Bacabal, Maranhão, Brasil Silvete Coradi Guerini Universidade Federal do Maranhão campus Dom Delgado, Maranhão, Brasil Eixo Temático: Eixo Temático: 1- Processos de Ensino e aprendizagem- com ênfase na inovação tecnológica, metodologia e práticas docentes. Agência Financiadora: (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA). Resumo O cenário do ensino de Física da educação brasileira vem perpassando por dificuldades, o que reflete na aprendizagem dos alunos, além disso, enfrentam práticas pedagógicas ultrapassadas, meios tradicionais que levam a uma formação descontextualizada com a realidade de uma sociedade informatizada. Nos últimos anos o ensino de Física vem sendo discutido por profissionais da área e muitas atividades têm sido desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. 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Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do efeito fotoelétrico, tema presente na unidade de ensino que engloba os conteúdos de Física Moderna, presente nos livros didáticos de Física do terceiro ano do ensino médio. O trabalho segue os pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Através da revisão de literatura construímos nosso referencial teórico que fundamenta este trabalho. A pesquisa teve dois objetivos: discutir os trabalhos de profissionais da área que utilizaram procedimentos didáticos que direcionaram a aprendizagem da Física por meio de sequências didáticas e, a elaboração de uma sequência didática que contemplasse um tema da Física Moderna na perspectiva de uma aprendizagem significativa e problematizada. A pesquisa consiste em demonstrar não apenas a elaboração, mas a importância desta, para o planejamento das etapas de trabalho com o aluno. 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