AULAS DE REFORÇO EM FÍSICA COMO PREPARAÇÃO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Carlos André Pereira Ximenes[1]/ carlosandrepereira6@gmail.com/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral Cirlane Ferreira De Sousa[2]/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado no ano de 1998, pelo MEC, com os objetivos fundamentais de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento das competências fundamentais entendido como exercício pleno da cidadania. (FRANCO; BONAMINO, 1999). A avaliação passou por mudanças e de acordo com a Matriz de Referência para o ENEM 2009, esse exame está estruturado sobre cinco eixos cognitivos fundamentais, que são comuns a todas as áreas do conhecimento. São eles: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação consistente e elaborar propostas de intervenção solidária na realidade (BRASIL, 2009). Os eixos cognitivos elencados estão inseridos em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, Ciências Humanas e suas Tecnologias. A partir de 2009 passou a substituir o vestibular de várias universidades federais, hoje é a principal seleção para o ingresso. Visando isso, a preparação para o exame é o principal foco das escolas de Ensino Médio. Dentre as quatro áreas do conhecimento que são abrangidas nesta avaliação, as Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma das que os alunos apresentam uma maior dificuldade nas resoluções de questões, em especial Física. A realização de aulas de reforço na área da Física com os alunos do 3º ano do ensino médio é uma alternativa para organizar os estudos, e assim, melhorar o desempenho dos discentes no exame, tendo em vista a importância da disciplina nessa área. Pensando nisto, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física, foi realizado aulas de reforço de Física para alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, com o intuito de contribuir com aprendizagem dos estudantes que iriam fazer o exame, para terem um bom desempenho em Física e consequentemente em Ciências da Natureza. Primeiramente investigamos as questões e os conhecimentos relacionados à Física presentes nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas edições de 2009 a 2015 do ENEM. Objetivamos verificar quais os principais conteúdos de Física que são abordados no exame com mais frequência e usá-los como referência para realização de aulas de reforço. Conforme Silva: Na prova de física do ENEM o aluno não tem a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na física básica. Nos últimos anos, observa-se que o ENEM vem cobrando muitas questões de energia, relacionadas ao consumo diário, distribuição de energia, etc. Cabe ressaltar que todas as informações cobradas na prova de física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente. (SILVA, 2015). Após a análise, constatamos as temáticas mais relevantes, que apareceram com mais frequência, sendo elas: mecânica, ondulatória, eletricidade, termologia e óptica. Sabendo disso, foi realizado um teste de sondagem com os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade no interior do Ceará; para saber deles suas principais dificuldades encontradas nos conteúdos de Física que são abordados no exame. Isso avaliou os conhecimentos dos alunos diante as competências exigidas pelo Enem. Com o resultado dos testes foram ministradas aulas de reforço divididas em módulos com os principais conteúdos abordados. Durante as aulas foram feitas explicações de cada temática, com resolução de questões referentes aos últimos exames. No encerramento foi realizado um pequeno simulado avaliando o desempenho dos alunos envolvidos, além disso, foi feita uma pesquisa de satisfação com os mesmos após a realização do Enem. Verificamos que as aulas de reforço contribuíram para que os alunos fizessem uma revisão dos conteúdos estudados ao longo do ensino médio e, sobretudo aprender aquilo que não tinham estudados e que tinham dúvidas. Os testes, como instrumento de coleta de dados, num primeiro momento apontaram que determinados conceitos não eram dominados pelos alunos. Mas, a partir dessas dificuldades, foi realizado aulas de reforço que promoveram um resultado positivo frente às deficiências apresentadas pelos discentes. Acreditamos que as aulas de reforço são fundamentais para contribuir para uma aprendizagem significativa, além de auxiliar na revisão de conteúdos, também incentivam e estimulam o público alvo a enfrentar tais desafios, bem como minimiza a lacuna existente entre o ensino público e privado. Palavras-chave: Aulas de reforço, ENEM, Física, Preparação Referências BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Matriz de Referência para o Enem 2009. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, Distrito Federal, 2009. FRANCO,C; BONAMICO, A. O Enem no contexto das políticas para o ensino médio. Química Nova na Escola, n. 10, p. 26-30, 1999. SILVA, M. C. D. A Física que cai no ENEM. Brasil Escola. Disponível em: