Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AULA DINAMIZADA DE BOTÂNICA: MÉTODO INOVADOR PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS

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As aulas diferenciadas buscam um aprimoramento no modelo educacional de ensino em vigor, e com a utilização de novos recursos pedagógicos vêm sendo incorporadas no dia a dia das escolas no ensino de Ciências e Biologia, podendo ser utilizadas como recurso metodológico bastante eficaz, a fim de integrar a aula teórica com o procedimento ensino-aprendizagem dos alunos (SILVA et al., 2014). A utilização de práticas na escola ajudam no desenvolvimento de considerações científicas, além de deixar os discentes instruírem-se como abordar objetivamente o seu mundo e como incluir recursos para os problemas complexos, por meio da observação e experimentação o discente torna-se capaz de produzir ou construir o conhecimento, a partir da informação recebida (MARQUES, 2012). O ensino de Biologia engloba diversas áreas de conhecimento, conceitos de difícil compreensão e falta de conexão com a realidade vivenciada por meio de abstrações ao tema. Muitos são os problemas apontados pelos discentes enfrentados em sala de aula com termos científicos que fogem da sua realidade e a falta de interesse por parte dos educandos tem sido cada vez mais intensa. Segundo Towata et al.(2010), o ensino de botânica ainda é repassado de forma teórica, com ênfase na reprodução das informações, falta de problematização e contextualização, implicando na ausência de associação entre conhecimentos prévios e a construção de novos saberes. Partindo desta ideia, o papel do docente é usar meios de ensino-aprendizagem que despertem o interesse do aluno. Assim, usando atividades atrativas por meio de aulas práticas, dinâmicas, jogos e gincanas que chamem a atenção do educando para o estudo de Botânica. O objetivo do trabalho foi aplicar uma aula prática e dinamizada no ensino de botânica, analisando a significância no processo de aprendizagem para alunos do ensino médio do IFTO- Campus Araguatins. A aula foi realizada em três turmas de ensino médio do 2º ano do Instituto Federal do Tocantins, no município de Araguatins-TO e aplicada pela professora da disciplina juntamente com três acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A ação foi dividida em quatro partes: Visualização do grão de pólen de 05 espécies de angiospermas; visualização das estruturas do musgo com auxílio de lupa; dissecação das flores de 03 espécies de plantas e um jogo de perguntas e respostas. Esse estudo se caracterizou como do tipo descritivo e com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes dos 2º ano do ensino médio, totalizando um número de 74 alunos (n=74). A coleta de dados foi por meio de questionários semiestruturados, que versavam sobre a utilização de métodos que facilitam a aprendizagem, a importância das práticas, interesse pela área da botânica, dificuldades em aprender a disciplina de Biologia, como o jogo didático ajudaria no seu aprendizado e a opinião dos alunos sobre as práticas realizadas na aula. Os dados do questionário foram apresentados em gráficos no Microsoft Excel 2010. Os resultados foram significativos, sendo escolhidas as questões com mais importância respondidas pelos indivíduos, foi perguntado aos discentes sobre o interesse pela área da Botânica quando os sujeitos da pesquisa responderam com maior frequência que o interesse aumentou após a aula diferenciada; em relação à importância de aulas práticas as três turmas expuseram que a aula prática é importante, pois ajuda na compreensão dos problemas, construir conhecimentos e facilita a memorização; sobre o jogo de perguntas e respostas, de que forma ajudaria na sua aprendizagem, foi respondido com maior expressão que pode ajudar na memorização, melhora o raciocínio e enriquece a oralidade e a escrita; foi indagado também a respeito sobre quais os métodos que mais facilitavam a aprendizagem dos alunos, expuseram que os métodos que mais facilitam a sua aprendizagem são por meio de aulas práticas e atividades lúdicas. Portanto, a aula foi significativa cujos resultados demonstraram que os alunos ficaram satisfeitos com a forma que foi abordada, assim ajudando no seu processo de ensino-aprendizagem possibilitando um maior conhecimento e interesse pela a área de Botânica apresentada. A experiência dessa aula foi muito interessante, pois se pôde observar o quanto os discentes aprenderam mais visualizando na prática as estruturas da flor, e como o jogo de bateria de perguntas resultou positivamente na sua memorização. Portanto, participar auxiliando em aulas práticas é de suma importância, pois nos ajuda a ter experiência na docência, na formação acadêmica e contribuindo com o conhecimento dos alunos. Enfatiza-se então a importância deste estudo, uma vez que vai contribuir com informações referentes à área educacional, bem como, fomentar novas discussões sobre as temáticas que envolvem a utilização de aulas práticas e atividades lúdicas. Portanto, esses métodos supracitados são mais eficazes que aulas teóricas expositivas. Palavras-chave: Aprendizagem, Botânica, Experimentação Referências MARQUES, N. L. R. As práticas experimentais no ensino de Ciências. Universidade federal do rio grande do sul, Instituto de física. Programa de pós-graduação em ensino de física. Rio Grande do Sul, 2012. MELO, J. F. R. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010. SILVA, P. F. R. S.; CAETANO, G. T. P., SILVA, A. P. A importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. In: V Encontro Nacional das Licenciatura, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação a Docência da UFRN, 2014, Natal. Professores espaço de formação. Natal, 2014. TOWATA, N; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

AULA DINAMIZADA DE BOTÂNICA: MÉTODO INOVADOR PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS Jair Cabral Rodrigues Júnior [1]/jaircabral69@gmail.com/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins Janaina Costa e Silva [2]/janaina.silva@ifto.edu.br/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins Educação e Resistência: a formação de professores em tempo de crise democrática Resumo As aulas práticas para o ensino de Biologia são inquestionáveis, sendo de suma importância para o ensino-aprendizagem, pois a experimentação é indispensável para a compreensão e construção do saber científico e as atividades práticas no ensino devem ter um lugar central na educação (MELLO, 2010). As aulas diferenciadas buscam um aprimoramento no modelo educacional de ensino em vigor, e com a utilização de novos recursos pedagógicos vêm sendo incorporadas no dia a dia das escolas no ensino de Ciências e Biologia, podendo ser utilizadas como recurso metodológico bastante eficaz, a fim de integrar a aula teórica com o procedimento ensino-aprendizagem dos alunos (SILVA et al., 2014). A utilização de práticas na escola ajudam no desenvolvimento de considerações científicas, além de deixar os discentes instruírem-se como abordar objetivamente o seu mundo e como incluir recursos para os problemas complexos, por meio da observação e experimentação o discente torna-se capaz de produzir ou construir o conhecimento, a partir da informação recebida (MARQUES, 2012). O ensino de Biologia engloba diversas áreas de conhecimento, conceitos de difícil compreensão e falta de conexão com a realidade vivenciada por meio de abstrações ao tema. 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