ALVES, Bruna Ribeiro Carvalho. A relevância do trabalho em equipe no espaço educacional. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51877>. Acesso em: 19/11/2024 12:48
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NO ESPAÇO EDUCACIONAL ALVES, Bruna Ribeiro Carvalho/ bu.carvalho@hotmail.com/ Centro Universitário São Camilo FREITAS, Mirian Teixeira de/ Centro Universitário São Camilo SILVA, Candal Géssica/ Centro Universitário São Camilo VIANA, Luciene da Silva/ Centro Universitário São Camilo Eixo Temático: Políticas públicas e identidade docente - com ênfase em referenciais políticos e epistemológicos sobre carreira e valorização dos professores. Resumo Trabalhar em equipe se tornou uma necessidade nas escolas e também na vida cotidiana, considerando que cada pessoa e/ou integrante do grupo possuem peculiaridades e a necessidade de terem seus espaços respeitados. Sob a perspectiva de que o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e de agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. O presente artigo tem por objetivo analisar a importância das interações escolares para um bom desenvolvimento no alcance dos objetivos de aprendizagem almejados pela escola, abordando a necessidade de um trabalho em equipe para o sucesso do ano letivo. Sendo necessário primeiramente entender os conceitos de grupo e equipe apresentados por Philippe Perrenoud (2000) e Alison Hardingham (2000), por serem palavras que sempre rodearam o âmbito escolar, como também entender o papel de cada equipe diante desse objetivo em comum. Considerando todas as características e o cenário pelo qual as escolas passam atualmente são apresentados conceitos e diferenças de grupo e equipe, além das características dos líderes e sua representação frente ao grupo, seus principais desafios; respeitando sempre as limitações de cada componente e o exercício de que todos têm um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da equipe (HARDINGHAM, 2002). O educador, como também a própria instituição de ensino precisa reconhecer o valor dos princípios pedagógicos que norteiam um trabalho em equipe eficaz, assim garantindo a eles próprios e também aos alunos boas experiências, proporcionando programas educacionais mais atrativos, prazerosos e significativos, a fim de se alcançar um melhor resultado no processo de ensino-aprendizado. Para trabalhar essas vertentes de forma dialogada, a metodologia se dividiu em dois momentos: primeiro foram realizados resumos dos livros dos autores Hardingham (2000) e Perrenoud (2000), identificando e explanando assim, o principal objetivo de cada autor de uma maneira sucinta e objetiva, em segundo momento foram realizadas pesquisas bibliográficas e sistemáticas tento como leituras principais Piaget (1936), Vygotsky (1988) entre outros renomados citados na pesquisa, buscando conhecimentos que relatem a temática sobre Trabalhar em Equipe. Segundo Perrenoud (2000, p.80) "trabalhar em conjunto torna-se uma necessidade, ligada mais a evolução do oficio do que a uma escolha pessoal". Observamos no capítulo 5 de seu livro 10 Novas Competências para Ensinar, cujo tema é Trabalhar em Equipe, apresenta que o trabalho em equipe possui níveis de interdependência entre os meios que objetivam explorar e desenvolver a coletividade, como por exemplo, a partilha de recursos, ideias e práticas entre determinados grupos que formam uma equipe, ou seja, esses elementos não podem ser trabalhados avulsamente, como também, afirma que se faz necessário o trabalho em conjunto para a evolução da atividade, explana que cada componente da equipe tem suas peculiaridades e a necessidade de terem seus espaços respeitados. A equipe escolar precisa ter a cooperação e saber administrar os interesses, superando as diversas fases de construção própria, até o êxito final que é a harmonia das ações coletivas convergidas para um objetivo (HARDINGHAM, 2002). Em um meio educacional, mais precisamente na escola, atuam profissionais com a mesma formação, bem como, com formação em áreas diversas do conhecimento, compondo uma equipe multidisciplinar que para alcançar seu objetivo de forma bem-sucedida requer a garantia de condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade. Sendo assim, são necessárias referências que partem de um líder para que a equipe não se perca e fique sem um traço rumo ao objetivo (HARDINGHAM, 2002). Para a efetividade da equipe é importante saber cooperar com o líder ou condutor do grupo, para que as desavenças sejam solucionadas, os prazos sejam cumpridos e os princípios, conteúdos e datas sejam programados. Através dessas experiências colaborativas proporcionadas pelo ambiente educacional, os membros poderão desenvolver suas capacidades críticas, conhecendo o "mundo" de cada colega que o cerca, podendo ser diferentes ou semelhantes (PERRENOUD, 2000). Percebe-se que o trabalho em equipe é fator principal para o bom desenvolvimento e evolução das empresas de quaisquer segmentos. De grande relevância também para os educandários, pois participam dessas instituições de ensino vários grupos, como: pais/responsáveis, alunos, professores, comunidade local, etc. Esta empresa educacional não diferente das demais, é preciso que o objetivo coletivo não dê lugar ao individualismo e egocentrismo. No âmbito escolar, com diversos segmentos, é preciso que haja a liderança e a cooperação. Liderança para reunir e unir todos para que desenvolvam suas habilidades em prol do educandário levando formação ao cidadão, e ainda, cooperação e partilha para que juntos todos tenham sucesso. Palavras-chave: Educação,Trabalho em Equipe, Liderança. Referências HARDINGHAM, Alison. Trabalho em Equipe. Tradução de Pedro Marcelo de Sá Oliveira e Giorgio Cappeli. São Paulo: Nobel, 2000. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 79-93. PIAGET, Jean. O Trabalho por Equipes na Escola. Tradução de Luiz G. Fieury. Revista de educação - Diretoria do Ensino do Estado de São Paulo, set/dez, 1936. VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alez N.; VILLA LOBOS, Maria da Penha (Trad.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 3.ed. São Paulo: Ícone, 1988. 228 p.