PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENEM PELOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARA APRENDIZAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS Diego Borges Silva/ diegob.silva13@gmail.com/ UNIFESSPA Aline Alves Moreira/ UNIFESSPA PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENEM PELOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARA APRENDIZAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS Diego Borges Silva/ diegob.silva13@gmail.com/ UNIFESSPA Aline Alves Moreira/ UNIFESSPA Kátia Regina da Silva/ UNIFESSPA Maria Margarete Delaia/ UNIFESSPA Narciso das Neves Soares/ UNIFESSPA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Um dos principais e constante debate dentro do campo educacional é sobre o ensino: o que ensinar? Como ensinar? Este debate se faz necessário devido às dificuldades de ensino e aprendizagem que aumentam a cada dia. Um dos processos mais utilizados para o diagnóstico da aprendizagem é o avaliativo. Nesse contexto, temos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é aplicado para alunos do ensino médio, a fim de avaliar os desempenhos em relação às competências desenvolvidas ao longo da educação básica, bem como selecionar para ingresso nos cursos de graduação. O exame aborda quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Dentre elas podemos destacar a matemática e suas tecnologias, pois a matemática é um conhecimento indispensável ao longo de nossa vida. Ela está inserida no cotidiano de todos, mesmo que não a percebam. Nos anos iniciais do ensino fundamental são ensinados os conceitos mais básicos dessa ciência, no entanto, a dificuldade em sua aprendizagem tende a crescer com o decorrer dos anos. Esta área necessita de conhecimentos específicos que são definidos na matriz de referência do Enem, como: numéricos; geométricos; noções de grandezas e medidas; estatística e probabilidade; algébricos. Voltamos nossa atenção para grandezas e medidas, um conteúdo de grande relevância e estreita relação com o cotidiano (RODRIGUES, 2006; FREITAS 2009). A partir dos dados divulgados nos últimos anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em relação à área de matemática, tendo sua média nacional de 518,5, podendo indicar um desempenho que pode ser considerado mediano dos participantes, o que nos conduz ao delinear como problema: quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá, Pará, para a aprendizagem do conteúdo de grandezas e medidas que está presente no Exame Nacional do Ensino Médio? E na tentativa de respondê-lo elaboramos o seguinte objetivo: identificar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Marabá-Pará, para a aprendizagem do conteúdo de grandezas e medidas que está presente no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizamos para fundamentação teórica autores, tais como: Cunha(2017); Dante(2007); Freitas(2009); Rodrigues(2006); Silva(2012); Trajano(2016). As abordagens metodológicas que utilizamos foram de cunho qualitativo e quantitativo (GIL, 1999), cuja coleta de dados foi feita por meio de um questionário direcionado a vinte e seis alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, entrevista semiestruturada com a professora da turma e observação em sala de aula. A escola que foi escolhida para realização da pesquisa é pública, localizada na zona urbana do município de Marabá-Pará. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que os alunos pesquisados estão na faixa etária entre 14 e 20 anos e que 42% deles afirmam que não gostam da disciplina de matemática, pois a consideram como uma disciplina complicada, de difícil compreensão e que eles não têm afinidade. A porcentagem de reprovação revelada pelos alunos na disciplina de matemática em séries anteriores é de apenas 8%. Com relação à vivência do aluno no ambiente escolar, 46% dos alunos pesquisados mantêm um bom relacionamento com a professora, 27% consideram como excelente e 27% como regular. Sendo o relacionamento entre colegas de classe um fator que pode interferir na aprendizagem, 50% dos alunos a avaliam como regular, 31% como excelente, 11% bom e 8% ruim. Quanto ao Enem, todos os alunos afirmaram que irão fazer a prova. Em relação ao tempo semanal dedicado para estudo fora do ambiente escolar, 20% dos alunos afirmam que dedicam entre trinta minutos e uma hora, 34% entre uma e duas horas, 20% entre duas e três horas, 13% entre três e quatro horas e 13% dizem dedicar mais de quatro horas. Esses dados mostram que os alunos dedicam pouco tempo extraclasse para estudos. A partir da comparação entre os resultados obtidos no questionário e entrevista, podemos notar uma contradição, quando a professora afirma que os alunos não estudam fora da escola, pois não resolvem os exercícios propostos para serem feitos em casa e isto pôde ser comprovado durante a observação em sala. Sobre os conteúdos de grandezas e medidas 88% dos alunos pesquisados afirmam já tê-los estudado. A professora entrevistada, diz que os alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem do conteúdo desde o ensino fundamental, devido ser pouco trabalhado em sala de aula. Os resultados obtidos através do questionário apontam que 73% dos alunos afirmam que enfrentaram dificuldades para aprender esse conteúdo. Durante as observações em sala de aula, foi possível notar que os alunos têm dificuldades em identificar os conteúdos relacionados a grandezas e medidas. Devido haver uma relação entre a geometria e os conteúdos relacionados a grandezas e medidas, como exemplo, área e volume, que são associados à sólidos geométricos, é necessário ter um conhecimento prévio de geometria para aprendê-los. Entretanto, a professora afirmou que a geometria é uma das áreas em que os alunos encontram maior dificuldade. Consideramos, por fim, a relevância do conteúdo de grandezas e medidas e as possibilidades de conexões com outras áreas de conhecimento que ele pode proporcionar, porém os alunos, desde as séries iniciais trazem consigo muitas dificuldades em matemática, que consequentemente, prejudica a compreensão e aprendizagem de novos conteúdos. Esperamos que os resultados obtidos contribuam para a elaboração e desenvolvimento de propostas de melhorias para o processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina nos diferentes contextos em que se inserem e não apenas no ENEM. Palavras-chave: Aprendizagem, Grandezas, Medidas. Referências CUNHA, Cézar Pessoa. A Importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 04. Ano 02, Vol. 01. pp 641-650, Julho de 2017. ISSN:2448-0959