Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES – UMA EXPERIÊNCIA BLENDED LEARNING

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No entanto, a desarticulação entre teoria e prática, a separação entre as pesquisas desenvolvidas na universidade e o trabalho nas escolas, resultam em um modelo de formação que visa a tecnicidade na formação de professores (GARRIDO e CARVALHO, 1999) com ausência das competências e habilidades didático-pedagógicas que possam alicerçar um aprendizado mais eficiente e eficaz em seus propósitos de sala de aula, que visem a aprendizagem autônoma dos alunos. Para isso, cabe ao professor formador escolher qual, quando, por quê, com quem e como utilizar recursos e metodologias diferenciadas que atendam às necessidades dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa se justifica pela necessidade do desenvolvimento de metodologias de ensino centradas no aluno. O docente precisa saber gerenciar e integrar diferentes ambientes de aprendizagem; organizar o material para o aluno em diferentes formatos, compreendendo que o acesso à informação pode se dar de diferentes formas, o que traz reflexos ao perfil do professor como facilitador no desenvolvimento de todos os participantes da interação social. É preciso sentir-se docente, mediador/provocador de desafios para que o aluno possa compreender sua autonomia e agir em sua realidade. Os fatores apresentados, até aqui, propõem a reformulação da formação docente, ou seja, formar um docente para a era digital. Destacam-se, para tanto, as habilidades para o século XXI como o proposto por Battes (2016) mediante a Conference Board of Canada: habilidades de comunicação; capacidade de aprender de forma independente; ética e responsabilidade; trabalho em equipe e flexibilidade; habilidade de pensamento; competências digitais e gestão do conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a opinião de graduandos de um curso de Letras, sobre a disciplina de Metodologias Ativas em Educação. Fundamenta-se emValente (2014), levando em conta os desafios do ensino superior na atualidade e a necessidade de mudar. Considera-se, nesta pesquisa, que o uso doambiente de aprendizagem deve ser pensado e organizado a partir dos fatores: humanos, pedagógicos, físicos ou tecnológicos, abstratos (MATTAR, 2014). Esses fatores auxiliam na elaboração do detalhamento dos objetivos de aprendizagem, bem como nas habilidades necessárias ao aluno para a adequada utilização do ambiente de aprendizagem, muitas vezes, híbrido (Blended learning)que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (VALENTE, 2014). Realizou-se a pesquisa-ação (TRIPP, 2005), uma vez que esta auxilia a aprimorar a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. A pesquisa-ação foi desenvolvida a partir de quatro ações: planejar, agir, observar e refletir. Os resultados apresentados são fragmentos de uma pesquisa sobre o uso de ambientes virtuais no ensino superior, com projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa pelo Parecer Consubstanciado de nº. CAAE: 85648018.7.0000.543. A disciplina de Metodologias Ativas em Educação foi ofertada aos alunos no modelo híbrido - online/presencial, possibilitando a criação de aulas e /ou objetos de aprendizagem, a saber: conceito de aprendizagem significativa, modelos híbridos de ensino, caso de estudo, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, jogos, games e gamificação em educação escolar. Participaram da pesquisa 25 graduandos de um curso de Letras, para os quais foi proposto a confecção de processofólio (CAMPBELL, CAMPBELL, DICKINSON, 2000, p. 281\u{AD}-282). Os portfólios contêm normalmente trabalhos acabados, os processofólios, ao contrário, proporcionam um insight tanto nos processos quanto nos produtos de aprendizagem dos alunos. Eles documentam os objetivos, os rascunhos e as revisões iniciais, incluem trabalhos iniciais assim como posteriores. Podem conter as anotações do aluno e também artigos ou fotos que influenciaram seu trabalho. Buscou-se a participação efetiva de toda a classe, sendo que o professor teve o cuidado em respeitar o perfil e necessidades de tempo e formas de aprendizado de cada aluno. As considerações finais, pautadas nas reflexões registradas no processofólio dos 25 graduandos indicaram que aulas que auxiliam na compreensão e elaboração de metodologias diferenciadas proporcionam reflexão crítica e motivam a autonomia na aprendizagem. Vale considerar que os graduandos registraram a dificuldade em implantar estas metodologias, tendo em vista o sistema educacional adotado, quer seja, em escolas privadas com sistemas de ensino planejados e sem abertura para outras atividades ou metodologias de ensino, bem como a não aprovação por parte de gestores de escolas públicas. Entretanto, quando a equipe de gestão entende a necessidade de se implantar novas metodologias de ensino tem-se a efetiva participação dos alunos nas aulas. Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino Híbrido, Metodologias Ativas. Referências BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução: João Mattar et al. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016 CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; DICKINSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. 2ª Ed. Porto Alegre. Artmed, 2000 GARRIDO, E.; CARVALHO, A. M. P. de. Reflexão sobre prática e qualificação da formação inicial docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 149-168, 1999. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018. MATTAR, J. Design Educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de: Oliveira, Lólio . Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31 , n. 3 , p. 443-4666, set/dez.2005. VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A formação docente para atuação em escolas de Educação Básica é realizadano contexto do Ensino Superior. De acordo com a premissa sustentada na formação do bom professor, necessário seria, apenas, dotá-lo de habilidades efetivas em comunicação e aprofundamento quanto a conhecimentos afeitos à disciplina que lecionaria. Constata-se que, só há alguns anos, a preocupação dos sistemas educacionais de educação superior voltou-se para a formação continuada desses profissionais. Não se pode negar a necessidade precípua quanto aos conhecimentos consistentes na área de conhecimento que se leciona, mas, o que se verifica é a ausência de práticas em sala de aula que saiam da rotina de leituras de textos, ainda que advindas de diversos portadores textuais, incluindo mídias digitais que resultam em aulas expositivas, abordando apenas teorias específicas. 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Esta pesquisa tem como objetivo descrever a opinião de graduandos de um curso de Letras, sobre a disciplina de Metodologias Ativas em Educação. Fundamenta-se emValente (2014), levando em conta os desafios do ensino superior na atualidade e a necessidade de mudar. Considera-se, nesta pesquisa, que o uso doambiente de aprendizagem deve ser pensado e organizado a partir dos fatores: humanos, pedagógicos, físicos ou tecnológicos, abstratos (MATTAR, 2014). Esses fatores auxiliam na elaboração do detalhamento dos objetivos de aprendizagem, bem como nas habilidades necessárias ao aluno para a adequada utilização do ambiente de aprendizagem, muitas vezes, híbrido (Blended learning)que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (VALENTE, 2014). 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