NETA, Maria De Lourdes Da Silva. Identidade docente: análises e considerações. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51466>. Acesso em: 26/12/2024 10:05
Resumo Atualmente são inúmeras as discussões sobre a formação de professores nas quais as pesquisas evidenciam os diversos aspectos formativos dos profissionais que atuam na educação básica e no ensino superior, pois alguns professores iniciam o magistério com dificuldades no contexto escolar, no trabalho em grupo, no desenvolvimento da autonomia, no trato com os aspectos pedagógicos e sociais, uma vez que ensino é um processo de trabalho constituído de diferentes componentes e sujeitos. No ensino superior os desafios são ainda maiores, porque o exercício da docência exige dos profissionais o desenvolvimento de diferentes saberes e competências. Desta feita, o objeto investigado foi o percurso trilhado para a constituição da identidade profissional de um grupo de professores que atuam no ensino superior, de forma específica em cursos de licenciatura e de tecnologia. Em se tratando da identidade docente recorremos especificamente ao percurso formativo dos professores. Tivemos como delimitação da pesquisa um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo geral compreender a constituição da identidade docente a partir da formação de professores de uma IES pública cearense, mostrando uma análise de dados feita nos currículos dos professores do referido campus, buscando enumerar a quantidade de profissionais habilitados ao magistério, assim queremos com esta pesquisa contribuir para a melhoria da formação dos professores que atuam na educação superior. O Referencial teórico básico recorreu aos estudos de Farias (2014), Fazenda (2001), Gauthier (1998), Tardif (2012), Prado e Cunha (2007), dentre outros, que nos auxiliaram a compor os dados apresentados no trabalho. A pesquisa utilizou como metodologia a abordagem qualitativa em que a intenção é a compreensão do objeto e não na sua explicitação ou avaliação, destacamos que utilizamos a dimensão quantitativa para melhor mostrar a realidade pesquisada, com isso utilizamos a dimensão bibliográfica e as fontes documentais tendo como base os currículos Lattes dos docentes dos quatro cursos superiores do IFCE, sendo duas licenciaturas e dois de graduação em tecnologia. Mediante esses aspectos, a pesquisa faz parte de um projeto macro, que busca compreender a docência universitária a partir de três categorias centrais a formação, os saberes e as práticas dos professores em três instituições de ensino superior, dentre essas, o IFCE. No Campus recorremos aos setores do IFCE para coletar informações sobre os docentes, inicialmente a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), setor responsável por fornecer a identificação e quantidade atualizada dos docentes do campus, logo após a busca foi realizada na Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA), onde foram fornecidas às disciplinas lecionadas pelos docentes nos semestres de 2014.1 a 2017.2. Após serem coletadas as informações dos setores, foi feito uma busca nome por nome nos currículos Lattes de cada professor para então ser organizada uma planilha no formato Excel, constituída a partir do dicionário de variáveis indicando a busca para a formação inicial, continuada e contínua dos docentes. No dicionário de variáveis o indicador da formação foi constituído pelos seguintes descritores: nome do professor, curso de graduação, tipo de graduação, titulação máxima, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, formação complementar, produções (bibliográficas, técnicas, artística), vínculo institucional, regime de trabalho, ano de ingresso na instituição, unidade em que trabalha e curso de origem. Com a pesquisa realizamos uma busca criteriosa nos currículos dos docentes, possibilitando conhecer as formações iniciais, assim como outras formações no decorrer da vida acadêmica que são importantes para suas carreiras na docência. Em contrapartida tivemos algumas dificuldades, como na busca dos currículos Lattes, pois a identificação utilizada pelos docentes era diferente das utilizadas pelos mesmos nos respectivos currículos, mas com uma perquirição minuciosa foram encontrados todos os currículos Lattes, a partir disso surgiu outro contratempo que foi encontrada na falta de informações em alguns currículos,como a formação complementar ou produções (bibliográficas, técnicas ou artísticas) ou até mesmo no seu vínculo institucional e até na sua carga horária de trabalho, com isso percebemos que nem todos os docentes do da instituição pesquisada atualizam seus currículos, dessa forma, buscamos alertar aos professores e pesquisadores sobre a relevância de atualizar os currículos na plataforma Lattes. A partir dessa análise nos currículos dos docentes pudemos perceber que a formação inicial, continuada e contínua dos mesmos fez um elo com as necessidades da atuação profissional como educadores, apesar de nem todos os docentes terem em sua formação inicial o título de licenciados. Foi constatado através dados coletados que nas formações contínuas ou complementares existiram vestígios da busca dos professores pelos aspectos que constituem a docência. Palavras-chave: Prática Docente. Ensino Superior. Identidade. Referências: FARIAS, Isabel Maria Sabino (et. al.). Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2014. FAZENDA, Ivani (org). Dicionário em Construção - Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez,2001. GAUTHIER, Clermont (et. al), Tradução Francisco Pereira. Por uma teoria da pedagogia:pesquisas contemporâneas sobre o saber docente - Coleção Fronteiras da Educação. UNIJUÍ, 1998. NÓVOA, Antonio. (org). Os Professores e sua Formação. Portugal: Publicações Dom Quixote,1995b. PRADO, Guilherme do Val Toledo; CUNHA, Renata Barrichelo (org.) Percursos de Autoria - exercícios de pesquisa. Campinas, SP: Alínea, 2007. PIMENTA, S. G. & ANASTASIOU, L. G. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez Ed, 2002: 279p. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.