ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU: UMA EXPERIENCIA NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO APLICATIVO QR-CODE
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O uso de tecnologias móveis está presente em nosso cotidiano, nesse sentido esta ação no ensino de Matemática pode ser um mecanismo facilitador na assimilação de conceitos e significados fundamentais para o aluno (OLIVEIRA, 2017). Ao ressaltar a importância de que o aluno consiga aprender por conta própria, Oliveira (2017) sugere que o professor deve auxiliar o aluno na sua busca pela aprendizagem, indo além de simplesmente repassar conteúdo. Com a orientação do professor o aluno pode pesquisar conteúdos das aulas em seus celulares, assim é possível a troca de ideias a respeito do conteúdo assimilado com o pesquisado (FREITAS E CARVALHO, 2017). Com o objetivo de utilizar o aparelho celular em sala de aula, desenvolveu-se a prática com a utilização do aplicativo Qr-code, como explicam Marques, Conceição e Silva(2017) os Qr codes são códigos de barras com duas dimensões, inventado por japoneses no ano de 1994, com licença livre, podem ser disseminados em diversas superfícies e materiais, no contexto do ensino de matemática podem ser inseridos em jogos, estudo de medidas e formas. Assim como o autor aponta para o uso de Qr-codes em jogos, esses podem ser feitos em jogos de tabuleiro ou em competições em grupo, nesse sentido a prática relatada foi desenvolvida com alunos do oitavo ano e o conteúdo abordado foi equações de primeiro grau com uma incógnita, as atividades já haviam sido codificadas e planejadas anteriormente, nesse sentido Oliveira (2017) explica que o planejamento das atividades com os métodos de ensino e avaliação adequadas respeitando a realidade e necessidade do público atendido na escola . Neste sentido, orientou-se os alunos para o download do leitor do aplicativo de Qr-Codes em seus celulares, posteriormente a sala foi dividida em grupos, para a escolha dos integrantes os alunos escolhiam um código e esse continha a descrição de azul ou vermelho, códigos que separavam os educandos em seus respectivos agrupamentos. As equipes recebiam os Qr-Codes simultaneamente, era feita a leitura dos códigos, e então a resolução destes que eram entregues para a correção. Os critérios de pontuação eram o desenvolvimento da resolução de forma correta e o tempo utilizado, sendo que o grupo que chegasse ao resultado esperado em menos tempo ganhava o ponto. Como resultados percebeu-se que a dificuldade estava na separação das incógnitas dos números, etapa que gerava confusão principalmente em relação aos sinais dos números. Percebe-se ainda que muitas vezes as operações básicas e suas regras não foram bem assimiladas pelos alunos, causando erros. 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