Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM.

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51389
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 55357
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM."
    "resumo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM. Fábio de Sousa Vieira fabiiosv2@gmail.com Jayana Lobo da Silva Farias jayanalobo@gmail.com Patrícia de Oliveira Vieira paty.vieira2017@gmail.com Eixo 01 RESUMO Aprendizagem é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultados de estudos, experiências, formações, raciocínios e observações. Aprender é um processo único em cada sujeito, e é passível de transformação e ampliação constante. A importância da aprendizagem no contexto de química está no reconhecimento analítico de mundo, na percepção para as resoluções de problemas atuais e relevantes para a sociedade. Este estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas por discentes do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores, na disciplina de Química. A abordagem metodológica adotada na pesquisa foi qualitativa, o tipo de pesquisa foi estudo de caso e as técnicas utilizadas foram, entrevista semi estruturada e observação participante. Foram realizadas entrevistas com seis alunos no mês de outubro de 2018 e observação participante durante os meses de agosto e setembro durante as aulas de Química. A partir de análises preliminares dos resultados, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades principalmente com os assuntos que necessitam de conceitos básicos das disciplinas de matemática e língua portuguesa. O principal obstáculo, na perspectiva dos alunos, com relação ao ensino de química, é a memorização de fórmulas e informações, compreensão e interpretação de modelos teóricos. Os discentes afirmaram que não gostam da disciplina, pois não compreendem os conteúdos, e demonstraram aspectos de desinteresse e desmotivação para estudar. Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Química, Ensino Médio REFERÊNCIAS www.scieelo.br//sciielo. TORRICELLI, E. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química. (Tese de livre docência) Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de educação, 2007. OLIVEIRA, G. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55357-29112018-121527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO DE SOUSA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51389
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 55357
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM."
    "resumo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM. Fábio de Sousa Vieira fabiiosv2@gmail.com Jayana Lobo da Silva Farias jayanalobo@gmail.com Patrícia de Oliveira Vieira paty.vieira2017@gmail.com Eixo 01 RESUMO Aprendizagem é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultados de estudos, experiências, formações, raciocínios e observações. Aprender é um processo único em cada sujeito, e é passível de transformação e ampliação constante. A importância da aprendizagem no contexto de química está no reconhecimento analítico de mundo, na percepção para as resoluções de problemas atuais e relevantes para a sociedade. Este estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas por discentes do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores, na disciplina de Química. A abordagem metodológica adotada na pesquisa foi qualitativa, o tipo de pesquisa foi estudo de caso e as técnicas utilizadas foram, entrevista semi estruturada e observação participante. Foram realizadas entrevistas com seis alunos no mês de outubro de 2018 e observação participante durante os meses de agosto e setembro durante as aulas de Química. A partir de análises preliminares dos resultados, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades principalmente com os assuntos que necessitam de conceitos básicos das disciplinas de matemática e língua portuguesa. O principal obstáculo, na perspectiva dos alunos, com relação ao ensino de química, é a memorização de fórmulas e informações, compreensão e interpretação de modelos teóricos. Os discentes afirmaram que não gostam da disciplina, pois não compreendem os conteúdos, e demonstraram aspectos de desinteresse e desmotivação para estudar. Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Química, Ensino Médio REFERÊNCIAS www.scieelo.br//sciielo. TORRICELLI, E. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química. (Tese de livre docência) Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de educação, 2007. OLIVEIRA, G. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-55357-29112018-121527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:15:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO DE SOUSA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM. Fábio de Sousa Vieira fabiiosv2@gmail.com Jayana Lobo da Silva Farias jayanalobo@gmail.com Patrícia de Oliveira Vieira paty.vieira2017@gmail.com Eixo 01 RESUMO Aprendizagem é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultados de estudos, experiências, formações, raciocínios e observações. Aprender é um processo único em cada sujeito, e é passível de transformação e ampliação constante. A importância da aprendizagem no contexto de química está no reconhecimento analítico de mundo, na percepção para as resoluções de problemas atuais e relevantes para a sociedade. Este estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas por discentes do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores, na disciplina de Química. A abordagem metodológica adotada na pesquisa foi qualitativa, o tipo de pesquisa foi estudo de caso e as técnicas utilizadas foram, entrevista semi estruturada e observação participante. Foram realizadas entrevistas com seis alunos no mês de outubro de 2018 e observação participante durante os meses de agosto e setembro durante as aulas de Química. A partir de análises preliminares dos resultados, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades principalmente com os assuntos que necessitam de conceitos básicos das disciplinas de matemática e língua portuguesa. O principal obstáculo, na perspectiva dos alunos, com relação ao ensino de química, é a memorização de fórmulas e informações, compreensão e interpretação de modelos teóricos. Os discentes afirmaram que não gostam da disciplina, pois não compreendem os conteúdos, e demonstraram aspectos de desinteresse e desmotivação para estudar. Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Química, Ensino Médio REFERÊNCIAS www.scieelo.br//sciielo. TORRICELLI, E. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química. (Tese de livre docência) Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de educação, 2007. OLIVEIRA, G. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.