Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM SANTOS/SP: MAPEAMENTO DE CONTEXTOS E PRÁTICAS

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Vincula-se, também, à pesquisa desenvolvida na Cátedra Paulo Freire da UniSantos, que tem entre seus objetivos investigar, de modo sistemático, a atualidade, a materialidade e possibilidades de recriação do legado freireano. Essa investigação objetiva identificar e mapear diferentes contextos e práticas educativas que possuam indícios de reinvenção da proposta pedagógica de Freire, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), começando pelo município de Santos. Acredita-se que, uma vez identificados, tais contextos e práticas possam se se constituir em lócus de pesquisas mais aprofundadas que permitam revelar condicionantes fundamentais para práticas educativas humanizadoras e recriações da proposta pedagógica de Paulo Freire. Para além de leituras que permitirão a compreensão da pedagogia de Freire (1987, 1992, 1996), autores como Eric Hobsbawm, Raymond Williams e David Harvey, poderão figurar nos estudos realizados, em um diálogo necessário com perspectivas da Sociologia e da História, importantes para a realização desta pesquisa. Em acréscimo, serão incluídos conceitos trabalhados por teóricos da área de Educação, que vêm se debruçando sobre a compreensão da educação crítico-emancipatória como um paradigma valioso para projetar e desenvolver propostas curriculares e de formação de educadores, tais como Beane (2003) e Imbernón (2009). Trata-se, portanto, de adensar a massa crítica de informações que permitam dizer da atualidade e do vigor do pensamento de Paulo Freire, hoje, tendo em vista ampliar possibilidades de análise de políticas e a práticas educativas e inspirar a construção de novas práxis, comprometidas com a justiça social. Essa pesquisa vai ao encontro da necessidade urgente de buscar conhecimentos que permitam gestar ações comprometidas com a transformação da ordem social injusta vigente, e inspirar a criação de novas políticas e práticas pedagógicas comprometidas com princípios democráticos. A obra de Freire é um convite à construção de uma esperança ativa e crítica de que uma outra educação, uma outra sociedade, mais justa e fraterna, é possível. Um aspecto essencial é, portanto, localizar os sujeitos e contextos que estão, cotidianamente, buscando superar as contradições intrínsecas à relação teoria-prática e, desenvolver, com coerência, ao lado dos oprimidos, outras formas de compreender e realizar a educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GIL, 2008), com enfoque qualitativo. Para localizar os contextos pesquisados, serão realizadas entrevistas com informantes críticos (GOMÉZ; FLORES; JIMENÉZ, 1986) e pesquisa documental (BARDIN, 2011). Os indícios do pensamento de Freire nos lócus identificados serão analisados por meio da construção de uma trama conceitual freireana, com centro na pedagogia humanizadora, que servirá como crivo para o mapeamento dos contextos e práticas educativas. Em acréscimo, buscar-se-á recuperar informações sobre a influência de Paulo Freire em experiências educativas na Baixada Santista, por meio de pesquisa documental e em produções acadêmicas registradas no site da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Embora se tenha consciência dos limites da pesquisa em relação àquilo que será possível identificar, analisar e registrar, espera-se que essa investigação possa produzir conhecimentos importantes sobre o legado freireano na RMBS, permitindo aprender com a história para refletir sobre o presente e projetar o futuro. Palavras-chave: Paulo Freire. Prática Pedagógicas. Mapeamento de Experiências. Historicidade. Referências BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem fronteiras, Pelotas, v. 3, n. 2, p. 91- 110, jul./dez. 2003. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio De Janeiro,1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, 1996. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 2008. GOMÉZ, Gregório Rodriguéz; FLORES, Javier Gil; JIMENÉZ, Eduardo García. Selección de Informantes y Recogida de Datos. In: Metodología de La Investigación Cualitativa.Ediciones Aljibe, 1996. . Acesso em 15 mar.. 2018 IMBERNÓN, Francisco. A formação permanente do professorado - novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. SAUL, Alexandre. A Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. HOBSBAWM, Eric. How To Change The World. São Paulo: Companhia das Letras, 2011."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A presença de Paulo Freire em Santos/SP: mapeamento de contextos e práticas Autor: Emilly Pereira Silva/ emillysilva@unisantos.br/ Universidade Católica de Santos (UniSantos) Autor: Alexandre Saul / asaul@unisantos.br/ Universidade Católica de Santos (UniSantos) Eixo Temático: Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Resumo O presente trabalho intitulado "A presença de Paulo Freire em Santos/SP: mapeamento de contextos e práticas", articula-se ao projeto "O pensamento de Paulo Freire: política, teoria e prática", desenvolvido no Grupo de pesquisa "Currículo e Formação de Professores: Diálogo, Conhecimento e Justiça Social" na Universidade Católica de Santos (UniSantos). Vincula-se, também, à pesquisa desenvolvida na Cátedra Paulo Freire da UniSantos, que tem entre seus objetivos investigar, de modo sistemático, a atualidade, a materialidade e possibilidades de recriação do legado freireano. Essa investigação objetiva identificar e mapear diferentes contextos e práticas educativas que possuam indícios de reinvenção da proposta pedagógica de Freire, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), começando pelo município de Santos. Acredita-se que, uma vez identificados, tais contextos e práticas possam se se constituir em lócus de pesquisas mais aprofundadas que permitam revelar condicionantes fundamentais para práticas educativas humanizadoras e recriações da proposta pedagógica de Paulo Freire. 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