(RE) EXISTÊNCIA NA LITERATURA INFANTO JUVENIL: A GORDOFOBIA EM FOCO Elen Zuila Pinheiro Da Silva/eleneedna@hotmail.com/UFPA-IEMCI/GEPASEA Elizabeth Orofino Lucio/UFPA-IEMCI/GEPASEA Eixo Temático: Alfabetização e letramentos - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico. Resumo A gordofobia vem sendo amplamente discutida e problematizada nos três últimos anos, graças às redes de pertencimento da web, como Facebook e Instagram, mas o preconceito e a discriminação contra pessoas com sobrepeso surgiram na década de 80 do século XX. Nessa época, a obesidade passou a ser vista como um mal a ser combatido pela medicina e o corpo magro começou a ser reconhecido como sinônimo de beleza e saúde, hipótese que perdura até os dias atuais. Diante do problema social que afeta a sociedade brasileira, no que diz respeito à constituição da gordofobia e sua ligação com a literatura infantil e juvenil, este estudo tem como propósito abordar a influência da literatura na construção da identidade de crianças que frequentam e que têm acesso a literatura infantil e juvenil, por meio das seguintes obras que abordam o tema: A pirueta da bailarina fofinha, de Francine Brandão e Carlota Bolota, de Cristina Porto. Dessa forma, busca-se compreender como ocorre a construção dos enunciados que compõem a narrativa. O método de análise se baseia no conceito de configuração textual proposto por Mortatti (2000), que o define como: "[...] as opções temático-conteudistas (o quê?) e estruturais-formais (como?) projetadas por determinado autor (quem?), que se apresenta como sujeito de um discurso produzido de determinado ponto de vista e lugar social (de onde?) e momento histórico (quando?), movido por certas necessidades (por quê?) e propósitos (para quê?) e visando a determinado efeito em um determinado tipo de leitor previsto (para quem?); assim como a circulação, utilização e repercussão logradas pelo projeto do autor ao longo da história (de leitura) do texto" (MORTATTI, 2000, p.15). O trabalho foi organizado da seguinte forma: primeiramente têm-se as informações a respeito do autor; do ilustrador e dos enunciados verbais e não-verbais dos livros utilizados para produção deste trabalho. Para tal, fez-se primeiramente um estudo teórico a respeito do panorama histórico da literatura infantil e da temática em questão. Os estudos e análises mostraram que o livro examinado apresenta elementos importantes para o cumprimento dos objetivos a que se propõe. Entretanto, em uma análise geral sobre a literatura infantil, com base na bibliografia de referência, compreendeu-se que tal literatura é ainda incipiente, permanecendo o desafio de enriquecê-la no sentido de contribuir para a construção da identidade da criança gorda na infância. Palavras-chave: Identidade; Literatura Infantil; gordofobia. . Referências: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 25.maio.2018. AMARAL, Ligia. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, J. G.(coord.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998, p. 11-30. ________. 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