APLICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO Maria Wirma da Costa Nascimento/wirninha201177@gmail.com/Faculdade de Educação de Crateús Francisco Thalis Ferreira Martins / Faculdade de Educação de Crateús Nilson de Souza Cardoso/Faculdade de Educação de Crateús Jaqueline Rabelo de Lima/Faculdade de Educação de Crateús Eixo Temático: Processo de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Caatinga em tupi-guarani significa "mata branca". É o nome dado à vegetação com aparência seca que é predominante na região semiárida nordestina e exclusiva do Brasil (ABILIO et al., 2010). Em função dessa caraterística, é frequente o discurso preconceituoso, resultado do desconhecimento das riquezas desse bioma. Andrade (2011) acredita que a difusão desses paradigmas, se dá em virtude da forma como o bioma é abordado didaticamente, na maioria das vezes, negativamente. Mediante esse relato, Dourado (2012) destaca que a educação exerce um papel social de notória importância nesse contexto ambiental, contemplando esse assunto aos alunos de forma interativa, por meio de métodos que possibilitem a relação entres os conteúdos e a realidade local. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe como plano para os currículos escolares a difusão de conhecimentos necessários para que os alunos compreendam as interações e as relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem, compreendendo de maneira exitosa o Ensino de Ciências (BRASIL, 2017). Nesse viés, de superação desses erros conceituais, este trabalho objetivou propor metodologias que sejam capazes de desconstruir essas percepções equivocadas, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas para contextualização do semiárido nordestino com estudantes do ensino fundamental, da rede pública de Crateús, município do Ceará, com vista à produção de materiais didáticos contextualizados às temáticas locais. Esta pesquisa apresenta um caráter qualitativo e todas as ações desenvolvidas foram relatadas nos materiais didáticos e científicos, a partir da produção de capítulos de livros, artigos e cartilhas que se embasaram no contexto do programa Novos Talentos, criado pela portaria de Nº 173, de 06 de dezembro de 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que objetiva, entre outros, tornar o conhecimento científico acessível a professores e estudantes da educação básica da Escola Pública, aproximando-o de seu cotidiano e visando à transformação da realidade (BRASIL, 2012). Este trabalho apresenta a experiência da produção de capítulos do livro "Educação científica no Programa Novos Talentos: integração entre a universidade e as escolas", distribuído em cento e cinquenta páginas, organizado e orientado por doutores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e versa especificamente sobre a produção que relatam experiências vivenciadas ao longo da ação temática: Educação Ambiental (EA): conhecendo a Caatinga. As etapas percorridas para resultado desse trabalho consistiu em: 1) Formação de Grupos de Trabalhos (GT) entre os bolsistas do Projeto; 2) Elaboração do cronograma de atividades; 3) Desenvolvimento dos planos de aula para orientação e condução das práticas, contendo detalhamento de horários, descrição das metodologias propostas, dentre as quais, foram empregadas a utilização de vídeos-aula, leitura de artigos, desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos, aula de campo, entre outras; 4) Apresentação prévia da ação aos coordenadores do projeto para análise e sugestões; 5) Escolha da escola, bem como da turma a ser trabalhada, levando em consideração o ano em que é abordado a temática EA, e para isso, analisou-se o livro didático utilizado na escola e a BNCC; 6) Por fim, execução das práticas pedagógicas que englobou os seguintes conteúdos: fauna e flora característica da Caatinga; clima e solo; atividades antrópicas no bioma. A produção desse livro científico contendo práticas pedagógicas para tratar a Caatinga em um víeis da contextualização e interdisciplinariedade, constitui-se, sem dúvida em um resultado que irá inserir no cotidiano da escola discussões relativas à temática, por meio de ações educativas articuladas que voltem à atenção para a compreensão do ambiente que estão inseridos. Segundo Medeiros (2011), a escola é ainda o espaço mais apropriado para implementar atividades que incentivem o aluno no desenvolvimento de valores que direcione-o à práticas harmoniosas com o ambiente. Nesse sentido, a elaboração desses capítulos de livros contendo os relatos de todas as práticas dos GT, configurou-se antes de tudo, como uma estratégia de desmitificação do pensamento de que a Caatinga trata-se de um bioma com características atípicas em biodiversidade e importância biológica, e incentivo aos leitores pela busca de práticas contextualizadas que garantam a aprendizagem significativa da comunidade escolar, ao passo em que incentiva o conhecimento do ambiente em que vivem. Não obstante, pretende-se que, as práticas descritas nos capítulos possam ser facilmente reproduzidas em outros contextos e/ou semelhantes, sobretudo, na perspectiva de difundir informações das riquezas biológicas predominantes na Caatinga, bem como, apresentar possibilidades de estratégias de contextualização para promover a educação do semiárido pautada em sua preservação e conservação. Palavras-chave: Educação Ambiental, Região da Caatinga, Contextualização do ensino. Referências ABÍLIO, F. J. 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