O texto trata dos primeiros passos do grupo de alunos da Licenciatura em Matemática da UFJF/MG no projeto PIBID - 2018. Os objetivos do projeto são: complementar a formação integral do estudante da Licenciatura em Matemática tendo como base o conhecimento da dinâmica da escola e a utilização de recursos didáticos diversos, de tal maneira que interfira e contribua na prática pedagógica dos supervisores da educação básica da rede pública e na formação inicial dos alunos bolsistas. As ações do projeto, desenvolvidas em duas escolas, são divididas em três fases (Ambientação, Inserção do bolsista no ambiente escolar e Aperfeiçoamento do bolsista no domínio da Língua Portuguesa) cada dividida em Estratégias e estas num conjunto de Ações. As primeiras ações desenvolvidas foram: apresentação dos bolsistas aos supervisores e discussão das normas da escola, à comunidade escolar, aos estudantes da escola e familiarização dos bolsistas com o entorno escolar. Esta fase foi desenvolvida utilizando o preenchimento dos diários de campo, registros por fotos e conversas com pessoas responsáveis nos locais pesquisados. Seguida do estudo do Projeto Político Pedagógico, legislação e orientações curriculares, livros e participação em reuniões pedagógicas, de conselho de classe e o desenvolvimento da expressão escrita por meio da redação de atas das reuniões semanais, produção de relatórios e atividades de registro. As ações são monitoradas pelas reuniões semanais para acompanhamento e reflexão das ações em curso e avaliação permanente visando o replanejamento das atividades. Além das fases anteriores elencadas, os bolsistas da licenciatura em Matemática estão envolvidos em projetos relacionados à Educação Financeira Escolar e a elaboração de material para o atendimento a alunos com surdes e a implantação de um laboratório de Educação Matemática em uma das escolas, ações estas que daremos ênfase neste texto.