A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS DO CAMPUS I Ângela Maria Marques/ angelammarque@gmail.com/ Universidade Estadual de Alagoas Maria José de Brito Araujo/ Universidade Estadual de Alagoas Eliane Bezerra da Silva/ Universidade Estadual de Alagoas Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas Resumo A presente pesquisa analisa a importância do componente curricular estágio supervisionado no Curso de licenciatura em Pedagogia como uma atividade que se propõe desenvolver a compreensão das teorias estudadas, a reflexão sobre a prática pedagógica e a instrumentalização do futuro professor(a). De acordo com o parecer CNE/CP nº. 5/205, "o Estágio Curricular pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário..." (SILVA, 2012). De acordo com o projeto de estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas, esse componente curricular tem a finalidade de preparar o aluno para a realidade que enfrentará no contexto escolar, ressaltando a necessidade da pesquisa no estágio e a partir daí formular sua base de sustentação pedagógica (MARQUES, 2015). Assim, o estágio curricular se trata de um momento e de um local que propicia aos futuros licenciados o domínio de conhecimentos indispensáveis à sua profissão. Nesse sentido, esse componente curricular vem sendo discutido, tendo em vista que a experiência de estágio possibilita, ao futuro professor atuar em seu campo de trabalho aliando a teoria aprendida à prática pedagógica. As Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia, estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº. 1, de 15 de maio de 2006, reforçam a seriedade da prática profissional na formação dos professores, ao constituírem, que para a complementação dos estudos os alunos deverão cumprir atividades de estágio Supervisionado (Art. 7º). Dessa maneira, o componente estágio curricular sucede aos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da licenciatura proporcionando ao licenciando o primeiro contato com a prática pedagógica. Segundo Barbosa; Amaral, (2009, p.7), "Os períodos de estágio supervisionado possibilitam essa articulação propiciando atividades complementares de ensino e aprendizagem aos futuros professores por meio da vivência de situações reais de trabalho em diferentes contextos com acompanhamento de um professor orientador". Seguindo a mesma linha de raciocínio, Pimenta; Lima (2004, p.145), destaca que "o trabalho do professor ao ensinar os conteúdos específicos muitas vezes se desenvolve direcionados para o conhecimento cognitivo, onde o importante mesmo é o domínio dos conhecimentos daquela área". Essas práticas são geralmente centradas em conteúdos distantes das realidades dos alunos e do contexto em que estão inseridos o que torna as aulas formais, voltadas para a disciplina trabalhada. Desse modo, levanta-se a seguinte questão: Qual a importância do Estágio nos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de professor(a)? Partindo dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos licenciandos em pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, campus I, sobre a relevância do estágio para a formação da profissão professor (a). Com a intenção de respaldar o objetivo da pesquisa, a metodologia aplicada é bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete licenciandos do 8° período de pedagogia da UNEAL. No decorrer da realização do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental, foram observados alguns aspectos relevantes da prática pedagógica e do desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. Utilizou-se as seguintes questões: no desenvolvimento de estágio de observação e prática como foi percebido a metodologia do professor(a)?Quanto as relações interpessoais em sala de aula, como se dava o clima de harmonia entre professor(a) e alunos? O currículo desenvolvido em sala de aula estava relacionado com a cultura da comunidade escolar? Até que ponto o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental contribuiu para a construção da identidade para docência? As falas das entrevistadas evidenciaram que a experiência de estágio traz diversas contribuições para a formação de professores, sendo essencial que a prática que proporciona a ação e a reflexão diante das situações cotidianas das escolas tenha cada vez mais seriedade. "Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem" (JANUÁRIO, 2008, p. 3). No que se refere à metodologia utilizada pelo docente titular, além da realidade vivenciada na sala de aula do estágio, analisando as respostas das pesquisadas, percebem-se que além dos benefícios citados, o estágio também oferece a chance do licenciando utilizar diversas metodologias, podendo configurar seus métodos de acordo com a situação vivida, e com esse contato com a realidade os mesmos podem refletir ainda sobre a escolha da referida profissão. O momento de estágio proporciona ao acadêmico o compromisso em assumir uma sala de aula e colocar em prática o que tanto se estudou e aprendeu na universidade, sempre respeitando a diversidade da turma, individualidade e realidade de cada criança, e a comunidade na qual a escola está inserida. Moraes; Nascimento (2012, p. 08) corroboram afirmando que "A vivência no estágio proporcionou reconhecer sua importância para o ingresso na carreira docente. A partir dele percebe-se a sala de aula como um local prazeroso, porém, desafiador[...]". Por fim, as entrevistadas são indagados sobre a importância do estágio para sua formação, os resultados apontaram que o estágio é percebido como algo positivo, que proporciona ao estagiário aliar teoria e prática. Constata-se ainda a contribuição desse componente curricular para a construção da identidade profissional. Diante das respostas obtidas, compreende-se quão significativo é o Estágio Curricular Supervisionado, pois, pode-se obter um grande avanço quanto à qualidade da formação docente, principalmente com a colaboração dos docentes da disciplina em questão, desta forma é indispensável ressaltar a importância que o estágio tem para a compreensão dos aspectos teóricos, diante das ações e métodos desses futuros professores. Dessa forma, é notória a importância do estágio na formação docente, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visto que o profissional em pedagogia sempre estará em busca de novos conhecimentos e práticas pedagógicas em favor de facilitar o aprendizado do aluno. Portanto, a pesquisa realizada aponta que o estágio proporcionou ao acadêmico experiências que o ajudou a conhecer a profissão professor e a construir a identidade profissional do futuro licenciado(a). Palavras-chave: Estágio. Formação de professor. Prática pedagógica. Identidade profissional. Referências BARBOSA.A.M;AMARAL.T. A contribuição do estágio supervisionado na formação do pedagogo. IX Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2049_1600.pdf> Acesso em: 24, Ago. 2018, 17:07. JANUARIO, Gilberto. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. Campinas, 2008. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Arti go_Gilberto_06.pdf> Acesso em: 27, ago. 2018, 11:45:35. MARQUES, A.M; ALMEIDA, C. C. R. Regulamento do Estágio Supervisionado. Campus I Arapiraca. 2015 MORAES.C.T;NASCIMENTO.M.C.M.O estágio curricular nos anos iniciais do ensino fundamental: sua importância na formação e atuação do futuro professor.Revista eletrônica Pro-docência/Uel. Edição Nº. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013.ISSN 2318-0013.Disponível em:http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%206%20%20p.%2057%20A%2066.pdf> Acessado em: 08 Ago. 2018, 14:00 PIMENTA, S. G. LIMA. M. L.S.L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez. 2004. SILVA, N. R. G. Estágio Supervisionado em pedagogia. São Paulo: Editora Alínea, 2011.