A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51254 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 52293 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES Bibiane de Fátima Santos [1]/santosbibiane1999@gmail.com /Universidade Federal de Alagoas Daiana Lucia Genu da Silva [2]/ Universidade Federal de Alagoas Saulo Verçosa Nicácio [3]/ Universidade Federal de Alagoas Maria Danielle Araújo Mota [3]/ Universidade Federal de Alagoas Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo O progresso humano tem sido notável em quase todas as áreas, entretanto surgem dúvidas sobre a continuidade desse avanço (MARTINE & ALVES, 2015). Esse avanço desencadeou um consumismo exacerbado e, consequentemente, a produção de materiais insustentáveis (descartáveis) distribuídos em todas as localidades do mundo, desenvolvendo prejuízos para todos os seres vivos. Em vista de que essa problemática também é vista nas escolas, essa pesquisa teve como objetivo levar para estudantes, a importância desse tema e as suas consequências junto com os 17 objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo até 2030, com o propósito de que os estudantes reflitam com a sua própria realidade e desenvolvam ações para mudar seu ambiente. Por meio de uma aplicação de questionários em uma escola pública, foi observado se os modelos didáticos desenvolvidos pelos estudantes estavam claros e se simulavam a realidade, além da veracidade das informações durante as apresentações sobre sustentabilidade envolvendo os próprios problemas regionais, durante a feira de ciências da escola. A experiência foi bastante exitosa, pois muitos estudantes acreditavam que sustentabilidade era restrita a educação ambiental, porém quando começaram a descobrir mais sobre o tema, começaram a constatar outras temáticas como, por exemplo, a busca de igualdade de gênero, qualidade de vida e a redução da pobreza, e isso foi despertando cada vez mais curiosidades, no que resultou diversas apresentações e modelos que simulavam os problemas mais comuns deles. Para mais, esse projeto foi além dos muros da escola, pois teve a interação dos pais com a preparação de materiais reutilizados e reciclados. De acordo com Steigenberg (2007, p. 7) "Por ser local de conhecimentos científicos a escola pode contribuir com a família para essa prática educacional mais abrangente". Com um projeto simples, incentivando que os estudantes busquem informações, eles conseguiram pensar nas problemáticas da realidade onde estavam inseridos e propuseram para os telespectadores o que causava e como solucionar aqueles tristes fatos. Com o desenvolvimento desse projeto, fica evidenciado a importância de tratar assuntos de relevância global dentro da escola, pois, é através dos jovens que a mudança no meio ambiente se torna realidade, ou seja, por meio da educação podemos mudar as pessoas, que são elas que mudam o mundo. Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino de Ciências, Feira de Ciências Referências AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia?.1ª edição. São paulo: Annablume, 72 p. 2006. ISBN 85-7419-588-x. Disponível em: Acesso em 17 set 2028. ALVES, M. I. R.; et al. Avaliação da contaminação por pesticidas organoclorados em recursos hídricos do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.15, p.67-74, 2010. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. ARAÚJO, M. B. C. e COSTA, M. F. Lixo no ambiente marinho. Ciência Hoje, vol. 32, nº 191, 2003. Disponível em Acesso em: 17 set 2018. BADAWI, C. Aproveitamento Integral dos Alimentos: Melhor Sobrar do que Faltar, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2018. BOAL, D. G. e MARQUES, P. H. C. AQUECIMENTO GLOBAL: Estratégias de educação ambiental no âmbito do ensino fundamental. Cadernos PDE, vol 1. Paraná, 2013. Disponível em: Acesso: 17 set 2015. DORES, E. F. G. C. e FREIRE, E. M. de L. Contaminação do ambiente aquático por pesticidas. Estudo de caso: Águas usadas para consumo humano em Primavera do Leste, Mato Grosso - Análise preliminar. Química Nova, v.24, p.27-36, 2001. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. FREIRE, Paulo. Educação e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: Acesso em 17 set 2018. GRAÇA, Cristina Seixas. Direito ao desenvolvimento. Revista Eletrônica Mensal do Centro de Pesquisas Jurídicas, Unifacs, n. 24, março de 2004. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. JACOBI, P. R. et al. Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio, Edition: 1, Chapter: Parte II, Capítulo 4, Publisher: IEE/USP, pp.50-61. Disponível em: Acesso em 17 set 2018. LEITE, B. S. SALA DE AULA INVERTIDA: Uma análise das contribuições e de perspectivas para o Ensino de Química. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, pg: 1591-1596, Sevilla, 2017. Disponível em: Acesso" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-52293-24112018-170942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIBIANE DE FÃTIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "BIBIANE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51254 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 52293 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES Bibiane de Fátima Santos [1]/santosbibiane1999@gmail.com /Universidade Federal de Alagoas Daiana Lucia Genu da Silva [2]/ Universidade Federal de Alagoas Saulo Verçosa Nicácio [3]/ Universidade Federal de Alagoas Maria Danielle Araújo Mota [3]/ Universidade Federal de Alagoas Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo O progresso humano tem sido notável em quase todas as áreas, entretanto surgem dúvidas sobre a continuidade desse avanço (MARTINE & ALVES, 2015). Esse avanço desencadeou um consumismo exacerbado e, consequentemente, a produção de materiais insustentáveis (descartáveis) distribuídos em todas as localidades do mundo, desenvolvendo prejuízos para todos os seres vivos. Em vista de que essa problemática também é vista nas escolas, essa pesquisa teve como objetivo levar para estudantes, a importância desse tema e as suas consequências junto com os 17 objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo até 2030, com o propósito de que os estudantes reflitam com a sua própria realidade e desenvolvam ações para mudar seu ambiente. Por meio de uma aplicação de questionários em uma escola pública, foi observado se os modelos didáticos desenvolvidos pelos estudantes estavam claros e se simulavam a realidade, além da veracidade das informações durante as apresentações sobre sustentabilidade envolvendo os próprios problemas regionais, durante a feira de ciências da escola. A experiência foi bastante exitosa, pois muitos estudantes acreditavam que sustentabilidade era restrita a educação ambiental, porém quando começaram a descobrir mais sobre o tema, começaram a constatar outras temáticas como, por exemplo, a busca de igualdade de gênero, qualidade de vida e a redução da pobreza, e isso foi despertando cada vez mais curiosidades, no que resultou diversas apresentações e modelos que simulavam os problemas mais comuns deles. Para mais, esse projeto foi além dos muros da escola, pois teve a interação dos pais com a preparação de materiais reutilizados e reciclados. De acordo com Steigenberg (2007, p. 7) "Por ser local de conhecimentos científicos a escola pode contribuir com a família para essa prática educacional mais abrangente". Com um projeto simples, incentivando que os estudantes busquem informações, eles conseguiram pensar nas problemáticas da realidade onde estavam inseridos e propuseram para os telespectadores o que causava e como solucionar aqueles tristes fatos. Com o desenvolvimento desse projeto, fica evidenciado a importância de tratar assuntos de relevância global dentro da escola, pois, é através dos jovens que a mudança no meio ambiente se torna realidade, ou seja, por meio da educação podemos mudar as pessoas, que são elas que mudam o mundo. Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino de Ciências, Feira de Ciências Referências AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia?.1ª edição. São paulo: Annablume, 72 p. 2006. ISBN 85-7419-588-x. Disponível em: Acesso em 17 set 2028. ALVES, M. I. R.; et al. Avaliação da contaminação por pesticidas organoclorados em recursos hídricos do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.15, p.67-74, 2010. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. ARAÚJO, M. B. C. e COSTA, M. F. Lixo no ambiente marinho. Ciência Hoje, vol. 32, nº 191, 2003. Disponível em Acesso em: 17 set 2018. BADAWI, C. Aproveitamento Integral dos Alimentos: Melhor Sobrar do que Faltar, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2018. BOAL, D. G. e MARQUES, P. H. C. AQUECIMENTO GLOBAL: Estratégias de educação ambiental no âmbito do ensino fundamental. Cadernos PDE, vol 1. Paraná, 2013. Disponível em: Acesso: 17 set 2015. DORES, E. F. G. C. e FREIRE, E. M. de L. Contaminação do ambiente aquático por pesticidas. Estudo de caso: Águas usadas para consumo humano em Primavera do Leste, Mato Grosso - Análise preliminar. Química Nova, v.24, p.27-36, 2001. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. FREIRE, Paulo. Educação e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: Acesso em 17 set 2018. GRAÇA, Cristina Seixas. Direito ao desenvolvimento. Revista Eletrônica Mensal do Centro de Pesquisas Jurídicas, Unifacs, n. 24, março de 2004. Disponível em: Acesso: 17 set 2018. JACOBI, P. R. et al. Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio, Edition: 1, Chapter: Parte II, Capítulo 4, Publisher: IEE/USP, pp.50-61. Disponível em: Acesso em 17 set 2018. LEITE, B. S. SALA DE AULA INVERTIDA: Uma análise das contribuições e de perspectivas para o Ensino de Química. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, pg: 1591-1596, Sevilla, 2017. Disponível em: Acesso" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-52293-24112018-170942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIBIANE DE FÃTIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "BIBIANE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }