A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS - TO Watyna Lopes de Sousa¹/ watyna_wwvd@hotmail.com/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins. Miriam Carvalho dos Santos²/IFTO - Campus Araguatins. Kassio Matheus de Carvalho³/IFTO - Campus Araguatins. Jaciara Costa Silva4/IFTO - Campus Araguatins. Félkesom Marinho Ferreira5/IFTO - Campus Araguatins. Juliana Barros Carvalho6/IFTO - Campus Araguatins. Eixo Temático: (Processos de ensino aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes) Resumo Nota-se que a Didática atualmente, é o resultado de um longo processo histórico, influenciado por questões sociais, sendo que possui diferentes práticas pedagógicas e ideais. No período jesuítico (1549 a 1759), por exemplo, uma proposta conhecida como Metodologia de Ensino que era caracterizado justamente pela não criticidade e influenciada fortemente por princípios religiosos (NETO; MARCIEL,2008). Como cita De Albuquerque (2002) a grande realização jesuíta no país, no entanto, consistiu nos seus colégios de acordo com o "Ratio Studiorum". Os professores que ministravam instrução recebiam a mais perfeita formação para poderem desempenhar a sua tarefa, devendo ser atribuída à ordem dos Jesuítas a introdução da prática de formação de professores (ALBUQUERQUE,2002). A importância do movimento escolanovista disseminou diretamente na Didática, que de acordo com Veiga (1992), passou a acentuar o caráter prático-técnico do processo de ensino-aprendizagem, onde teoria e prática são justapostas. A Didática atualmente desempenha um papel de grande importância na formação de alunos, pois é responsável pelo processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo da pesquisa é conhecer a contribuição da Didática na formação dos professores da rede pública de ensino. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória e qualitativa. Para o levantamento das opiniões utilizou-se um questionário com 08 questões subjetivas, semelhantes tanto para os professores como para os alunos. foi distribuído para 6 professores, os professores pesquisados eram das disciplinas de Ciências e Biologia. Sendo 02 professes de ensino fundamental licenciados da Escola Estadual Aldinar Gonlçaves de Carvalho, 02 professores de Ensino Médio, licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) - Campus Araguatins e 02 professores bacharéis do Ensino Superior também do IFTO - Campus Araguatins das disciplinas de biologia celular. No mesmo sentido realizamos também com 6 estudantes dos níveis acima mencionados das respectivas escolas, Escola Estadual Osvaldo Franco, IFTO - Campus Araguatins e Universidade Estadual do Tocantins. A partir da análise dos resultados, foi possível verificar que a maioria dos alunos demonstra grande preocupação com o cenário atual do ensino de rede pública, pois grande parte dos estudantes responderam com argumentos não satisfatórios, as metodologias utilizadas pelos professores, a falta de didática e planejamento das disciplinas, e a necessidade da utilização de formas dinâmicas. Os discentes de modo geral do ensino fundamental, médio e superior lamentam-se do uso excessivo de aulas expositivas rotineiras, não havendo aplicabilidade dos conteúdos teóricos, integração com os alunos, assim como, os métodos de avaliação empregados pelos professores. Como cita um dos estudantes entrevistados do ensino superior: "O bom professor deve observar as particularidades de seus alunos, pois cada um possui características diferentes, além disso, ele não deve somente trazer aulas expositivas, precisa valorizar seus alunos no que já conhecem". A forma de ensino relatada pelos entrevistados se assemelha a tendência pedagógica tradicional, em que não há preocupação com a aprendizagem do aluno, e os conteúdos impostos como verdade absoluta. Grande parte dos alunos preferem aulas práticas, criativas, que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica, interativa, valorizando o trabalho em equipe, onde o professor é visto como facilitador do conhecimento. Se assemelha a tendência pedagógica progressista libertadora, pois a metodologia da mesma é caracterizada pela participação de professor e aluno em que ambos atuam no processo de aprendizagem. Também foram entrevistados professores, no total foram seis, dois do ensino fundamental, licenciados em Ciências Biológicas, dois do ensino médio também da área da licenciatura em Ciências Biológicas, e dois do ensino superior bacharéis em Biologia, que atuam na docência. Quanto aos professores de ensino fundamental, médio e superior todos escolheram sua profissão por terem afinidade com a área especifica que atuam, como relata um dos professores: "sou um curioso, completamente apaixonado pela ciência que estuda a vida!". Boa parte dos professores relata ter boa afinidade com os alunos em sala de aula e isso facilita a aprendizagem dos estudantes, uma professora entrevistada cita: "um bom relacionamento com o aluno faz com que ele se interesse mais nos conteúdos". Quanto ao perfil dos alunos em sala de aula: Tanto os professores do ensino fundamental como os do médio argumentam que os alunos demonstram interesse e participam ativamente no processo do ensino-aprendizagem, já os professores do ensino superior relataram que os acadêmicos tem baixo desempenho, como cita um dos entrevistados: "No ensino médio os estudantes geralmente são cheios de energia e alguns super curiosos. Às vezes fica difícil controlar tanta energia. No superior, no entanto, me parecem jovens adultos frustrados, decepcionados e cansados da vida. Apesar de cursarem o mesmo curso que fiz, parecem não compartilhar do meu tesão pela Biologia. Sinto falta de gana/desejo por conhecimento neles. Às vezes me parecem uns mortos-vivos que só querem cumprir tabela e conseguir um diploma, e isso é frustrante''. Pode-se notar ao longo desse trabalho que a Didática apresenta grande importância no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma atuação mais ampla do professor em sala de aula. Observa-se ainda que muitas das metodologias aplicadas tendem a tendência tradicional na visão do aluno, e segundo Filho (2011), a linha tradicional também denominada como "conservadora" que surgiu ainda na idade média, com o crescimento da burguesia. Nesta tendência, o professor e dado como autoridade imprescindível, que impõe conteúdos procedentes de verdades indiscutíveis. Já os professores vêm sua atuação voltada para tendência progressista. E para Saviani (2010), as tendências progressistas são assim chamadas pela posição contra-hegemônico de tais princípios pedagógicos. Alguns professores do ensino superior citam ainda a questão de os alunos estarem desmotivados em sala de aula, dificultando assim o ensino-aprendizagem. Observa-se ainda que a boa relação entre professor e aluno facilita o processo de ensino-aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Didática. Prática docente. Formação. Competências REFERÊNCIAS