OS IMPACTOS DA INFORMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES DA UNATI DE NATAL/RN: UMA NOVA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO PARA O IDOSO.
"2018-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50397 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "OS IMPACTOS DA INFORMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES DA UNATI DE NATAL/RN: UMA NOVA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO PARA O IDOSO." "resumo" => "A inclusão da informática na educação para a pessoa idosa é uma proposta ofertada pela Universidade Aberta para a Terceira Idade (UnATI). Compreendendo a relevância da educação, da reinserção social e da inclusão digital no processo de aprendizagem, questionei “quais os impactos da informática na vida dos estudantes da UnATI de Natal/RN”. Para atender aos objetivos dessa pesquisa, fui a campo conhecer essa nova Proposta de Educação Permanente direcionada à terceira idade, daí, entender o papel da educação no processo de ressocialização do idoso a partir do ponto de vista dos atores que compõem o cenário; assinalar o impacto da informática no cotidiano dos sujeitos da pesquisa; os reflexos à saúde e à qualidade de vida desses sujeitos e quais os desafios enfrentados pelo idoso na inserção ao mundo digital. A pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino Superior Universidade Potiguar (UnP), Unidade Floriano Peixoto, em Natal/RN, por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 alunos, 1 professor do curso de informática, além da coordenadora do Programa, respeitando o momento das aulas bem como o espaço de educação. Para obtenção e transcrição das informações utilizei um roteiro de perguntas e um gravador. Referências teóricas como (CAMARANO, DEBERT e MARINHO) embasaram a pesquisa. Os resultados demonstraram que, além da UnATI, a inclusão digital constitui-se fator benéfico para o idoso, pois além de contribuir para a melhoria cognitiva, reflete na qualidade de vida, na saúde e, principalmente, na reinserção desse indivíduo ao meio social, rompendo com os estereótipos de uma sociedade excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "IDOSO, DIREITO À EDUCAÇÃO, UNATI, INCLUSÃO SOCIAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD4_SA12_ID1008_03112018202706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉCIA ALVES SOARES PONTES" "autor_nome_curto" => "LÉCIA" "autor_email" => "alveslecia@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50397 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "OS IMPACTOS DA INFORMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES DA UNATI DE NATAL/RN: UMA NOVA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO PARA O IDOSO." "resumo" => "A inclusão da informática na educação para a pessoa idosa é uma proposta ofertada pela Universidade Aberta para a Terceira Idade (UnATI). Compreendendo a relevância da educação, da reinserção social e da inclusão digital no processo de aprendizagem, questionei “quais os impactos da informática na vida dos estudantes da UnATI de Natal/RN”. Para atender aos objetivos dessa pesquisa, fui a campo conhecer essa nova Proposta de Educação Permanente direcionada à terceira idade, daí, entender o papel da educação no processo de ressocialização do idoso a partir do ponto de vista dos atores que compõem o cenário; assinalar o impacto da informática no cotidiano dos sujeitos da pesquisa; os reflexos à saúde e à qualidade de vida desses sujeitos e quais os desafios enfrentados pelo idoso na inserção ao mundo digital. A pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino Superior Universidade Potiguar (UnP), Unidade Floriano Peixoto, em Natal/RN, por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 alunos, 1 professor do curso de informática, além da coordenadora do Programa, respeitando o momento das aulas bem como o espaço de educação. Para obtenção e transcrição das informações utilizei um roteiro de perguntas e um gravador. Referências teóricas como (CAMARANO, DEBERT e MARINHO) embasaram a pesquisa. Os resultados demonstraram que, além da UnATI, a inclusão digital constitui-se fator benéfico para o idoso, pois além de contribuir para a melhoria cognitiva, reflete na qualidade de vida, na saúde e, principalmente, na reinserção desse indivíduo ao meio social, rompendo com os estereótipos de uma sociedade excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "IDOSO, DIREITO À EDUCAÇÃO, UNATI, INCLUSÃO SOCIAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD4_SA12_ID1008_03112018202706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉCIA ALVES SOARES PONTES" "autor_nome_curto" => "LÉCIA" "autor_email" => "alveslecia@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }