A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A PESSOA IDOSA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DIGITAL.
"2018-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50244 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A PESSOA IDOSA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DIGITAL." "resumo" => """ Nas últimas décadas, a educação à distância começou a estar mais presente nos interesses\r\n pedagógicos e, consequentemente, a fazer parte das intenções de possibilitar formas a de ensino mais\r\n abrangentes. Nesse contexto, os idosos, população que cresce a cada ano, aguçam a percepção para seu\r\n potencial de continuar e/ou recomeçar a vida acadêmica, tanto para aqueles que tenham como crença\r\n as possibilidades de ascensão quanto para os que, em algum momento, interromperam os estudos, seja\r\n em nível de graduação ou pós-graduação. Este trabalho objetiva Conhecer o contexto da Educação a\r\n distância no cenário de Educação Especial e Inclusiva para a pessoa idosa, além de apontar algumas\r\n abordagens sobre educação a distância e as peculiaridades dessa forma de ensino. Ademais, visa\r\n mostrar a Educação a Distância como metodologia de inclusão. Esse tipo de ensino vem trazendo\r\n novos rumos para aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar os cursos pretendidos, por\r\n falta de estrutura, oferta local, entre outros fatores que podem estar relacionados. Por isso, o olhar para\r\n o segmento idoso deve estar focado nas especificidades que possibilitem de fato a inclusão e a\r\n participação nessa modalidade de ensino. Como metodologia, usou-se a pesquisa bibliográfica e\r\n documental, apoiando-se em artigos e bases de dados. Na perspectiva do aluno idoso, são apresentadas\r\n algumas dificuldades, percebidas por eles como barreiras. Embora seja comum o uso da tecnologia no\r\n cotidiano das pessoas, para esse segmento da população, não é uma realidade muito frequente. O medo\r\n vem pelo desconhecido, pelo que surge como método diferente """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "EAD, VELHICE, INCLUSÃO DIGITAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA12_ID358_10082018095936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDE CORDEIRO PACHECO" "autor_nome_curto" => "IVANILDE" "autor_email" => "ivanilde.pacheco@ifma.edu" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50244 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A PESSOA IDOSA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DIGITAL." "resumo" => """ Nas últimas décadas, a educação à distância começou a estar mais presente nos interesses\r\n pedagógicos e, consequentemente, a fazer parte das intenções de possibilitar formas a de ensino mais\r\n abrangentes. Nesse contexto, os idosos, população que cresce a cada ano, aguçam a percepção para seu\r\n potencial de continuar e/ou recomeçar a vida acadêmica, tanto para aqueles que tenham como crença\r\n as possibilidades de ascensão quanto para os que, em algum momento, interromperam os estudos, seja\r\n em nível de graduação ou pós-graduação. Este trabalho objetiva Conhecer o contexto da Educação a\r\n distância no cenário de Educação Especial e Inclusiva para a pessoa idosa, além de apontar algumas\r\n abordagens sobre educação a distância e as peculiaridades dessa forma de ensino. Ademais, visa\r\n mostrar a Educação a Distância como metodologia de inclusão. Esse tipo de ensino vem trazendo\r\n novos rumos para aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar os cursos pretendidos, por\r\n falta de estrutura, oferta local, entre outros fatores que podem estar relacionados. Por isso, o olhar para\r\n o segmento idoso deve estar focado nas especificidades que possibilitem de fato a inclusão e a\r\n participação nessa modalidade de ensino. Como metodologia, usou-se a pesquisa bibliográfica e\r\n documental, apoiando-se em artigos e bases de dados. Na perspectiva do aluno idoso, são apresentadas\r\n algumas dificuldades, percebidas por eles como barreiras. Embora seja comum o uso da tecnologia no\r\n cotidiano das pessoas, para esse segmento da população, não é uma realidade muito frequente. O medo\r\n vem pelo desconhecido, pelo que surge como método diferente """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "EAD, VELHICE, INCLUSÃO DIGITAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA12_ID358_10082018095936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDE CORDEIRO PACHECO" "autor_nome_curto" => "IVANILDE" "autor_email" => "ivanilde.pacheco@ifma.edu" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }