SOARES, Monalisa Peixoto et al.. . Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50231>. Acesso em: 22/11/2024 10:24
A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudanças no âmbito pedagógico, relacional e na própria fase de desenvolvimento humano. Apesar das muitas pesquisas realizadas no tema, poucas estratégias de intervenção tem sido desenvolvidas com a finalidade de trazer uma forma de enfrentamento diante das problemáticas. Neste sentido, a pesquisa-ação surge como uma ferramenta capaz de responder à esta demanda. A partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, o objetivo foi avaliar se o mesmo pode facilitar a permanência dos estudantes à universidade. A pesquisa se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, utilizando as Oficinas de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semi-estruturadas para avaliação do grupo. Ocorreram seis oficinas com temas escolhidos pelos alunos e foram entrevistados 9 participantes. Neste artigo, há um enfoque na oficina de medos e ansiedade, trazendo a pesquisa-ação como um instrumento de intervenção eficaz para que os estudantes tenham um espaço de fala e elaboração das experiências. Tendo como objetivo discutir o impacto da pesquisa-ação através da oficina de criatividade para o diálogo a respeito de medos e ansiedades junto aos estudantes universitários, o presente artigo tem como justificativa fornecer embasamentos teóricos e práticos que contribuam para o avanço científico, bem como oferecer subsídios para implementação de estratégias de intervenção em outras universidades do Brasil. Foi possível observar a importância da pesquisa-ação e das Oficinas de Criatividade para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais e que é preciso ampliar os serviços da Psicologia para suprir as demandas desse público.