Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

“CALMA, TEM UMA SAÍDA”: TRABALHANDO MEDOS E ANSIEDADES EM UMA PESQUISA-AÇÃO COM UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS, INTERVENçãO, GRUPO DE APOIO Comunicação Oral (CO) PSICOLOGIA
0 of 0
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50231 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1003 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "“CALMA, TEM UMA SAÍDA”: TRABALHANDO MEDOS E ANSIEDADES EM UMA PESQUISA-AÇÃO COM UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudanças no âmbito pedagógico, relacional e na própria fase de desenvolvimento humano. Apesar das muitas pesquisas realizadas no tema, poucas estratégias de intervenção tem sido desenvolvidas com a finalidade de trazer uma forma de enfrentamento diante das problemáticas. Neste sentido, a pesquisa-ação surge como uma ferramenta capaz de responder à esta demanda. A partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, o objetivo foi avaliar se o mesmo pode facilitar a permanência dos estudantes à universidade. A pesquisa se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, utilizando as Oficinas de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semi-estruturadas para avaliação do grupo. Ocorreram seis oficinas com temas escolhidos pelos alunos e foram entrevistados 9 participantes. Neste artigo, há um enfoque na oficina de medos e ansiedade, trazendo a pesquisa-ação como um instrumento de intervenção eficaz para que os estudantes tenham um espaço de fala e elaboração das experiências. Tendo como objetivo discutir o impacto da pesquisa-ação através da oficina de criatividade para o diálogo a respeito de medos e ansiedades junto aos estudantes universitários, o presente artigo tem como justificativa fornecer embasamentos teóricos e práticos que contribuam para o avanço científico, bem como oferecer subsídios para implementação de estratégias de intervenção em outras universidades do Brasil. Foi possível observar a importância da pesquisa-ação e das Oficinas de Criatividade para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais e que é preciso ampliar os serviços da Psicologia para suprir as demandas desse público.A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudança" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PSICOLOGIA" "palavra_chave" => "ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS, INTERVENçãO, GRUPO DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA69_ID97_16092017000044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA PEIXOTO SOARES" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "psicomonalisa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50231 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1003 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "“CALMA, TEM UMA SAÍDA”: TRABALHANDO MEDOS E ANSIEDADES EM UMA PESQUISA-AÇÃO COM UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudanças no âmbito pedagógico, relacional e na própria fase de desenvolvimento humano. Apesar das muitas pesquisas realizadas no tema, poucas estratégias de intervenção tem sido desenvolvidas com a finalidade de trazer uma forma de enfrentamento diante das problemáticas. Neste sentido, a pesquisa-ação surge como uma ferramenta capaz de responder à esta demanda. A partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, o objetivo foi avaliar se o mesmo pode facilitar a permanência dos estudantes à universidade. A pesquisa se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, utilizando as Oficinas de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semi-estruturadas para avaliação do grupo. Ocorreram seis oficinas com temas escolhidos pelos alunos e foram entrevistados 9 participantes. Neste artigo, há um enfoque na oficina de medos e ansiedade, trazendo a pesquisa-ação como um instrumento de intervenção eficaz para que os estudantes tenham um espaço de fala e elaboração das experiências. Tendo como objetivo discutir o impacto da pesquisa-ação através da oficina de criatividade para o diálogo a respeito de medos e ansiedades junto aos estudantes universitários, o presente artigo tem como justificativa fornecer embasamentos teóricos e práticos que contribuam para o avanço científico, bem como oferecer subsídios para implementação de estratégias de intervenção em outras universidades do Brasil. Foi possível observar a importância da pesquisa-ação e das Oficinas de Criatividade para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais e que é preciso ampliar os serviços da Psicologia para suprir as demandas desse público.A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudança" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PSICOLOGIA" "palavra_chave" => "ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS, INTERVENçãO, GRUPO DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA69_ID97_16092017000044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA PEIXOTO SOARES" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "psicomonalisa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A vida universitária é marcada por desafios, presentes desde o início, no momento de transição do ensino médio para o superior, acarretando uma série de mudanças no âmbito pedagógico, relacional e na própria fase de desenvolvimento humano. Apesar das muitas pesquisas realizadas no tema, poucas estratégias de intervenção tem sido desenvolvidas com a finalidade de trazer uma forma de enfrentamento diante das problemáticas. Neste sentido, a pesquisa-ação surge como uma ferramenta capaz de responder à esta demanda. A partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, o objetivo foi avaliar se o mesmo pode facilitar a permanência dos estudantes à universidade. A pesquisa se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, utilizando as Oficinas de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semi-estruturadas para avaliação do grupo. Ocorreram seis oficinas com temas escolhidos pelos alunos e foram entrevistados 9 participantes. Neste artigo, há um enfoque na oficina de medos e ansiedade, trazendo a pesquisa-ação como um instrumento de intervenção eficaz para que os estudantes tenham um espaço de fala e elaboração das experiências. Tendo como objetivo discutir o impacto da pesquisa-ação através da oficina de criatividade para o diálogo a respeito de medos e ansiedades junto aos estudantes universitários, o presente artigo tem como justificativa fornecer embasamentos teóricos e práticos que contribuam para o avanço científico, bem como oferecer subsídios para implementação de estratégias de intervenção em outras universidades do Brasil. Foi possível observar a importância da pesquisa-ação e das Oficinas de Criatividade para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais e que é preciso ampliar os serviços da Psicologia para suprir as demandas desse público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.