Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: UMA CARTOGRAFIA DOCUMENTAL DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE “HISTÓRIA E ENSINO”

Palavra-chaves: PRÁTICAS DOCENTES, DOCÊNCIA SUPERIOR, PROFESSOR DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50081
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 176
    "inscrito_id" => 799
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: UMA CARTOGRAFIA DOCUMENTAL DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE “HISTÓRIA E ENSINO”"
    "resumo" => "Considerando-se a importância da prática docente universitária na formação de futuros professores, elencamos, como objeto de pesquisa, as práticas docentes dos professores da área de ensino dos cursos de História de uma IES pública cearense. A instituição escolhida como lócus investigativo foi a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade integrante da rede multicampi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ao ofertar o curso de História e, como sujeitos, os professores que atuam na área de “História e Ensino”. Nosso objetivo foi revelar aspectos relacionados às práticas docentes desses profissionais a partir da análise documental do Programa das Disciplinas, materializado nas apostilhas organizadas pelos docentes. Tomamos como parâmetro a oferta das disciplinas referentes ao semestre 2016.1. A metodologia da investigação recorreu à abordagem qualitativa, associada à cartografia, com ênfase na análise documental e bibliográfica. A perspectiva cartográfica constituiu-se em um norteador metodológico, nos auxiliando a pensar o percurso de pesquisa. O referencial básico teve como fundamento os escritos de Masetto (1998), Pimenta e Anastaciou (2002); Veiga (2009); Leitinho (2008); Franco (2009); Barros e Kastrup (2015); Passos e Barros (2015), dentre outros. A análise qualitativa nos documentos selecionados nos permitiu conhecer aspectos relacionados à metodologia de trabalho, aos conteúdos selecionados, à bibliografia utilizada e às formas de avaliação por parte dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE. Nesse sentido, acreditamos que o Programa da Disciplina ultrapassa o sentido de documento institucional, servindo de elemento norteador para o trabalho formativo do professor com foco na aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, DOCÊNCIA SUPERIOR, PROFESSOR DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID799_29082017174938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TERLA SANTOS"
    "autor_email" => "terlasilvacs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50081
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 176
    "inscrito_id" => 799
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: UMA CARTOGRAFIA DOCUMENTAL DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE “HISTÓRIA E ENSINO”"
    "resumo" => "Considerando-se a importância da prática docente universitária na formação de futuros professores, elencamos, como objeto de pesquisa, as práticas docentes dos professores da área de ensino dos cursos de História de uma IES pública cearense. A instituição escolhida como lócus investigativo foi a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade integrante da rede multicampi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ao ofertar o curso de História e, como sujeitos, os professores que atuam na área de “História e Ensino”. Nosso objetivo foi revelar aspectos relacionados às práticas docentes desses profissionais a partir da análise documental do Programa das Disciplinas, materializado nas apostilhas organizadas pelos docentes. Tomamos como parâmetro a oferta das disciplinas referentes ao semestre 2016.1. A metodologia da investigação recorreu à abordagem qualitativa, associada à cartografia, com ênfase na análise documental e bibliográfica. A perspectiva cartográfica constituiu-se em um norteador metodológico, nos auxiliando a pensar o percurso de pesquisa. O referencial básico teve como fundamento os escritos de Masetto (1998), Pimenta e Anastaciou (2002); Veiga (2009); Leitinho (2008); Franco (2009); Barros e Kastrup (2015); Passos e Barros (2015), dentre outros. A análise qualitativa nos documentos selecionados nos permitiu conhecer aspectos relacionados à metodologia de trabalho, aos conteúdos selecionados, à bibliografia utilizada e às formas de avaliação por parte dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE. Nesse sentido, acreditamos que o Programa da Disciplina ultrapassa o sentido de documento institucional, servindo de elemento norteador para o trabalho formativo do professor com foco na aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, DOCÊNCIA SUPERIOR, PROFESSOR DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID799_29082017174938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TERLA SANTOS"
    "autor_email" => "terlasilvacs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Considerando-se a importância da prática docente universitária na formação de futuros professores, elencamos, como objeto de pesquisa, as práticas docentes dos professores da área de ensino dos cursos de História de uma IES pública cearense. A instituição escolhida como lócus investigativo foi a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade integrante da rede multicampi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ao ofertar o curso de História e, como sujeitos, os professores que atuam na área de “História e Ensino”. Nosso objetivo foi revelar aspectos relacionados às práticas docentes desses profissionais a partir da análise documental do Programa das Disciplinas, materializado nas apostilhas organizadas pelos docentes. Tomamos como parâmetro a oferta das disciplinas referentes ao semestre 2016.1. A metodologia da investigação recorreu à abordagem qualitativa, associada à cartografia, com ênfase na análise documental e bibliográfica. A perspectiva cartográfica constituiu-se em um norteador metodológico, nos auxiliando a pensar o percurso de pesquisa. O referencial básico teve como fundamento os escritos de Masetto (1998), Pimenta e Anastaciou (2002); Veiga (2009); Leitinho (2008); Franco (2009); Barros e Kastrup (2015); Passos e Barros (2015), dentre outros. A análise qualitativa nos documentos selecionados nos permitiu conhecer aspectos relacionados à metodologia de trabalho, aos conteúdos selecionados, à bibliografia utilizada e às formas de avaliação por parte dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE. Nesse sentido, acreditamos que o Programa da Disciplina ultrapassa o sentido de documento institucional, servindo de elemento norteador para o trabalho formativo do professor com foco na aprendizagem dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.