Considerando-se a importância da prática docente universitária na formação de futuros professores, elencamos, como objeto de pesquisa, as práticas docentes dos professores da área de ensino dos cursos de História de uma IES pública cearense. A instituição escolhida como lócus investigativo foi a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade integrante da rede multicampi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ao ofertar o curso de História e, como sujeitos, os professores que atuam na área de “História e Ensino”. Nosso objetivo foi revelar aspectos relacionados às práticas docentes desses profissionais a partir da análise documental do Programa das Disciplinas, materializado nas apostilhas organizadas pelos docentes. Tomamos como parâmetro a oferta das disciplinas referentes ao semestre 2016.1. A metodologia da investigação recorreu à abordagem qualitativa, associada à cartografia, com ênfase na análise documental e bibliográfica. A perspectiva cartográfica constituiu-se em um norteador metodológico, nos auxiliando a pensar o percurso de pesquisa. O referencial básico teve como fundamento os escritos de Masetto (1998), Pimenta e Anastaciou (2002); Veiga (2009); Leitinho (2008); Franco (2009); Barros e Kastrup (2015); Passos e Barros (2015), dentre outros. A análise qualitativa nos documentos selecionados nos permitiu conhecer aspectos relacionados à metodologia de trabalho, aos conteúdos selecionados, à bibliografia utilizada e às formas de avaliação por parte dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE. Nesse sentido, acreditamos que o Programa da Disciplina ultrapassa o sentido de documento institucional, servindo de elemento norteador para o trabalho formativo do professor com foco na aprendizagem dos discentes.