Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES, MANGUEZAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50050
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 2008
    "titulo" => "PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL"
    "resumo" => "Os manguezais são ecossistemas costeiros de grande importância ambiental, social e econômica, porém estes ambientes são vistos pela maioria das pessoas como um lugar inóspito a vida e sem qualquer importância, e por conta disso acaba sendo explorado de maneira depredatória. Uma das causas desse problema é a diferença de percepções por diferentes conjuntos sociais acerca da função e importância dos ecossistemas existentes em nosso planeta. Portanto, projetar ações que contribuam para a criação de uma nova percepção é fundamental para a preservação do meio ambiente e uma das ferramentas para que ocorra essa conscientização é a aplicação da educação ambiental em contextos não escolares. A despeito disto, o objetivo neste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do projeto Estudos de técnicas de inteligência computacional utilizadas como recurso tecnológico no monitoramento do ecossistema manguezal para preservação ambiental e planejamento energético da microrregião Bragantina (TECOPAM) antes e após o primeiro contato com o ecossistema manguezal utilizando como recurso a educação ambiental em contextos não escolares. Foi criado um roteiro para servir como guia de consulta para que os alunos associassem a literatura estudada com o que seria observado em campo. Os alunos juntamente com a orientadora realizaram uma visita a área de manguezal que fica localizada em São João de Pirabas com o intuito de observar as características do ambiente. Após o reconhecimento da área, foi realizada uma entrevista em forma de roda de conversa. De acordo com a percepção dos alunos, a literatura não define completamente as características e a dinâmica do ecossistema de manguezal. Em relação a flora, os alunos conseguiram visualizar as características de cada gênero de mangue presente na área de estudo. Anteriormente a visita, os alunos acreditavam que cada espécie vegetal se encontrava em uma zona diferente da outra, porém, perceberam que as espécies estavam misturadas, com diferença de predominância nas zonas observadas. Também pôde-se perceber uma biodiversidade maior que a esperada.Através deste trabalho, foi possível perceber na prática que a educação ambiental em contextos não escolares e o contato com a natureza são ferramentas muito eficientes na construção de novos saberes e percepções, pois a visita ao manguezal possibilitou aos alunos um contato direto com o ambiente, gerando assim a agregação de novos conhecimentos e a construção de novas percepções acerca do ecossistema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES, MANGUEZAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID2008_15092017115804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA IVANA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissaivana500@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50050
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 2008
    "titulo" => "PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL"
    "resumo" => "Os manguezais são ecossistemas costeiros de grande importância ambiental, social e econômica, porém estes ambientes são vistos pela maioria das pessoas como um lugar inóspito a vida e sem qualquer importância, e por conta disso acaba sendo explorado de maneira depredatória. Uma das causas desse problema é a diferença de percepções por diferentes conjuntos sociais acerca da função e importância dos ecossistemas existentes em nosso planeta. Portanto, projetar ações que contribuam para a criação de uma nova percepção é fundamental para a preservação do meio ambiente e uma das ferramentas para que ocorra essa conscientização é a aplicação da educação ambiental em contextos não escolares. A despeito disto, o objetivo neste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do projeto Estudos de técnicas de inteligência computacional utilizadas como recurso tecnológico no monitoramento do ecossistema manguezal para preservação ambiental e planejamento energético da microrregião Bragantina (TECOPAM) antes e após o primeiro contato com o ecossistema manguezal utilizando como recurso a educação ambiental em contextos não escolares. Foi criado um roteiro para servir como guia de consulta para que os alunos associassem a literatura estudada com o que seria observado em campo. Os alunos juntamente com a orientadora realizaram uma visita a área de manguezal que fica localizada em São João de Pirabas com o intuito de observar as características do ambiente. Após o reconhecimento da área, foi realizada uma entrevista em forma de roda de conversa. De acordo com a percepção dos alunos, a literatura não define completamente as características e a dinâmica do ecossistema de manguezal. Em relação a flora, os alunos conseguiram visualizar as características de cada gênero de mangue presente na área de estudo. Anteriormente a visita, os alunos acreditavam que cada espécie vegetal se encontrava em uma zona diferente da outra, porém, perceberam que as espécies estavam misturadas, com diferença de predominância nas zonas observadas. Também pôde-se perceber uma biodiversidade maior que a esperada.Através deste trabalho, foi possível perceber na prática que a educação ambiental em contextos não escolares e o contato com a natureza são ferramentas muito eficientes na construção de novos saberes e percepções, pois a visita ao manguezal possibilitou aos alunos um contato direto com o ambiente, gerando assim a agregação de novos conhecimentos e a construção de novas percepções acerca do ecossistema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES, MANGUEZAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID2008_15092017115804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA IVANA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissaivana500@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Os manguezais são ecossistemas costeiros de grande importância ambiental, social e econômica, porém estes ambientes são vistos pela maioria das pessoas como um lugar inóspito a vida e sem qualquer importância, e por conta disso acaba sendo explorado de maneira depredatória. Uma das causas desse problema é a diferença de percepções por diferentes conjuntos sociais acerca da função e importância dos ecossistemas existentes em nosso planeta. Portanto, projetar ações que contribuam para a criação de uma nova percepção é fundamental para a preservação do meio ambiente e uma das ferramentas para que ocorra essa conscientização é a aplicação da educação ambiental em contextos não escolares. A despeito disto, o objetivo neste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do projeto Estudos de técnicas de inteligência computacional utilizadas como recurso tecnológico no monitoramento do ecossistema manguezal para preservação ambiental e planejamento energético da microrregião Bragantina (TECOPAM) antes e após o primeiro contato com o ecossistema manguezal utilizando como recurso a educação ambiental em contextos não escolares. Foi criado um roteiro para servir como guia de consulta para que os alunos associassem a literatura estudada com o que seria observado em campo. Os alunos juntamente com a orientadora realizaram uma visita a área de manguezal que fica localizada em São João de Pirabas com o intuito de observar as características do ambiente. Após o reconhecimento da área, foi realizada uma entrevista em forma de roda de conversa. De acordo com a percepção dos alunos, a literatura não define completamente as características e a dinâmica do ecossistema de manguezal. Em relação a flora, os alunos conseguiram visualizar as características de cada gênero de mangue presente na área de estudo. Anteriormente a visita, os alunos acreditavam que cada espécie vegetal se encontrava em uma zona diferente da outra, porém, perceberam que as espécies estavam misturadas, com diferença de predominância nas zonas observadas. Também pôde-se perceber uma biodiversidade maior que a esperada.Através deste trabalho, foi possível perceber na prática que a educação ambiental em contextos não escolares e o contato com a natureza são ferramentas muito eficientes na construção de novos saberes e percepções, pois a visita ao manguezal possibilitou aos alunos um contato direto com o ambiente, gerando assim a agregação de novos conhecimentos e a construção de novas percepções acerca do ecossistema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.