Este trabalho tem como objetivo mostrar como o uso de jogos contribui para desenvolvimento do conhecimento matemático, demonstrando como esse recurso pode ser relevante para a construção do conhecimento, como escolher o tipo de jogo mais adequado para o uso em sala de aula e como o professor deve proceder para obter sucesso com o uso desse método. Das diversas formas de aprendizagem, que fazem uso de métodos e técnicas que contribuem para o ensino-aprendizagem, considerada muito produtiva, a utilização de jogos é um recurso didático empregado como contribuinte do conhecimento matemático. A atividade lúdica é como um grande laboratório onde se prática experiências que proporcionam a criação de um conhecimento dinamizado, uma atividade que é responsável por auxiliar a criança ou adolescente a desenvolver o seu raciocínio lógico, sendo um grande incentivador do pensar e se questionar, além de influenciar a interação social, quando os alunos estão em conjunto buscando solucionar os problemas do jogo que é trabalhado, atingindo o objetivo do mesmo. A pesquisa busca mostrar através de pesquisadores que estudam o método de ensino matemático aplicado em sala, fazendo uma verificação dessas teorias firmando como conteúdo a potenciação e radiciação em uma turma de 6º ano (sexto ano) da rede pública de ensino, na Escola de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadania, localizada na cidade de Redonda – Icapuí (CE) e conseguir explorar a significação do emprego do material lúdico para favorecer o ensino da disciplina de matemática, especificamente. E depois, apresentaremos como escolher o jogo mais adequado e aplica-lo em sala de aula, da forma correta. A aplicação do jogo em sala de aula obteve bons resultados, os alunos mostraram interesse e maior domínio sobre conteúdo após a aplicação do jogo.