Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O MODELO DE ATIVIDADE DE VIDA APLICADO PARA A OBTENÇÃO DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE UMA PUÉRPERA

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: A gravidez é um período de intensas mudanças, sejam elas físicas, fisiológicas e emocionais. Após o parto, inicia-se o puerpério, uma fase que também se caracteriza por modificações locais e sistêmicas na mulher até que ela volte ao estado anterior à gestação. Em todas essas fases é necessário que a mulher e a criança recebam a assistência adequada, por meio de profissionais que identifiquem as necessidades e prestem a assistência adequada em vista da manutenção, recuperação e promoção da saúde e do bem-estar. O modelo de Atividade de Vida de Roper, Logan e Tierney é utilizado para a obtenção das informações, na interação com o cliente e a família, no sentido de identificar o cotidiano destes e seus problemas reais e potenciais. Pode ser aplicado a várias situações, como a gravidez e o puerpério, que podem afetar o indivíduo e a forma pela qual ele desenvolve as atividades de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade prática que consistiu em uma entrevista a uma puérpera para analisar aspectos acerca de suas características e necessidades, identificando as atividades de vida segundo o Modelo de Roper, Logan e Tierney e usando o padrão NANDA-I para obtenção dos diagnósticos de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que consiste em uma visita feita a puérperas em um hospital público de Fortaleza-CE. Foi realizada uma entrevista por meio de perguntas referentes aos aspectos da vida da puérpera que envolvem família, ambiente, comunicação, alimentação, utilizando o Modelo de Atividade de Vida de Roper-Logan-Tierney. Posteriormente, foi utilizado o North American Nursing Diagnosis Association para realização dos diagnósticos de enfermagem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A observação da puérpera e do RN e a aplicação do Modelo de atividade de vida resultou na elaboração da síntese do histórico familiar e do levantamento de diagnósticos segundo o padrão NANDA-I de acordo com cada atividade. CONCLUSÃO: O modelo de atividade de vida constitui-se como uma ferramenta de grande utilidade para a aplicação da assistência de enfermagem, uma vez que através dele é possível identificar as necessidades e as deficiências que acometem a cliente, para a partir disso fazer o levantamento de diagnósticos e elaborar um planejamento de cuidados afim de manter, promover ou recuperar a saúde da família. Participar de uma atividade como essa logo no início da jornada acadêmica implica em causar em nós uma reflexão sobre nosso próprio papel na sociedade. Hoje, alunos, mas um dia futuros profissionais promotores do cuidado, profissionais formados dentro de um pensamento crítico e que buscam exercer seu papel com segurança e qualidade

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