Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PIBID, ESCOLA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50189
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora.  Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PIBID, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID85_13092017221959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA OLIVEIR"
    "autor_email" => "jessicadearaujooliveira@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50189
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora.  Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PIBID, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID85_13092017221959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA OLIVEIR"
    "autor_email" => "jessicadearaujooliveira@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora. Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.