Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE LEITURA Comunicação Oral (CO) LETRAS / LINGUÍSTICA
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      tem papel essencial na formação leitora dos cidadãos. No entanto, no ambiente escolar, o professor de\r\n
      Língua Portuguesa acaba sendo o único responsável pelo ensino de leitura, como se a prática da leitura\r\n
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      Literatura Infantojuvenil, na Universidade Estadual do Ceará, a idealizar um projeto de leitura que\r\n
      envolvesse profissionais de diferentes disciplinas. Tomamos como esteio para esse trabalho os estudos\r\n
      sobre a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, de Ramos (2010); os trabalhos de\r\n
      Einsner (2010), que nos ensinam a respeito da estética de criação, princípios e práticas de arte\r\n
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      diversas esferas comunicativas (BAZERMAN, 2005). Neste trabalho, portanto, relatamos como se deu\r\n
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      alteradas de acordo com a realidade e necessidade dos professores e alunos envolvidos no projeto.\r\n
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A leitura é um dos elementos fundamentais para interagirmos em sociedade, pois ela organiza, através de textos orais, escritos, imagéticos, gestuais, etc. as relações interpessoais. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na formação leitora dos cidadãos. No entanto, no ambiente escolar, o professor de Língua Portuguesa acaba sendo o único responsável pelo ensino de leitura, como se a prática da leitura fosse responsabilidade apenas desse docente. Essa problemática conduziu-nos, na disciplina de Literatura Infantojuvenil, na Universidade Estadual do Ceará, a idealizar um projeto de leitura que envolvesse profissionais de diferentes disciplinas. Tomamos como esteio para esse trabalho os estudos sobre a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, de Ramos (2010); os trabalhos de Einsner (2010), que nos ensinam a respeito da estética de criação, princípios e práticas de arte sequencial; e entendendo os gêneros textuais como organizadores das relações sociais nas mais diversas esferas comunicativas (BAZERMAN, 2005). Neste trabalho, portanto, relatamos como se deu a idealização desse projeto, voltado para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A princípio, planejamos a leitura de sete obras da literatura brasileira e suas respectivas adaptações para HQs, que só poderão ser alteradas de acordo com a realidade e necessidade dos professores e alunos envolvidos no projeto. Essas obras foram escolhidas, obrigatoriamente, por terem adaptações em quadrinhos; por serem obras fundamentais da Literatura nacional, abarcando as principais escolas literárias. Através dessa empreitada, esperamos desmistificar a concepção do professor de língua materna como único agente de ensino de leitura, já que esta atividade perpassa todas as atividades em todas as áreas do conhecimento.

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