A leitura é um dos elementos fundamentais para interagirmos em sociedade, pois ela organiza, através
de textos orais, escritos, imagéticos, gestuais, etc. as relações interpessoais. Nesse contexto, a escola
tem papel essencial na formação leitora dos cidadãos. No entanto, no ambiente escolar, o professor de
Língua Portuguesa acaba sendo o único responsável pelo ensino de leitura, como se a prática da leitura
fosse responsabilidade apenas desse docente. Essa problemática conduziu-nos, na disciplina de
Literatura Infantojuvenil, na Universidade Estadual do Ceará, a idealizar um projeto de leitura que
envolvesse profissionais de diferentes disciplinas. Tomamos como esteio para esse trabalho os estudos
sobre a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, de Ramos (2010); os trabalhos de
Einsner (2010), que nos ensinam a respeito da estética de criação, princípios e práticas de arte
sequencial; e entendendo os gêneros textuais como organizadores das relações sociais nas mais
diversas esferas comunicativas (BAZERMAN, 2005). Neste trabalho, portanto, relatamos como se deu
a idealização desse projeto, voltado para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A princípio, planejamos a
leitura de sete obras da literatura brasileira e suas respectivas adaptações para HQs, que só poderão ser
alteradas de acordo com a realidade e necessidade dos professores e alunos envolvidos no projeto.
Essas obras foram escolhidas, obrigatoriamente, por terem adaptações em quadrinhos; por serem obras
fundamentais da Literatura nacional, abarcando as principais escolas literárias. Através dessa
empreitada, esperamos desmistificar a concepção do professor de língua materna como único agente
de ensino de leitura, já que esta atividade perpassa todas as atividades em todas as áreas do
conhecimento.