Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

GINCANA SEMIOLÓGICA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MONITORIA NO CURSO DE ENFERMAGEM.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO NA SAÚDE, ENFERMAGEM Pôster (PO) ENFERMAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49864
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "GINCANA SEMIOLÓGICA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MONITORIA NO CURSO DE ENFERMAGEM."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A monitoria no ensino superior é uma importante atividade complementar utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois aproxima o discente com a realidade docente, aprimora suas práticas pedagógicas e auxilia na aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. A semiologia em enfermagem é uma disciplina considerada a base da prática clínica, seu ensino é fundamental e requer domínio de anatomia, fisiologia, histologia e principalmente patologia. Considerando que o ensino de semiologia durante atividades de monitoria requer o uso de recursos que favoreçam o processo de aprendizagem e facilitem a compreensão dos discentes em relação ao conteúdo o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de um plano de aulas com metodologias ativas para monitoria de semiologia no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência durante o mês de julho de 2017 no módulo de Sistema Hematopoiético do 1° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O planejamento foi realizado pelos monitores do módulo mediante a orientação da professora coordenadora e de pesquisas na literatura acerca do tema, sendo denominado de “Gincana do Sistema Hematopoiético”. Para realização das aulas em forma de Gincana, a sala foi dividida em equipes. A primeira fase da aula abordaria a teoria e, ao final de cada apresentação, se iniciava a gincana a partir de perguntas de Verdadeiro ou Falso. As respostas seriam enunciadas através de plaquinhas e a cada acerto as equipes acumulariam pontos.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diferentes formas de ensino vêm sendo incorporadas no curso de Enfermagem nos últimos anos como a problematização de casos clínicos, a inserção dos acadêmicos em campos de prática além de outros métodos ativos de ensino onde o aluno passa a ser o protagonista de sua aprendizagem. Os jogos são uma das formas de associar a teoria com a prática lúdica e atrativa. Neste caso, a realização de atividades de monitoria fundamentadas em dinâmicas foi muito produtiva e obteve bons resultados. O fato de ser uma competição e por ter um prêmio motivou os acadêmicos a participarem das aulas e estudarem em casa. CONCLUSÃO: A monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao acadêmico, pois além de desenvolver habilidade docentes pode estar revendo conteúdo importantes. Além disso é importante associar a monitoria a pesquisa e extensão visto que o meio acadêmico é o local ideal para a construção de novos conhecimentos, sendo necessário a produção de evidências científicas que possam ser replicadas com outros temas e em outros módulos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO NA SAÚDE, ENFERMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA13_ID926_11092017141410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALINE MOREIRA XIMENES "
    "autor_nome_curto" => "ALINE XIMENES"
    "autor_email" => "aline.ximenes11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49864
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "GINCANA SEMIOLÓGICA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MONITORIA NO CURSO DE ENFERMAGEM."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A monitoria no ensino superior é uma importante atividade complementar utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois aproxima o discente com a realidade docente, aprimora suas práticas pedagógicas e auxilia na aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. A semiologia em enfermagem é uma disciplina considerada a base da prática clínica, seu ensino é fundamental e requer domínio de anatomia, fisiologia, histologia e principalmente patologia. Considerando que o ensino de semiologia durante atividades de monitoria requer o uso de recursos que favoreçam o processo de aprendizagem e facilitem a compreensão dos discentes em relação ao conteúdo o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de um plano de aulas com metodologias ativas para monitoria de semiologia no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência durante o mês de julho de 2017 no módulo de Sistema Hematopoiético do 1° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O planejamento foi realizado pelos monitores do módulo mediante a orientação da professora coordenadora e de pesquisas na literatura acerca do tema, sendo denominado de “Gincana do Sistema Hematopoiético”. Para realização das aulas em forma de Gincana, a sala foi dividida em equipes. A primeira fase da aula abordaria a teoria e, ao final de cada apresentação, se iniciava a gincana a partir de perguntas de Verdadeiro ou Falso. As respostas seriam enunciadas através de plaquinhas e a cada acerto as equipes acumulariam pontos.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diferentes formas de ensino vêm sendo incorporadas no curso de Enfermagem nos últimos anos como a problematização de casos clínicos, a inserção dos acadêmicos em campos de prática além de outros métodos ativos de ensino onde o aluno passa a ser o protagonista de sua aprendizagem. Os jogos são uma das formas de associar a teoria com a prática lúdica e atrativa. Neste caso, a realização de atividades de monitoria fundamentadas em dinâmicas foi muito produtiva e obteve bons resultados. O fato de ser uma competição e por ter um prêmio motivou os acadêmicos a participarem das aulas e estudarem em casa. CONCLUSÃO: A monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao acadêmico, pois além de desenvolver habilidade docentes pode estar revendo conteúdo importantes. Além disso é importante associar a monitoria a pesquisa e extensão visto que o meio acadêmico é o local ideal para a construção de novos conhecimentos, sendo necessário a produção de evidências científicas que possam ser replicadas com outros temas e em outros módulos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENFERMAGEM"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO NA SAÚDE, ENFERMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA13_ID926_11092017141410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALINE MOREIRA XIMENES "
    "autor_nome_curto" => "ALINE XIMENES"
    "autor_email" => "aline.ximenes11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria no ensino superior é uma importante atividade complementar utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois aproxima o discente com a realidade docente, aprimora suas práticas pedagógicas e auxilia na aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. A semiologia em enfermagem é uma disciplina considerada a base da prática clínica, seu ensino é fundamental e requer domínio de anatomia, fisiologia, histologia e principalmente patologia. Considerando que o ensino de semiologia durante atividades de monitoria requer o uso de recursos que favoreçam o processo de aprendizagem e facilitem a compreensão dos discentes em relação ao conteúdo o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de um plano de aulas com metodologias ativas para monitoria de semiologia no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência durante o mês de julho de 2017 no módulo de Sistema Hematopoiético do 1° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O planejamento foi realizado pelos monitores do módulo mediante a orientação da professora coordenadora e de pesquisas na literatura acerca do tema, sendo denominado de “Gincana do Sistema Hematopoiético”. Para realização das aulas em forma de Gincana, a sala foi dividida em equipes. A primeira fase da aula abordaria a teoria e, ao final de cada apresentação, se iniciava a gincana a partir de perguntas de Verdadeiro ou Falso. As respostas seriam enunciadas através de plaquinhas e a cada acerto as equipes acumulariam pontos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diferentes formas de ensino vêm sendo incorporadas no curso de Enfermagem nos últimos anos como a problematização de casos clínicos, a inserção dos acadêmicos em campos de prática além de outros métodos ativos de ensino onde o aluno passa a ser o protagonista de sua aprendizagem. Os jogos são uma das formas de associar a teoria com a prática lúdica e atrativa. Neste caso, a realização de atividades de monitoria fundamentadas em dinâmicas foi muito produtiva e obteve bons resultados. O fato de ser uma competição e por ter um prêmio motivou os acadêmicos a participarem das aulas e estudarem em casa. CONCLUSÃO: A monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao acadêmico, pois além de desenvolver habilidade docentes pode estar revendo conteúdo importantes. Além disso é importante associar a monitoria a pesquisa e extensão visto que o meio acadêmico é o local ideal para a construção de novos conhecimentos, sendo necessário a produção de evidências científicas que possam ser replicadas com outros temas e em outros módulos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.