Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA Comunicação Oral (CO) MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49849
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 595
    "inscrito_id" => 902
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA"
    "resumo" => "Atualmente as tecnologias vêm sendo utilizadas para diversas finalidades, tornando-se uma necessidade em diversos setores. Entretanto, ainda há uma barreira entre o avanço tecnológico e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas. A integração de ferramentas digitais no sistema educacional vem sendo defendida por diversos autores, apesar disso, a maioria dos docentes ainda não usufrui destes recursos, pois se sentem inseguros e despreparados.  A narrativa explicita as percepções sobre um curso de formação continuada para professores de Matemática e Física da Educação Básica, denominado “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de recursos tecnológicos”, que teve como objetivo a popularização da utilização de computadores e tablets como apoio pedagógico. Esta ação ocorreu uma vez, a cada mês, na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, totalizando 40 horas de formação, finalizado em 2016.  Nos encontros, foram problematizadas e exploradas atividades desenvolvidas com o auxílio de aplicativos e softwares físicos e matemáticos. As discussões, destes momentos, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os participantes ainda responderam a questionários sobre suas experiências com o uso de tecnologias educacionais. Estes foram constantemente instigados a experienciar as atividades desenvolvidas no curso com seus alunos, sendo que algumas destas práticas nas escolas foram acompanhadas pelo grupo de pesquisa. A metodologia de cunho qualitativa pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os professores se sentiram mais seguros na utilização das ferramentas digitais; relataram que as aulas se tornaram mais dinâmicas através destas, e que trouxeram significativa melhoria para o ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA38_ID902_13092017154320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIZA BETANIA HALMENSCHLAGER"
    "autor_nome_curto" => "RAIZA "
    "autor_email" => "raiza.betania@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49849
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 595
    "inscrito_id" => 902
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA"
    "resumo" => "Atualmente as tecnologias vêm sendo utilizadas para diversas finalidades, tornando-se uma necessidade em diversos setores. Entretanto, ainda há uma barreira entre o avanço tecnológico e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas. A integração de ferramentas digitais no sistema educacional vem sendo defendida por diversos autores, apesar disso, a maioria dos docentes ainda não usufrui destes recursos, pois se sentem inseguros e despreparados.  A narrativa explicita as percepções sobre um curso de formação continuada para professores de Matemática e Física da Educação Básica, denominado “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de recursos tecnológicos”, que teve como objetivo a popularização da utilização de computadores e tablets como apoio pedagógico. Esta ação ocorreu uma vez, a cada mês, na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, totalizando 40 horas de formação, finalizado em 2016.  Nos encontros, foram problematizadas e exploradas atividades desenvolvidas com o auxílio de aplicativos e softwares físicos e matemáticos. As discussões, destes momentos, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os participantes ainda responderam a questionários sobre suas experiências com o uso de tecnologias educacionais. Estes foram constantemente instigados a experienciar as atividades desenvolvidas no curso com seus alunos, sendo que algumas destas práticas nas escolas foram acompanhadas pelo grupo de pesquisa. A metodologia de cunho qualitativa pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os professores se sentiram mais seguros na utilização das ferramentas digitais; relataram que as aulas se tornaram mais dinâmicas através destas, e que trouxeram significativa melhoria para o ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA38_ID902_13092017154320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIZA BETANIA HALMENSCHLAGER"
    "autor_nome_curto" => "RAIZA "
    "autor_email" => "raiza.betania@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Atualmente as tecnologias vêm sendo utilizadas para diversas finalidades, tornando-se uma necessidade em diversos setores. Entretanto, ainda há uma barreira entre o avanço tecnológico e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas. A integração de ferramentas digitais no sistema educacional vem sendo defendida por diversos autores, apesar disso, a maioria dos docentes ainda não usufrui destes recursos, pois se sentem inseguros e despreparados. A narrativa explicita as percepções sobre um curso de formação continuada para professores de Matemática e Física da Educação Básica, denominado “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de recursos tecnológicos”, que teve como objetivo a popularização da utilização de computadores e tablets como apoio pedagógico. Esta ação ocorreu uma vez, a cada mês, na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, totalizando 40 horas de formação, finalizado em 2016. Nos encontros, foram problematizadas e exploradas atividades desenvolvidas com o auxílio de aplicativos e softwares físicos e matemáticos. As discussões, destes momentos, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os participantes ainda responderam a questionários sobre suas experiências com o uso de tecnologias educacionais. Estes foram constantemente instigados a experienciar as atividades desenvolvidas no curso com seus alunos, sendo que algumas destas práticas nas escolas foram acompanhadas pelo grupo de pesquisa. A metodologia de cunho qualitativa pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os professores se sentiram mais seguros na utilização das ferramentas digitais; relataram que as aulas se tornaram mais dinâmicas através destas, e que trouxeram significativa melhoria para o ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.