Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, DIÁRIO DE BORDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49741
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 1585
    "titulo" => "DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, DIÁRIO DE BORDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1585_12092017155700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MÁGILA FARIAS CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MÁGILA FARIAS"
    "autor_email" => "magilafarias@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49741
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 1585
    "titulo" => "DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, DIÁRIO DE BORDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1585_12092017155700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MÁGILA FARIAS CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MÁGILA FARIAS"
    "autor_email" => "magilafarias@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

RESUMO O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.