DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49741 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 1585 "titulo" => "DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => """ RESUMO \r\n O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, DIÁRIO DE BORDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1585_12092017155700.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁGILA FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "MÁGILA FARIAS" "autor_email" => "magilafarias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49741 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 1585 "titulo" => "DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => """ RESUMO \r\n O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, DIÁRIO DE BORDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1585_12092017155700.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁGILA FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "MÁGILA FARIAS" "autor_email" => "magilafarias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }