Para a elaboração dos materiais didáticos de um curso ou disciplina, muitas variáveis precisam ser observadas para que este material seja de qualidade e consiga ter bons resultados para a construção do conhecimento dos alunos que irão utilizá-los. Para isso, é necessário observar o que se quer repassar, os conhecimentos prévios dos alunos, uma boa infraestrutura e uma equipe preparada para a criação e atualização destas ferramentas. Importante comentar que a elaboração de um material didático para a modalidade a distância difere em vários pontos de um material para a educação convencional, presencial, por isso a relevância deste tema. O objetivo deste trabalho é apresentar os diversos tipos de materiais didáticos e as formas de elaboração e utilização, bem como a adequação dos mesmos para a modalidade a distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual se abordou conceitos considerados importantes para a análise e compreensão das informações obtidas tais como, teoria de conhecimento, princípios sobre dialogicidade para a correta elaboração de materiais didáticos em EaD, a evolução desses materiais na educação a distância e os recursos didáticos específicos para este tipo de ensino, como as videoaulas, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a equipe necessária para sua elaboração. O principal resultado obtido foi o de se poder dispor com o estudo, de um conjunto de princípios permitindo uma avaliação mais aprofundada sobre o que se deve considerar à luz da teoria para se desenvolver materiais de qualidade para a modalidade de ensino a distância