: Esse trabalho é resultado de uma série de análises e reflexões sobre as experiências adquiridas na prática docente dos bolsistas dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, realizado na escola estadual de ensino médio Governador Adauto Bezerra na cidade de Juazeiro do Norte- CE, para alunos dos 1°, 2° e 3° anos com faixa etária entre quinze a dezenove anos. A proposta desse trabalho é relatar, discutir, analisar e levantar hipóteses sobre o processo de aquisição da linguagem musical por parte dos estudantes da escola pública, as variáveis que estão presentes nesse processo e o papel do docente na construção da aprendizagem dos instrumentos musicais, sobretudo o violão, procurando mostrar porque é um instrumento tão cobiçado pelos jovens; a flauta doce, que mesmo sendo considerada um instrumento para crianças ainda desperta neles, algum tipo de interesse; e o canto coral, prática pouco comum na vida das pessoas da cidade. O trabalho procura também, destacar as dificuldades encontradas para a busca de novas metodologias que suprissem as lacunas oriundas de outros setores, principalmente a falta de recursos, a fim de conseguir realizar atividades com bons êxitos, além de trazer as contribuições de um modo geral entre todos os envolvidos por meio da arte, neste caso com a música, na busca incessante do enriquecimento cultural e social dos jovens diante as mais diversas culturas existentes, ressaltando as perspectivas dos bolsistas em relação ao programa e às oportunidades que ele oferece, assim como as expectativas dos alunos durante o semestre para a obtenção de conhecimentos musicais. Para isso lançaremos mão de alguns teóricos que procuraram abordar essa temática e formular teorizações a respeito desse processo, dentre eles pode-se destacar Schulman, Dalcroze, Swanwick e Snyders.