Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AVALIAÇÃO COMO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM NO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente artigo objetiva refletir acerca da avaliação da aprendizagem no âmbito educacional, enquanto mediadora das práticas docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo este, um tema pertinente no contexto escolar, devido às práticas avaliativas vigente de caráter homogêneo e excludente, tornando-se inerente muitas vezes, apenas para obtenção de nota e sobre tudo, a classificação e consequentemente a rotulação do educando, resultando na punição. Dessa maneira, procuramos desmistificar as práticas de exames/provas que são erroneamente utilizados como se fossem avaliações. Assim, buscamos especificar que os testes escolares em si não são uma avaliação da aprendizagem no sentido de proporcionar a mediação o ensino-aprendizagem mas, pelo contrário, são utilizados na tentativa de medir o conhecimento adquirido pelos educandos e expressar os resultados de forma quantitativa, como se fossem verdades absolutas. Desse modo torna-se viável uma discussão para refletir sobres as práticas avaliativas como subsidiária no processo de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos pesquisas bibliográficas e uma entrevista estruturada, contendo cinco questões, assim sendo, foram analisadas três destas, a qual consideramos relevante para a discussão. A entrevista foi realizada com uma professora em formação, atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, tivemos como luz os estudos de alguns autores como: Luckesi (1997), Hoffmann (2001) Meireles (2012), Vasconcellos (1995) entre outros autores que abordam a mesma temática e em leis que que buscam orientar a prática avaliativa, como a Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diante deste trabalho, faz-se inevitavelmente refletir a avaliação da aprendizagem assumindo uma função acolhedora, diagnóstica que necessita de uma tomada de decisão para determinar como atuar sobre o que está sendo avaliado, a fim de promover o desenvolvimento de ensino-aprendizagem do educando, como também promover a reflexão da prática docente, pois compreendemos a avaliação tal como um ato indissociável da ação pedagógica

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