Este trabalho de pesquisa é resultado de uma reflexão das discussões teóricas desenvolvidas no decorrer da disciplina de Literatura Infantil ofertada como optativa, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ao longo da disciplina tratamos dos conceitos e dispositivos da literatura em todos os âmbitos do desenvolvimento da formação humana e estética da criança ao adulto, da mesma maneira que no despertar do senso crítico sobre o ensino desta temática na educação básica. O objetivo deste texto é analisar a relevância dos processos históricos e formativos que envolvem as possíveis origens dos contos de fadas, bem como a importância da literatura infantil para o desenvolvimento humano. Para tanto, realizamos uma abordagem de cunho qualitativo, e por tratar-se de um estudo inicial sobre a temática, nos apoiamos na pesquisa bibliográfica. Utilizamos como técnica de coleta de dados a observação e registro, buscando identificar a significância das modificações dos contos de fadas ao longo dos anos. O lócus da pesquisa foi em uma sala de aula na universidade, no ano de 2017, porém no semestre de 2016.2, na turma da manhã que continha aproximadamente 40 licenciandos. A fundamentação teórica deste estudo consiste em autores como Ariès (1981), Azevedo (2001), Cademartori (2010), Sisto (2007) e Abramovich (1983; 1997), dentre outros. Por fim, concluímos que a literatura infantil é de suma importância para o desenvolvimento dos indivíduos, no entanto devemos ter a compreensão de que as narrativas literárias, sejam elas orais ou escritas, são produtos da cultura humana e formam sujeitos.