Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FORMA DE HORIZONTALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, DECENTRALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49419
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 788
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FORMA DE HORIZONTALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "A Gestão Democrática compreendida como o espaço de participação da comunidade, descentralização do corpo administrativo escolar e autonomia vem sendo enfatizada gradativamente nas Políticas Educacionais do país, desde meados dos anos 90. Neste sentido, este texto foi idealizado a partir de reflexões provenientes da disciplina Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especificamente, pretendemos elaborar um conhecimento científico mediante investigações e apreciação crítica do conceito de Gestão Escolar como um modelo de atuação democrático. Diante disso, objetivamos compreender como se dá o processo de tentativa de democratização da gestão educacional, as dificuldades que a mesma enfrenta e as implicações que emergem da atuação dos setores administrativos e pedagógicos dos espaços educativos. O sujeito deste estudo foi um gestor da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, a fim de visualizar os sentidos e significados atribuídos pelo entrevistado durante a pesquisa. Utilizamos enquanto técnica para coleta de dados a entrevista do tipo estruturada. O aporte teórico se deu a partir de autores como Castro (2007), Lück (2009), dentre outros. Face ao exposto, passamos a compreender como se torna a cada ciclo um desafio atenuante para uma gestão pedagógica exercer em sua atividade, medidas que viabilizem um processo de inclusão e democratização. O processo educacional, e aqui destacamos a gestão como ponto fundamental neste desenvolvimento, deve ser baseado para além dos interesses, planos e metas estabelecidos de maneira vertical muitas vezes impostas nas instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, DECENTRALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID17_15092017173214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELE BRITO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELE"
    "autor_email" => "mdanibritoo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49419
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 788
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FORMA DE HORIZONTALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "A Gestão Democrática compreendida como o espaço de participação da comunidade, descentralização do corpo administrativo escolar e autonomia vem sendo enfatizada gradativamente nas Políticas Educacionais do país, desde meados dos anos 90. Neste sentido, este texto foi idealizado a partir de reflexões provenientes da disciplina Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especificamente, pretendemos elaborar um conhecimento científico mediante investigações e apreciação crítica do conceito de Gestão Escolar como um modelo de atuação democrático. Diante disso, objetivamos compreender como se dá o processo de tentativa de democratização da gestão educacional, as dificuldades que a mesma enfrenta e as implicações que emergem da atuação dos setores administrativos e pedagógicos dos espaços educativos. O sujeito deste estudo foi um gestor da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, a fim de visualizar os sentidos e significados atribuídos pelo entrevistado durante a pesquisa. Utilizamos enquanto técnica para coleta de dados a entrevista do tipo estruturada. O aporte teórico se deu a partir de autores como Castro (2007), Lück (2009), dentre outros. Face ao exposto, passamos a compreender como se torna a cada ciclo um desafio atenuante para uma gestão pedagógica exercer em sua atividade, medidas que viabilizem um processo de inclusão e democratização. O processo educacional, e aqui destacamos a gestão como ponto fundamental neste desenvolvimento, deve ser baseado para além dos interesses, planos e metas estabelecidos de maneira vertical muitas vezes impostas nas instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, DECENTRALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID17_15092017173214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELE BRITO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DANIELE"
    "autor_email" => "mdanibritoo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A Gestão Democrática compreendida como o espaço de participação da comunidade, descentralização do corpo administrativo escolar e autonomia vem sendo enfatizada gradativamente nas Políticas Educacionais do país, desde meados dos anos 90. Neste sentido, este texto foi idealizado a partir de reflexões provenientes da disciplina Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especificamente, pretendemos elaborar um conhecimento científico mediante investigações e apreciação crítica do conceito de Gestão Escolar como um modelo de atuação democrático. Diante disso, objetivamos compreender como se dá o processo de tentativa de democratização da gestão educacional, as dificuldades que a mesma enfrenta e as implicações que emergem da atuação dos setores administrativos e pedagógicos dos espaços educativos. O sujeito deste estudo foi um gestor da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, a fim de visualizar os sentidos e significados atribuídos pelo entrevistado durante a pesquisa. Utilizamos enquanto técnica para coleta de dados a entrevista do tipo estruturada. O aporte teórico se deu a partir de autores como Castro (2007), Lück (2009), dentre outros. Face ao exposto, passamos a compreender como se torna a cada ciclo um desafio atenuante para uma gestão pedagógica exercer em sua atividade, medidas que viabilizem um processo de inclusão e democratização. O processo educacional, e aqui destacamos a gestão como ponto fundamental neste desenvolvimento, deve ser baseado para além dos interesses, planos e metas estabelecidos de maneira vertical muitas vezes impostas nas instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.